Captain Tsubasa: Rise of New Champions! Seja o Super campeão!

Captain Tsubasa

Futebol, um esporte que, mesmo sendo conhecido e jogado por anos, encanta ao mundo até hoje, sendo considerado o esporte mais popular do mundo. Cada um tem sua história com o futebol, seja conhecendo e praticando ele quando mais jovem com os seus amigos, torcendo com a sua família pelo time do coração, ou até mesmo se você não for um enorme fã do esporte, a chama do futebol está acesa em cada um de nós, seja ela grande ou pequena.

Mas com certeza, mesmo cada um de nós tendo sua história particular com o futebol, há uma história que até hoje encanta e mostra como esse esporte é divertido, uma história que foi responsável por até mesmo interessar e introduzir muitos a conhecer o futebol, a história de Capitão Tsubasa!

Captain Tsubasa (Que também ficou conhecido por aqui como Super Campeões) conta a história de Tsubasa Ozora, um jovem prodígio em sua grande jornada no futebol, conhecendo amigos e rivais, se superando, e muito mais. Captain Tsubasa é uma das histórias mais icônicas dos animes e mangás de esporte, não só por ser uma história clássica, mas também por todo o seu impacto, não sendo exagero afirmar que o mangá de Yoichi Takahashi literalmente impactou e mudou o cenário do futebol japonês, popularizando o esporte no país e também inspirando vários jovens que anos depois se tornaram jogadores profissionais!

Também vale notar que a história é um enorme sucesso também fora do Japão, como na Europa, Ásia, e na América Latina, também servindo de influência para que crianças do mundo se interessassem pelo futebol.

Visto tamanha importância de Captain Tsubasa, não é difícil de imaginar que a história atravessou gerações, possuindo ao todo 4 adaptações em Anime, sendo o mais recente o produzido pela David Production, que também é conhecida por seu trabalho no Anime Jojo’s Bizarre Adventure.

Mas além da nova adaptação, outro produto da série foi lançado, o jogo Captain Tsubasa: Rise Of New Champions, que além de procurar trazer toda a emoção e ação da TV e das páginas preto e branco aos Games, vem com uma história nova e inédita na série.

Mas como é essa nova história? E o jogo em si?

Venha descobrir isso hoje mesmo! Na nossa análise de Captain Tsubasa: Rise of New champions!

Narrativa

Tsubasa x Hyuuga

A narrativa de Captain Tsubasa: Rise of New Champions não começa pelo início do Anime e Mangá, então vou dar uma introdução básica só para contexto.

Como afirmado anteriormente, Captain Tsubasa conta a história de Tsubasa Ozora, um garoto que desde que desde sempre tem uma enorme paixão pelo futebol, sempre andando por aí com a sua melhor amiga, a bola, que a acompanha em todo lugar onde ele vai, até mesmo no dia de mudança de sua família para Shizuoka no Japão. Ao chegar na nova casa, não demora muito para Tsubasa decidir passear pela região, sendo que nesse passeio, ele vê em uma quadra ao ar livre, percebendo uma discussão que estava acontecendo nela, entre diversos esportistas do colégio Nakatsu e Genzo Wakabayashi, talentoso goleiro capitão do Shutetsu, escola rival da Nankatsu, que decidiu ficar com a quadra da escola rival, aceitando sair apenas se eles conseguissem marcar um gol, algo que todos na quadra não conseguem devido o talento de Wakabayashi.

Ao presenciar as habilidades do goleiro, que venceu o desafio entre ele e os outros alunos, Tsubasa se vê encantado em poder enfrentar alguém tão incrível quanto Genzo, e então, com seu novo amigo Ishizaki, ele desafia o goleiro, começando assim a rivalidade que mudaria a vida deles para sempre.

E então, é assim que a história de Captain Tsubasa começa, e claro, eu poderia falar mais sobre como essa história continua, sobre outros personagens importantes e muito mais, mas não só não quero contar aqui para não dar Spoilers caso alguém não tenha visto ainda, como eu recomendo que você veja! É possível ver o Anime dublado no Cartoon Network, no Amazon Prime Video, e mais recentemente até mesmo na Crunchyroll! Então, se esse início te interessou, eu altamente recomendo que você vá atrás e se divirta!

Mas então, finalmente podemos falar da narrativa do jogo, ou melhor, “das” narrativas!

