League of legends é uma franquia que dispensa apresentações e é inegável que Riot Games soube como tornar um jogo de MOBA em um fenômeno em várias frentes, de campeonatos a collabs com artistas e agora até série na Netflix. E embora tenha tido meu passado como jogadora de LOL, não visitava a franquia há tempos, por ora estive apenas checando as colaborações musicais e Arcane, então eu não sabia muito bem o que esperar de Bandle Tale: A league of legends Story.
O que é
Bandle Tale: A league of legends Story é um jogo de Rpg, aventura e simulação desenvolvido pela Lay Bear Games em parceria com a Riot Games e publicado pela Riot Forge. Lançado em 21 de fevereiro de 2024, o jogo está disponível para Nintendo Switch e Pc. Conta com opção de idioma Português-BR além de Alemão, Chinês Simplificado, Chinês Tradicional, Coreano, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês e Russo.
Aqui você encarna um Yordle que vive na ilhazinha de Novelândia junto com seu avô, que lhe ensina tudo sobre tricô. Um dia você e sua amiga Clover decidem ir até Bandópolis para ir a uma festa, infelizmente um portal explode e não só acaba com a festa como também causa um caos generalizado. Agora você precisa não só restaurar os portais, mas também encontrar sua amiga. Mas não se preocupe, você não estará sozinho nessa.
juntar e gerenciar
Falando assim pode até parecer que estou descrevendo um jogo de plataformas focado em aventura, mas na verdade Bandle Tale é mais um joguinho cozy com gerenciamento de recursos, um simulador de fazendinha com senso de urgência. O jogo foca bastante na sua exploração e habilidade para coletar e criar recursos, então se você busca algo mais sangue no olho não vai encontrar por aqui, é uma experiência de jogo mais tranquila, mas não pense que não teremos desafios.
Em sua mochila casa você prepara os itens necessários para suas aventuras e os recursos para a confecção dos itens estão nas ilhas, cada ilha possui recursos distintos para se coletar, o que torna a exploração a chave para seu progresso. Mas o jogo vai muito além de elementos básicos de carpintaria: tricô mágico, caça, culinária, tudo isso e muito mais complementam sua aventura, cada um desses elementos aparecendo de uma maneira distinta e sendo muito útil para seu progresso. O jogo é muito criativo nas formas de trazer vários elementos para não deixar sua gameplay monótona e até coisas simples como tapetes podem ser de grande utilidade.
Com tanta coisa acontecendo, um guia seria útil, e é quando Righty aparece. Uma meia de tricô falante que não só dá um bom toque de humor ao jogo, mas também nos dá dicas e instruções valiosas ao longo de nossa jornada. O bem estar é levado tão a sério por aqui que é até usado para melhorar sua árvore de habilidades, então por favor cuide bem de seu Yordle, mantenha o bem estar e sono sempre em dia.
nó na lã
Adoro jogos nesse estilo mas devo confessar que algumas quests são muito mais longas e trabalhosas do que parecem em um primeiro momento, o que tornou a gameplay arrastada em certas partes e isso pode frustrar alguns. Outro aspecto não tão bacana são as auras e sua dinâmica no jogo, algumas até são tranquilas mas para outras há uma burocracia considerável então entendo que esse é outro ponto que pode não agradar muitos.
A arte do jogo é ARTE, tudo muito bonito, bem detalhado e fofo, é uma graça explorar novos locais e ver que cada ambiente é único, é notável o capricho em cada ilha e nas casas que são exploráveis, além dos personagens super bonitinhos. A música é agradável e junto com os visuais caprichados é fácil se encantar e não ser as horas passarem.
O veredito
Bandle Tale: A league of legends Story é um jogo adorável e cativante, com uma história simple mas envolvente, ambientação linda e personagens interessantes, o jogo consegue te prender mesmo que tenha algumas missões travadas e aborrecidas de vez em quando. Se você gosta de jogos mais tranquilos como simuladores de fazendinha e gerenciamento de recursos Bandle Tale é um prato cheio, e se até eu, uma leiga em League of Legends, adorei o jogo, acho que os fãs podem curtir muito mais e pegar referências que com certeza eu não notei.
Notas:
Gráficos: 5/5
Jogabilidade: 3/5
Diversão: 4/5
Som: 4/5
Narrativa: 4/5
Geral: 4/5