A importância do Game Pass

Game Pass

Olá amigos, hoje eu gostaria de trazer uma reflexão da importância do Xbox Game Pass para a cultura de um país em desenvolvimento como o nosso.

O Xbox Game Pass é um serviço por assinatura de jogos eletrônicos disponível para os consoles da série Xbox  e para Windows. O serviço funciona como se fosse uma Netflix ou Spotify, para video-games. O assinante pode baixar os jogos do catálogo e jogarem, sem a dependência de precisar ficar logado na rede fazendo o streaming direto.  Assim como as outras bibliotecas de streaming, o serviço cobra um valor por assinatura. Assim disponibiliza o catálogo, sem precisar pagar valores adicionais.

O serviço do Game Pass foi disponibilizado ao público em Junho de 2017, e desde então já conta com quase 19 Milhões de assinantes até o momento. O serviço oferece os jogos exclusivos da Microsoft, e também de diversas outras desenvolvedoras e publicadoras, como é o caso da Square Enix.

A importância Sócio-Cultural do Game Pass

Essa novidade trazida para o país pelo serviço, provou-se essencial na viabilização dos jogos eletrônicos para as classes menos abastadas do nosso país. Diga-se de passagem, o acesso aos consoles ainda hoje é difícil para grande parte da população, visto o excesso de impostos e a baixa média salarial do nosso país. Mas antigamente, era praticamente inviável pensar em jogar a quantidade de jogos disponíveis no game pass, sem recorrer a pirataria.

Assim como o Netflix democratizou o acesso aos filmes, o Game Pass conseguiu fazer o mesmo com os jogos. Considerando que jogos eletrônicos, filmes e musica fazem parte da cultura, democratizar o acesso a isso é extremamente benéfico para a sociedade no geral.

Considerando que o preço de um ingresso de cinema, é o mesmo preço de uma assinatura do Netflix, e um único jogo é ao menos 3x o valor do Game Pass é inegável a importância desses serviços como disseminadores de cultura.

Países como o Japão e os Estados Unidos consomem e produzem muitos jogos, filmes, animações e por aí vai. traçando um paralelo com outros países mais desenvolvidos, podemos levantar um questionamento. Eles produzem e exportam esses produtos culturais por que são desenvolvidos, ou são desenvolvidos por que eles criaram e consumiram muitos desses produtos? Será que a democratização dessas formas de entretenimento no nosso país acarretará em uma nova onda de produtos da cultura POP Brasileiros?

É com essa reflexão que deixo o texto de hoje, espero com ele propor uma discussão saudável nos comentários. Diga para gente, o que você acha do Game Pass? Acha um erro as outras empresas não possuírem serviços parecidos?