O jogo possui duas campanhas sendo elas o Episódio Tsubasa, e o Episódio Novo herói. No episódio Tsubasa, você acompanha a narrativa a partir do segundo arco da história, na busca do time Nankatsu de vencer o seu tricampeonato, enfrentando novos e antigos rivais, sendo o mais desafiador deles Kojiro Hyuga, capitão da Toho que está determinado a vencer a Nankatsu e o Tsubasa de uma vez por todas.

Essa história é a mesma do Anime e Mangá de Capitão Tsubasa, seguindo de forma fiel diversas e emocionantes cenas e momentos da história, seguindo todo o arco até o fim dele, como no anime recente, mas diferente dele, não há um prólogo referente ao seguinte capítulo da jornada, porque algo mais acontece.

O Episódio Novo Herói é sequência direta do episódio Tsubasa, e conta uma história inteiramente nova. Diferente de como estava planejado e de como acontece na história original, o Campeonato Juvenil Internacional da França é cancelado, mas no lugar dele surge outro campeonato, o Desafio Mundial Juvenil, que irá acontecer nos Estados Unidos em 2 meses. Visto a mudança repentina e a data próxima, para selecionar e preparar os jovens jogadores que irão representar o Japão, é anunciado um novo campeonato, a Liga do Herói Juvenil, que reunirá muitos dos times que participaram do campeonato anterior.

Ambos os capítulos, por mais que tenham em si elementos em comum, possuem diferenças devido à diferença de foco.

Acredito que o maior destaque aqui seja o Capítulo Novo Herói, não só porque ele conta uma nova história, mas também porque ela se encaixa muito bem no universo da história original, além de conter diversas referências e detalhes que condizem com os eventos futuros da história.

No geral, a narrativa do jogo consegue se apresentar bem, e acaba sendo interessante para fãs de longa data ou não.

Jogabilidade 

Jogo

A jogabilidade de Captain Taubasa Rise of new champions pode até parecer semelhante a outros jogos de futebol do mercado, mas não se engane, pois ele traz várias diferenças.

No jogo, você controla um personagem dos integrantes do time durante o jogo (exceto o goleiro, sendo possível controlar ele somente quando o mesmo está com a bola) sendo seu objetivo fazer um gol caso seu time tenha a bola, e se não, roubar a bola do time adversário e impedi-lo de fazer o gol, podendo passar a bola entre os jogadores, dar investidas e divididas para pegar a bola do adversário e tudo mais.

Até aqui nós temos oque é de se esperar de um jogo de futebol, mas o destaque está nas várias habilidades dos jogadores.

Assim como no Anime e Mangá, vários dos jogadores principais possuem técnicas únicas que consomem o medidor de garra do personagem, e elas fazem uma grande diferença, já que possuem diversos efeitos bem poderosos, como por exemplo os chutes especiais que podem fazer curvas ou atravessar a defesa, e os dribles, que também consomem o medidor de garra, e quando executados em sequência dependendo de quem está com a bola, garante benefícios temporários ao jogador, além de outras técnicas que auxiliam na defesa como no roubo de bola.

Além das habilidades específicas de cada jogador, há também outras mecânicas únicas, como os chutes e passes combinados, as disputas de bola, que é quando dois jogadores de times diferentes disputam pela posse da mesma, e também as diversas formações diferentes que os times podem formar durante a partida. Mas, uma das mecânicas mais diferentes, e ainda sim bem importantes é o medidor de Zona-V, que é preenchido conforme suas ações no jogo, e quando cheia pode ser consumida ou para que o goleiro utilize uma habilidade para defender a bola, ou para ativar a Zona-V do time, que dá um grande aumento nas habilidades do time por tempo limitado, sendo perfeito para virar o jogo em uma situação difícil, ou impedir um gol decisivo.

O resultado de todas essas mecânicas em conjuntos tornam o jogo bem dinâmico e agitado, fazendo as partidas verdadeiros duelos entre os times.

Trilha sonora

Misaki

A trilha sonora de Captain Tsubasa Rise Of new champions é um pouco diferente da dos Animes, mas ainda sim consegue manter bem o clima e atmosfera das partidas e do jogo, com bons temas instrumentais, e que até mudam conforme as partidas, como quando você usa a Zona-V para virar o jogo, por exemplo.

Em suma, ela cumpre bem o seu papel, tanto nas partidas, como fora delas.

