Bethesda – De heróis à vilões e então a piada.

Hoje em dia no meio dos games, seja em notícias, memes, ou qualquer grupo de games a empresa Bethesda é tratada como uma piada constante. Uma empresa considerada tão patética e baixa que ela virou o cavalo a ser chutado em todo e qualquer meio. Suas ações recentes são tão catastróficas que ela deixou qualquer seriedade e credibilidade que tinha em prol de ser a piada dos chamados jogos ‘AAA’.

Origens

A empresa, porém, não começou desta forma. Fundada em 1986 por Christopher Weaver e sua divisão de jogos em 2001 mesmo tendo desenvolvido games como ‘The Elder Scrolls’ previamente. Bethesda, nos anos consecutivos, expandiu cada vez mais sua divisão de jogos até que esta tornou-se sua segunda maior divisão. Apenas superada pela sua própria distribuidora, que utiliza para distribuir seus próprios jogos e diversos outros.

Porém, apesar de ter diversos jogos, alguns até com sucesso moderado como The Elder Scrolls: Daggerfall e Oblivion não foi até a aquisição da franquia Fallout e do lançamento de sua própria interação da franquia, Fallout 3, que a empresa foi impulsionada ao grande público e grandes mercados.

Fallout 3

Com Fallout 3 a empresa fez uma enorme aposta. Mudou completamente a jogabilidade da franquia Fallout. De um jogo de estratégia em terceira pessoa, completamente isométrico e com algumas localidades especificas para um FPS (First Person Shooter) de ação, com mundo aberto e, acima de tudo, completamente em 3D, um jogo dessa proporção e abrangência narrativa nunca tinha apresentado naqueles formatos anteriormente. Fallout 3 foi recebido com uma chuva de elogios e notas altíssimas.

Notas de Fallout 3 em 2008

Tais notas não foram por acaso, o nível de detalhes e liberdade de Fallout 3 era algo extremamente incomum, se não único na época, sua história interativa não tinha nenhum equivalente no mundo 3D e sua variedade em combate também, adaptando da engine usada em oblivion, foi um trabalho enorme e pouco visto anteriormente. E então. Veio New Vegas.

Fallout 2 e sua jogabilidade em terceira pessoa, isométrica e de turnos
Jogabilidade inovadora de Fallout 3 (Para a época)

Controvérsia New Vegas

Desenvolvido pela Obsidian, a desenvolvedora original da série Fallout (1 e 2), New Vegas foi lançado em 2010 para PC, PS3 e Xbox360. Distribuído pela Bethesda o jogo teve, no lançamento, um desempenho abaixo de Fallout 3.

Fallout New Vegas não se tornou um clássico instantâneo nem recebeu a chuva de elogios da crítica profissional que Fallout 3 recebeu, sua nota do público, apesar de mais alta, também não atingiu patamares altos.

Porém, o desenvolvimento de New Vegas teve diversas controvérsias que vieram a luz após seu lançamento. O prazo fornecido pela Bethesda para que a Obsidian produzisse, completasse e entregasse o jogo foi de pouco mais de um ano (Um prazo absurdamente curto para a produção de um jogo nessa escala). Durante sua produção a Bethesda interferiu diversas vezes, fez diversas exigências e, ao lançamento do game se recusou a pagar um bônus de dinheiro prometido a Obsidian por causa de uma única cláusula que atrelava o bônus de pagamento as pontuações da crítica. Pontuações que Fallout New vegas ficou apenas alguns pontos atrás.

O jogo foi lançado com diversos problemas técnicos, bugs e grande parte de seu conteúdo planejado teve de ser cortado antes do lançamento final. E, apesar disso, com todos os problemas, com o benefício de se poder olhar para trás e comparar os jogos com uma outra perspective. Fallout New Vegas é melhor do que Fallout 3 em quase todos os aspectos.

Seus temas, personagens, escolhas morais, jogabilidade, narrativa e até menos bugs e conflitos de programas. F.NV pode ser jogado sem grandes problemas em um computador moderno com Windows 10 enquanto F.3 precisa de diversos patches e ainda mods de terceiros para funcionar adequadamente.

Fallout New Vegas pegou a engine problemática e bugada de Fallout 3 e a melhorou. Suas jogabilidade era melhor em quase todos os aspectos, até mesmo sua dificuldade era real, enquanto Fallout 3 os inimigos dificilmente oferecem grandes desafios , até em dificuldades mais altas, em New Vegas Existiam desafios reais para o jogador.

Apesar de todos esses elementos, a empresa Bethesda Continuou a crescer no mercado de jogos. Expandindo mais e com mais promessas. Se tornando até um padrão da Industria para jogos de mundo aberto.

