Análise | | Tales of Arise – Um grito de liberdade

Introdução

Anunciado em 2018, Tales of Arise é o título mais recente da série Tales of. O título foi lançado para Xbox, Playstation e Windows em 11 de Setembro de 2021. Confira abaixo o trailer de lançamento:

Liberdade ou Morte!

A história de Tales of Arise gira em torno de Alphen, um jovem escravo da região de Cazália. Inicialmente o jogo o trata como Máscara de Ferro, alguém que não se lembra do prórpio rosto e do próprio nome. Além disso, misteriosamente, ele é incapaz de sentir dor. Cansado do abuso dos rehnanos, e vendo uma oportunidade de revidar e libertar o povo de Cazália, Máscara de Ferro se une a um grupo de resistência local para derrubar o lorde tirano.

Nesse momento, nosso protagonista encontra a primeira personagem que o acompanhará durante a jornada. Shionne Imeris é a segunda protagonista de Tales of Arise, rehnana e amaldiçoada pelos “espinhos”. Ao tocar qualquer ser vivo, Shionne incoscientemente causa uma dor excruciante a ele. Como que unidos pelos destino, Alphen e Shionne começam sua jornada para derrubar os lordes do poder e libertar Dahna. Apesar de que o motivo de Shionne é menos nobre e inicialmente nebuloso.

Dahna e Rehna: Mundos Gêmeos

“Dahna? Rehna? Mas do que você está falando?”

A história de Tales of Arise se passa no planeta Dahna, rico em recursos naturais e água. Bem similar ao nosso planeta terra. Porém, há trezentos anos, o povo de Rehna, o planeta vizinho, descende a Dahna para realizar o Torneio de Sucessão, que envolve escravizar o povo Dahniano.

Os participantes do Torneio de Sucessão tratam-se de lordes rehnanos. Cada lorde deve extrair energia astral das regiões às quais foram alocados. Para extrair essa energia, é necessário canalizá-la através do trabalho braçal dos dahnianos. O lorde que mais obtiver energia astral, ascende ao trono de Rehna.

O planeta é dividido em cinco regiões, portanto cada uma tem seu próprio lorde. Cada um deles é inimigo mortal de Alphen e Shionne, que buscam libertar Dahna da escravidão. Enquanto os protagonistas exploram cada região, mais o jogador descobre sobre os motivos por trás dos abusos constantes do planeta vizinho. Não vou entrar em detalhes, uma vez que esse mistério é um dos principais mistérios da narrativa.

Tales of Arise: um “tales of” maduro

Apesar da premissa simples de liberdade e desafiar o destino, Tales of Arise aborda e confronta vários temas importantes. Dentre eles, destacam-se: escravidão, racismo, xenofobia, preconceito, desigualdade social, hierarquia e meritocracia.

Todos esses temas se unem com um ritmo agradável e dando peso à narrativa. O jogo mistura os temas mais sérios com elementos narrativos clássicos de JRPGs, como piadas envolvendo características dos personagens que levam a momentos descontraídos e engraçados.

De certa forma, é uma mudança no padrão de outros Tales of, que são mais baseados na fantasia ou exploram os temas de forma raza.

Personagens, Habilidades e Ars

Assim como outros títulos da série, Tales of Arise conta com um rol de personagens únicos e carismáticos. Cada um tem sua própria personalidade, problemas pessoais e estilo de combate. Similar a jogos como Persona 5 e Scarlet Nexus, Alphen pode estreitar os laços com os outros personagens e desbloquear ataques especiais para cada um deles.

O combate é de longe o ponto alto do jogo. Ele foi completamente reimaginado e melhorado. O combate é tão fluido que o jogador se sente incentivado a derrotar todos os inimigos encontrados nos campos abertos.

Apesar de reimaginado, a tradição do combate baseado em Artes se mantém. Ao desbloquear novas Artes, o jogador pode configurar o combate de cada personagem de forma que melhor atenda suas necessidades enquanto estiver controlando ele. A depender dos atalhos selecionados, é possível formar combos devastadores de cem golpes ou mais com facilidade.

Além da fluidez, Tales of Arise apresenta um sistema de ataque supremo que pode ser desbloqueado durante o combate, ao tomar ou infligir dano. Cada personagem tem seu próprio super-ataque. Em parceria com o super-ataque, os personagens podem combinar seus ataques em certas ocasiões para finalizar rapidamente encontros com inimigos.

Unreal Engine, forte aliada da direção de arte

A mudança da engine gráfica para Unreal Engine 4 foi um dos maiores acertos da Bandai. Os personagens ficaram mais reais e mais vivos. Além disso, os cenários passaram a ser mais coloridos e com maior sensação de realidade e de ser palpável.

Cada ambiente ganha vida e profundidade com a Unreal Engine. Isto somado à direção de arte tradicional da série “tales of”, transforma cada cena, cada ambiente em um cenário digno de foto.

Conclusão

Tales of Arise é um JRPG obrigatório para fãs dos gênero e da franquia. Com uma história que não deixa pontas soltas somada a um combate agradabilíssimo, Tales of Arise inova a série “Tales of” e traz novos ares à franquia. Além disso, é uma excelente porta de entrada para novos jogadores, sendo ele a melhor versão de Tales já apresentada pela Bandai.

Continuem ligados na sessão de análises da NSV!

Notas

História – 4,5/5

Jogabilidade – 5/5

Arte – 5/5

Trilha Sonora – 5/5

Diversão – 5/5

Total – 4,9