A Normal Lost Phone: descubra a verdade | Review

Capa do jogo A Normal Lost Phone, com um garoto de costas, segurando um celular, e uma jaqueta escrita Who Is Sam - quem é Sam?

A Normal Lost Phone, de 2017, é um jogo desenvolvido pela Accidental Queens e publicado pela empresa Playdius e Plug In Digital. Você consegue encontrar o jogo na App Store, Google Play, Nintendo eShop e na Steam. 

O jogo segue a dinâmica de um puzzle game, onde a história é contada conforme você encontra as pistas certas. A trama faz cada vez mais sentido conforme você encontra as peças desse quebra-cabeça. 

Um fato interessante é que ele foi desenvolvido durante uma game jam — encontro de desenvolvedores, que têm como missão desenvolver um jogo em um tempo determinado, normalmente mais curto do que o normal. 

Apesar de ser bem simples, A Normal Lost Phone entrega um bom entretenimento, ainda mais para quem busca um game mais curto. Confira nossa opinião completa logo abaixo. 

O mistério por trás de um celular perdido 

Em A Normal Lost Phone, você encontra um celular perdido e começa a mexer nele para descobrir sobre seu dono. O jogo todo é apenas mostrando a tela do celular, em uma simulação. 

Conforme entra no app de mensagens, de e-mail, de fotos, você vai descobrir mais sobre a pessoa que perdeu o celular, Sam, que mora em uma cidade fictícia chamada Melren. 

Tela inicial do celular de A Normal Lost Phone

Vamos conhecendo mais sobre Sam, que aparentemente sumiu, sem deixar rastros. Também adentramos na história de outras pessoas que estudam junto, participam do mesmo clube, são da mesma família, entre outros. 

A história não é muito profunda e passa muito rápido, mas ainda assim te cativa e te faz querer saber mais. Temos que levar em consideração o contexto em que o jogo foi produzido. Entregaram um trabalho de qualidade, mesmo estando sob pressão. 

Monte esse quebra-cabeça e descubra a verdade 

O interessante do jogo é que depende apenas de você entender o quebra-cabeça o puzzle que o jogo propõe, para conseguir avançar e descobrir a tal verdade. 

De início, você está sem WiFi, então não consegue entrar no navegador, app de e-mails e tudo que necessita de internet. Então, deve procurar entre as mensagens, provavelmente sms, a senha do WiFi público e conseguir acessar tudo do celular.

E depois, vai precisar de outras senhas, que você encontra em outros apps e por aí vai. As dicas são sutis, mas estão lá, basta prestar atenção. Está tudo integrado, o que torna ainda mais divertida essa investigação. 

App de mensagens, com algumas conversas na tela

De início, podemos ter uma visão sobre Sam, mas, ao longo do jogo, nossa opinião vai mudando, para bem ou mal, porque vamos entendendo o que de fato aconteceu. 

Você realmente fica entretido com essa história misteriosa e de todos os outros personagens do jogo, querendo saber o que de fato aconteceu. E a revelação pode ser surpreendente, então o melhor é evitar sinopses, spoilers, para aproveitar ao máximo a experiência. 

Impossível não se impressionar com a veracidade 

A Normal Lost Phone te entrega uma simulação de um celular e, por mais que de aparência não seja semelhante ao que vemos na vida real, as informações passadas são. 

Um exemplo é que, quando vamos na lixeira do app de e-mails de Sam, conseguimos ver um e-mail de um banco, oferecendo empréstimo. Quem nunca recebeu algo assim, né? Além disso, é possível até baixar arquivos e depois consultá-los nos apps do celular, a hora do celular vai mudando normalmente conforme jogamos. Então, o jogo te surpreende com esses detalhes inesperados.

App de emails, com algumas mensagens, de A Normal Lost Phone

Outro app é a calculadora, onde você realmente pode fazer contas nela — e uma hora vai precisar usá-la, se não for bom em matemática. Então, ela não está ali só por estar. Tem uma função na história. 

Essas partes fazem a gente ficar ainda mais imerso na história, por se identificar com aquilo de alguma forma. Obviamente não tem todos os apps que um celular de verdade teria, mas os que têm funcionam perfeitamente e agregam na história. 

Gameplay simples: divertida ou cansativa? 

Como a única coisa que você tem para fazer no jogo é mexer nesse celular, pode se tornar um pouco cansativa. Não temos outras telas, não temos outra coisa para fazer, então pessoas que gostam de jogos mais dinâmicos podem se frustrar com o game

Porém, quem estiver aberto à experiência de simulação e à gameplay mais simples, com certeza vai se divertir, ainda mais porque são por volta de 2 horas de jogo. Passa rápido e, se você permitir, vai te entreter bastante. 

Como disse acima, a gameplay é bastante curta. No site How Long to Beat, os jogadores demoram em torno de 50 minutos a 3 horas. Depende de você vai jogar correndo, sem se atentar aos detalhes, ou se vai ler cada mensagem.  

Uma trilha sonora envolvente e dinâmica

A trilha sonora consiste nas músicas que Sam tem em seu celular. Você pode, literalmente, abrir o app de músicas, escolher uma, e colocar para tocar enquanto joga. 

Isso é uma sacada muito boa dos desenvolvedores, que tornam a imersão ainda maior. É interessante entender que tipo de música Sam gosta, se é parecido com o nosso, então foi bem legal descobrir essa parte do jogo. E as músicas são muito boas! 

App de música, com uma aberta na tela, de A Normal Lost Phone

Você também pode jogar sem som algum, se preferir, mas o mais interessante é deixar as músicas rolando ao fundo, enquanto tenta descobrir mais sobre a trama. 

Veredito

Não falei muito sobre Sam, quase nada para falar a verdade, mas é porque essa é a graça do jogo, descobrir quem é essa pessoa, o que ela fazia e por que ela perdeu o celular. É bem possível que alguém se identifique com a vida de Sam, e talvez possa ser você. 

A história poderia ser ainda mais emocionante e impactante se o jogo fosse um pouco mais longo e trabalhado. No entanto, faz sentido ser assim, primeiro porque foi feito em uma game jam, e segundo porque poderia se tornar muito cansativo. 

No geral, A Normal Lost Phone entrega uma gameplay simples, mas divertida, uma história rápida, mas que vale a pena, e um jogo que pode te entregar uma experiência única, principalmente para algumas pessoas específicas. Saiba mais sobre ele aqui

Notas

Gráficos: 3,5/5

Jogabilidade: 3,5/5

História: 3,5/5

Diversão: 4/5

Som: 5/5

Geral: 3,9/5