Com nenhum poder, vem grandes responsabilidades; Not Exactly a Hero review

not exactly a hero

Já te aconteceu de estar assistindo a filme de super-heróis, e parar para pensar como um cidadão comum lida com tudo aquilo? Como deve ser a vida sem poderes em uma sociedade como aquela? Quem são as pessoas que ajudam os heróis nos bastidores? Se a resposta foi SIM, Not Exactly a Hero é a visual novel que você precisa conhecer.

O que é?

Not exactly a hero é um jogo de super-herói e aventura, que se propõem a te levar de forma diferente, nada de combates, aqui estamos em uma visual novel focada em relações interpessoais. Produzida por Buff Studios, esse jogo mobile está disponível de forma gratuita para IOS e Android, com possibilidade de microtransações in game.

not exactly a hero

Aqui encarnamos Riley, um agente substituto que trabalha para ajudar as atividades cotidianas dos super heróis. Sem poderes, sentar atrás de uma tela e acompanhar a ação de longe pode parecer um trabalho tedioso ou até sem importância, mas o jogo faz um bom trabalho em deixar claro que até as ações mais pequenas podem ter grandes consequências. Se você decide ir pelo caminho mal humorado, seus aliados notarão sua má vontade e suas respostas serão diferentes, assim como respostas positivas deixarão seus colegas mais abertos a diálogos.

Seria a comunicação um poder?

E como o coadjuvante dos heróis (e nosso protagonista) pode ter tanto peso na história? Simples, o jogo trás profundidade para cada personagem, tornando os relacionamentos entre eles complexos. Profundidade de personagem não deveria ser um elemento básicos de todo jogo, mas muitas vezes os estúdios deixam a desejar, tornando aspectos que na vida real seriam relevantes em ações triviais. Aqui temos a oportunidade de ver complexos de personagens, relações anteriores em suas vidas em forma de flashback, e nada de forma gratuita, esses elementos narrativos irão influenciar sua história.
not exactly a hero

Bons relacionamentos no trabalho, e na vida

É uma visual novel, focada no relacionamento de personagens e tomada de decisão, então há muito texto para ser lido. Os diálogos de Riley aparecem em bege, outros personagens aparecem em marrom mais escuro, e as ações aparecem em vermelho, e há o MTP. MTP irá influenciar a dinâmica de relacionamento de Riley com outros personagens, e pode levar a consequências drásticas para todos, a única forma de consegui-lo é interagindo com aqueles a sua volta, de maneira correta. Isso inclui todos, seus chefes, seus parceiros de trabalho, o moço da barraca de comida, todos os laços importam, até sua relação com você mesmo, e seus assuntos não resolvidos.

Com pre$$a?

Além do MTP, você precisa ficar de olho em seus tickets, o jogo lhe fornece 10 a princípio, mas algumas decisões custam tickets, é possível comprar tickets para desbloquear logo ações in game. O jogo também conta com uma área de conquistas, onde é possível ver o nome da missão, personagens envolvidos e checkpoints, útil para saber se desbloqueou tudo em cada área.
Outro acerto do jogo é o visual, bem colorido e com artes bonitas e até imagens dos cenários em que o confronto acontece. Os efeitos sonoros ok, no ponto para dar a tensão correta quando necessário.

O veredito

Not Exactly a Hero é uma visual novel que te cativa em sua simplicidade, por mais que sua jogabilidade seja simples, a história te mantém preso, tanto pelo carisma de seus protagonistas quanto com os plots twist e atos heróicos na sua vida de não herói. Uma pena não termos o super poder da riqueza para comprar tickets e avançar na história de forma mais eficiente.

Notas:

Gráficos: 3,5/5

Jogabilidade: 4/5

Diversão: 4/5

Som: 3/5

Narrativa: 4/5

Geral: 3,75/5