Herois

Elder Scrolls: Skyrim

Existem poucos jogos que foram tão influentes, tão vendidos e tão bem vistos quanto Skyrim. Por si só Skyrim marcou uma era, apesar de seus bugs e defeitos a narrativa épica, as enormes possibilidades de exploração, o cenário maravilhoso, a variação de armas e armaduras.

Skyrim construiu uma era de jogos e definiu o gênero de RPG por anos. Até os dias de hoje o jogo ainda recebe remasters para diferentes plataformas e tem uma playerbase gigantesca. É inegável a influência absoluta que Skyrim teve sobre o mundo dos jogos, até mesmo nos dias de hoje.

Skyrim foi um sucesso tão avassalador que a franquia ‘The Elder Scrolls’ derrubou a franquia ‘Fallout’ como carro chefe da empresa. Skyrim cultivou uma grande onda de novos fãs, criou diversos memes e comunidades e, até a data desta publicação, tem uma comunidade de mods ativa.

Skyrim teve alguns problemas técnicos em sua estréia, diversos bugs que nunca foram corrigidos, porém, seu fenômeno e comunidade foram tão grandes que as pessoas escolheram ignorar os problemas e focar nas qualidades.

Fallout 4

Após o lançamento de Skyrim o mundo dos jogos chamados AAA começaram a mudar drasticamente, desde 2010 as companhias e empresas grandes de desenvolvimento de jogos começaram a puxar mais e mais por economias dentro de jogos. As chamadas micro transações. Mas o fenômeno começou a pegar fôlego a partir de 2011 e 2012

Houve um movimento crescente dentro de toda a indústria mainstream de jogos pela aceitação e implementação de diversas formas de monetização cada vez mais insidiosas e predatórias. De jogos free a jogos pagos, diversos jogos começaram a implementar mais e mais métodos de monetização cada vez mais predatória dentro dos jogos. Porém. O lançamento de Fallout 4 gerou um alívio nos fãs. Fallout 4, até aquele momento, não continha nenhuma forma de micro transação.

Fallout 4 recebeu elogios dos críticos e críticas pesadas dos fãs da série Fallout, o jogo fez diversas mudanças na lore sem grandes explicações, além de usar facções rasas e escolhas morais fracas a história e narrativa do jogo são os pontos de maior crítica entre os fãs. Porem sua jogabilidade era fluida e divertida e, com o lançamento da ferramenta de modders o jogo conseguiu um desempenho positivo.

Porém, a este ponto, era mais claro o descaso técnico da Bethesda com seus jogos, os bugs de Fallout 4 eram evidentes, quests que não funcionavam corretamente, NPCs que não ativavam o que deveriam e até falas desaparecidas eram eventos comuns. Crashes aconteciam constantemente nas primeiras semanas de jogos.

Ainda assim, era comum entre fãs dos jogos dizer coisas como “Sim, a Bethesda tem diversos problemas técnicos, mas pelo menos eles não agem de forma gananciosa e exploram sua fanbase igual a EA (Eletronic Arts) faz.”

O que…. Na época, era verdade…

Mods

É impossível falar de Bethesda sem comentar sobre sua comunidade de mods, esta tem uma das maiores, se não a maior, comunidade de modders ativos, pessoas que, em seu tempo livre, fazem modificações diversas para os jogos. Tais modders são parte fundamental da comunidade em volta de jogos como Skyrim e Fallout e, em muitos casos, essenciais para uma experiência melhor.

Mod que introduz a armadura de Darth Vader a Fallout 4

Mods são extremamente diversos, abrangem quase todas as áreas possíveis, mods eróticos e pornográficos, mods de melhoria de bugs, mods que melhoram os visuais, que alteram fundamentalmente o jogo, que criam novas quests e áreas completamente e até mods de zoeira. A comunidade é extremamente ampla, diversa e ativa. Principalmente para os jogos Fallout: New Vegas, Skyrim e Fallout 4.

Mod que introduz um NPC com a aparência de deadpool a Skyrim

Essa comunidade vem pedindo há anos mais reconhecimento pela Bethesda, mais espaço para criar e construir, e, em partes, a empresa cedeu, porém, seus últimos movimentos foram muito mais ataques a comunidade do que qualquer outra coisa.

Vilões!

Mods Pagos

A maior controvérsia até o momento, envolvia tanto a Bethesda quanto a Valve. Ambas as empresas desenvolveram o que pode apenas ser descrito como um golpe. Na plataforma Steam da Valve foram anunciados valores para os mods que, em qualquer outra plataforma, eram completamente gratuitos. A grande questão é que, a Bethesda e a Valve ficariam com até 90% dos rendimentos de qualquer venda enquanto os modders, as pessoas que realmente desenvolveram as modificações em seu tempo livre, ficariam com uma porção absurdamente pequena de 10%.