Visual

Chute do Tigre

O visual de Captain Tsubasa Rise of New Champions segue um estilo bem similar ao que vemos em outros jogos baseados em Animes, ou seja, se utilizando do Cel Shading, os personagens não são necessariamente muito detalhados e realistas mas possuem uma coloração e sombreamento que remetem às animações japonesas, o’que cai muito bem com o título, e os cenários e quadras também recebem um bom cuidado, sendo eles bem diversos, e falando neles, é possível até mesmo alterar o horário do jogo, assim dando um pouco mais de opções.

O maior destaque aqui com certeza são as animações das habilidades dos jogadores, que são estilosas, rápidas, coloridas, expressivas e muito bem animadas, e o mesmo pode ser dito das Cutscenes que são desbloqueáveis no Episódio Tsubasa (que aqui são chamadas de Dramatic Action Demo, ou DAD).

Outro detalhe bem chamativo do jogo é que há cenas em Anime completamente novas, que foram animadas pela David Production, no mesmo estilo do anime mais recente, sendo bem familiar a quem já o assistiu, e sendo uma adição bem legal.

Positivos VS Negativos

Captain Tsubasa: Rise of New

Bom, um dos problemas que acabaram me desagradando um pouco foram os Bugs, que quando surgiam atrapalhavam a experiência, ou geravam estranheza.

Um outro ponto que é mais específico, mas que ainda sim me chamou a atenção é a tradução. O jogo está disponível completamente em Português, e isso é ótimo, mas algumas vezes é perceptível que o texto diverge da fala do personagem, às vezes incluindo falas não ditas, e às vezes até mesmo mudando o sentido de algumas palavras, não que seja um enorme problema, mas uma pessoa mais exigente pode se incomodar com esse detalhe.

Outro ponto que pode incomodar alguns jogadores é em relação ao modo Jornada, que, por mais que esteja cumprindo bem seu papel em contar a história dos episódios, possui muitas cenas, sendo que algumas delas ocorrem até mesmo durante a partida, podendo quebrar um pouco o ritmo dessas partidas se você não se interessar muito pela história do jogo.

Em relação ao Episódio Novo herói, é possível durante a campanha, fazer amizade com os outros personagens, mas para conseguir fazer isso, é necessário gastar seus pontos de jogo, que são obtidos ao cumprir desafios dentro do jogo, para adquirir pacotes de cartas, o’que pode vir a desagradar jogadores que não gostam deste tipo de sistema, ou que não querem ter muita dificuldade para conseguir a carta do seu personagem favorito.

A jogabilidade em si é boa e divertida, porém ela pode se mostrar um pouco confusa a primeira vista, mesmo que após um certo tempo você se acostume com os comandos e como jogar, sendo possível que essa primeira impressão possa desagradar alguns jogadores.

Por fim, um último ponto que quero falar é em relação aos DADs. Como afirmado anteriormente, é possível desbloquear diversas cenas animadas durante o Episódio Tsubasa, que são referências aos acontecimentos da história original, mas um ponto que pode ser incômodo, é que boa parte delas dependem de ações do time adversário, e como ele é controlado pela CPU, as vezes pode ser difícil desbloquear essas cenas, e além disso, só é possível descobrir o requisito para desbloqueá-las após a partida, o’que não ajuda muito quem quiser desbloquear todas sem precisar jogar o episódio novamente.

Outros Destaques

Captain Tsubasa: Rise of New

No jogo, é possível criar e editar o seu time customizável, podendo escolher personagens de diversos times diferentes, e até mesmo uniformes diferentes.

O jogo possui DLCs de personagens, sendo eles não só do Japão, mas também dos diversos outros países que estão participando da história.

Conclusão

Captain Tsubasa: Rise of New

Captain Tsubasa: Rise Of The New Champions é um título bem único e interessante, sendo com certeza um jogo de futebol bem diferente do que estamos acostumados.

Para quem é fã da série, seja de longa data ou não, eu recomendo, é um título que consegue agradar bem quem conhece e adora essa história, apresentando pacote de conteúdo bem interessante ao todo. Mas, não é difícil de imaginar que alguém que não tenha contato com o Anime ou Mangá possa estranhar a primeira vista, o’que é compreensível, mas acredito que, se a possibilidade de jogar um jogo de futebol diferente lhe chamar a atenção, vale a pena dar uma checada, e caso se interesse pela história de Tsubasa Ozora, o anime mais recente é uma ótima pedida!

NOTA

Gráficos: 3,5 / 5

Jogabilidade: 3,5 / 5

Diversão: 4 / 5

Som: 3 / 5

Narrativa: 4 / 5

Geral: 3,6 / 5