Uma imagem mostrando alguns mods oferecidos na Steam.

O ultraje foi imediato e tão grande que causou um boicote imediato a plataforma Steam (Boicote que causou milhões de dólares de prejuízo em 3 dias), tal revolta foi tão grande que os mods pagos ficaram apenas de 24 a 27 de abril disponíveis na plataforma. Foi o primeiro golpe brutal a imagem que a Bethesda tinha construído. Além da revolta gerou o movimento “Forever Free” entre os modders. Que pode ser visto até hoje nas páginas do Nexus.

Creation Club

Em 4 de outubro de 2017 a empresa fez seu segundo lançamento para tentar monetizar mods, desta vez, pelo menos, com termos razoáveis aonde os modders eram contratados pela empresa para desenvolver o conteúdo adicional. Porém, ainda foi encontrada com reações mixas e muita negatividade.

O creation club tinha pouco conteúdo e o que tinha era extremamente caro para o valor oferecido. O conteúdo adicional oferecido também, em várias instâncias, podia ser encontrado de graça no Nexus ou pelo menos algo extremamente semelhante. Muitas das promessas feitas não foram cumpridas. Outras promessas quebradas.

Creation Club em skyrim. (100 créditos ~ 1 Dolar)

O Creation Club foi forçado em todas as mídias modernas da bethesda. (Fallout 4 e Skyrim SE até 2017) e, a falta de conteúdo, rapidamente deixou o mesmo cair no esquecimento da comunidade, que novamente se voltava aos mods.

Preços do creation Club (100 créditos ~ 1 Dólar) Notar também que o primeiro item tem um equivalente melhor e gratuito no Nexus

Houveram, durante meses também acusações de que a Bethesda estava silenciando qualquer opinião negativa e pagando influenciadores e youtubers para falar bem de seus itens apresentados.

A esse ponto a imagem da empresa já estava rachada, fragmentada, porém ainda mantinha uma base bem estruturada,  tudo que a empresa precisava fazer nesse ponto era entregar um jogo bem feito, sem micro transações e sem monetização de mods, poderia até demorar algum tempo. Porém… Veio Fallout 76

Piada

Fallout 76

O anúncio de Fallout 76, um jogo multiplayer de fallout (o que é um desvio da norma), foi recebido com muita desconfiança e perguntas, anunciado em 30 de Maio de 2018 para ser lançado em 14 de novembro de 2018 (Um período extremamente curto) o jogo lançou diversas formas de especulação.

Seria um projeto em andamento por algum tempo e eles estariam só anunciando agora? Seria só mais uma jogada de marketing? Como seria esse jogo? E as promessas foram feitas. Como para No Mans sky muitas promessas foram feitas entre as promessas estavam:

  • – um novo mundo completo para se explorar
  • – NPCs e histórias
  • – 16 vezes os detalhes gráficos de Fallout 4 (Promessa que inclusive virou um meme)
  • – Constantes updates.
  • – Que funcionaria (‘it just works’ em inglês, outra fonte de memes e brincadeiras)
  • – Entre algumas outras promessas menores.

Porém, para a surpresa de ninguém mas desapontamento de muitos, quando Fallout 76 lançou no final do ano… Ficou claro quais lados da especulação estavam certos. Fallout 76 utilizava a, já bem ultrapassada e não otimizada para multiplayer. A engine demonstrou  no lançamento diversos bugs que existiam desde Fallout 4 e não foram resolvidos, aparentemente, também demonstrava crashes constantes, jogadores não conseguiam se conectar aos servidores. O PVP do jogo não funcionava adequadamente e centenas (Sim, centenas) de outros bugs detectados pela comunidade.

Um de muitos bugs de Fallout 76, animações de inimigos não carregavam.

Críticos comparavam Fallout76 com  um protótipo de jogo, o estado de jogabilidade abismal, o jogo não mostrava nenhum NPC, nenhuma história, nada com que os jogadores pudessem interagir e se interessar pela experiência. Era um jogo de Fallout… Sem nada do que fazia os jogadores se interessarem por Fallout em primeiro lugar. Sem NPCs, as quests eram dadas por robôs e eram extremamente repetitivas (Va ali, pegue aquilo, va lá, mate aquilo…).

Além de tudo isso! O jogo custa o preço total de um jogo AAA e teve a audácia de colocar micro transações. Que, primeiro foram ditas serem apenas cosméticas, mas então… no final do dia, colocaram ‘kits de reparo’ em suas lojas, itens que, bom, não eram apenas cosméticos.

Depois de alguns dias Fallout 76 já estava a metade do preço na Steam, e um update foi anunciado, o update ‘wastelanders’ seria lançado para introduzir NPCs e melhores missões, histórias, etc (coisa que o jogo deveria ter tido em primeiro lugar).

A piada foi instantânea. Qualquer pingo de credibilidade que a empresa pudesse ter foi evaporado. Assumiu-se que aquele era o fundo do poço para a empresa…. Não levaram em conta que a empresa em questão… bom… é a Bethesda.

Fallout First

Em 2019, porém, a empresa conseguiu ir ainda mais fundo, não bastava ter atingido o fundo do poço, tinham de cavar mais fundo ainda.

Em 2019 , poucos meses após adiarem a tão esperada atualização ‘wastelanders’ foi lançado o pacote ‘Fallout first’, o pacote em si é uma piada completa, preços abusivos por recompensas… patéticas… O pacote cobrava 100 dólares anualmente por um conjunto de upgrades e um pacote mensal de créditos virtuais da Bethesda que só podem ser gastos dentro do jogo. O pacote prometia um baú ilimitado de itens, um equipamento que automaticamente quebrava armas e peças em peças que podiam ser utilizadas para construções dentro do jogo, uma barraca que funcionaria como um ponto de viagem rápida, entre outras coisas.

Mas, novamente, uma piada completa. A incompetência da empresa foi tão grande que eles nem sequer registraram o nome do próprio site que anunciava o pacote em questão. Que foi rapidamente registrado por um fã que trocou todo o conteúdo do site pela sua própria crítica (Fallout ‘Fuck you’ First).

Paródia da comunidade para com o serviço ridículo oferecido

No lançamento ao introduzir as novas mecânicas o jogo, ainda em má forma e cheio de bugs, foi introduzido a centenas de novos bugs, além de bugs enormes nas próprias mecânicas introduzidas. O baú sem limite para guardar coisas na verdade desaparecia com os inventários dos jogadores! A Barraca muitas vezes travava ao ser ativada, o auto-scrapper desaparecia com as centenas de itens de construção que os jogadores coletavam.

Tudo isso em meio a acusações de que a Bethesda, novamente, estava silenciando pessoas em seus próprios forums, deletando posts e se recusando a pagar o reembolso que diversas pessoas,  bem acertadamente, pediram pois se sentiram enganadas pela empresa.

Inclusive uma ação de classe na Austrália fez com que a empresa pagasse o reembolso de diversos clientes que o pediram durante esse período.

Fallout First foi uma catástrofe em todos os sentidos.

The Outer Worlds

Então, para quebrar ainda mais a imagem de uma empresa criativamente falida. Ainda em meio as catástrofes de relações publicas de Fallout First a Obsidian (A mesma empresa que fez Fallout 1, 2 e New vegas) lançou sua nova franquia ‘the outer worlds’.

O jogo não tinha a escala de Fallout 4. Aliás é um jogo bem curto, podendo ser zerado em menos de uma hora. Porém, ainda assim, a paixão colocada, os detalhes, a história, os personagens, o carisma, as morais, os dilemas, a narrativa, tudo, maravilhosamente bem feito, cuidadosamente construído. Outer Worlds tem uma sensação de um jogo completo, bem construído, bem desenvolvido, muito poucos bugs. O jogo é maravilhoso.

E, além de tudo isso, o jogo não tem nenhuma micro transação, nenhuma ‘loot box’, nenhum ‘season pass’, nada. Você paga… E joga. Tudo que o jogo tem a oferecer está disponível logo que se instala ou p o baixa.

As comparações foram imediatas. Outer Worlds ganhou uma projeção absurda, e , inclusive, diversas pessoas começaram a , retroativamente, questionar a qualidade real de diversos títulos da Bethesda. Fallout 3 e 4 logo começaram a ter uma visão mais negativa do que antes dentro da comunidade enquanto Fallout new vegas ganhou uma projeção ainda mais positiva.

Outer Worlds solidificou a piada que é a Bethesda.

A piada!

A empresa agora lida com um pesadelo de relações públicas e, em alguns países, um pesadelo legal. E a visão da empresa é de uma companhia incompetente, fraca, mentirosa e falida criativamente.

A baixo algumas das piadas comuns na comunidade.

(“Bethesda Is Bethetic” – Por Jim stearling – uma conjunção das palavras Bethesda e ‘Pathetic’ em ingles)

“Galera, notei um bug em ‘TheOuterWorlds’ aonde você pode jogar sozinho sem ter que pagar por uma inscrição de 100 dólares anuais. Alguém sabe como eu conserto isso?” Usuário ironizando a Bethesda.

(It Just Works, mais uma musica ironizando a atitude da Bethesda!)

<Wastelanders será lançado teoricamente dia 7 deste mês, adicionar aqui qualquer comentário>

Até o momento a imagem da Bethesda Softworks (E bethesda Games), por todas essas e por outras razões, é, bom, de uma piada.