A arte imita a vida, a vida imita a arte. Os games se baseiam em tudo isso e tudo isso se baseia nos games. Perdemos as contas dos filmes que tiveram algum sucesso ao migrar para a interatividade dos jogos em busca de novas histórias, mas e quando acontece o contrário?
Há certa dificuldade em traduzir e sintetizar as narrativas dos games, que geralmente pedem horas de dedicação do player. Portanto, a maioria esmagadora das adaptações optam por histórias que resumem ou tangiam a narrativa de origem, usando a ambientação, criando narrativas paralelas ou de origem. Há uma certa preferência por franquias de jogos, provavelmente pois sempre haverá uma legião de fãs disponível a consumir qualquer coisa relacionado a seu universo favorito.
Quais foram as melhores experiências com adaptações que você teve? Certamente você se lembra das piores. E o que será que vem pela frente? Confira na lista uma seleção das adaptações mais recentes, mais agradáveis e projetos promissores para ficar de olho!
1 – Mortal Kombat
Ainda no hype pelo título mais recente ainda nos cinemas, mas Mortal Kombat coleciona 4 filmes, 2 séries e 1 animação.
O primeiro, de 1995, segue sendo o mais icônico – em sua própria maneira – baseado na gigantesca franquia de luta. Outro destaque fica para a filme animado de 2020, Mortal Kombat Legends: A Vingança de Scorpion (lembra o estilo das recentes animações da DC Comics). Você já assistiu ao novo filme?
2 – Pokémon
Franquia que dispensa apresentações, a série de Pokémon é tão popular quanto a própria franquia de games e pode até gerar uma confusão de quem é o ovo e quem é a galinha (para aqueles que não são tão assíduos). Conta também com diversos filmes animados (23!) e o mais recente, em live-action, Pokémon: Detetive Pikachu – que ninguém sabia que precisava, mas garantiu uma boa recepção do público e da crítica.
3 – Resident Evil
Aproveitando a popularidade inabalável desse grande nome dos games, o reboot de Resident Evil nos cinemas está previsto para dezembro, com Resident Evil: Bem-Vindo A Raccoon City. No streaming, há também a espera sobre a série animada da Netflix, Resident Evil: Infinite Darkness (previsto para julho).
A franquia nos games se converteu em uma cativa franquia de filmes em 2020, liderados pela figura de Milla Jovovich – que supostamente encerrou sua participação na saga e já apareceu em outro filme baseado em games em 2020, Monster Hunter.
4 – Castlevania
Castlevania veio ao mundo em 1984 e não demorou para se consolidar como um dos títulos mais famosos entre os fãs de games. O destaque fica para a ótima série animada da Netflix, com o mesmo título do jogo. Apesar de ser, de certa forma, uma adaptação de Castlevania III: Dracula’s Curse, a série reuniu o público da franquia e novos fãs sob uma narrativa própria e única, bem construída em 4 temporadas independentemente dos jogos.
Saiba mais sobre a série: 5 Adpatações animadas de Games que você precisa assistir!
5 – Tomb Raider
Talvez uma das franquias que “mais deu certo”, falando em recepção e popularidade. Afinal, a história de Lara Croft garantiu dois títulos com a super Angelina Jolie e, mais recentemente, um remake estrelado por Alicia Vikander, vencedora do Oscar.
O segundo filme com Vikander está em produção, porém sem previsão de lançamento – coloquem Tomb Raider – Obsidian no radar!
6 – Assassin’s Creed
Uma franquia com tanta história não conseguiu convencer ao ir para os cinemas. O filme estrelado por Michael Fassbender e Marion Cotillard pode ser legal de assistir para quem não conhece a história, mas passou despercebido pelos fãs.
Apesar disso, merece entrar na lista pois há grande expectativa sobre a parceria da Ubisoft com a Netflix. Aparentemente, está a caminho uma série animada sobre a Ordem dos Assassinos.
Por fim, podemos perceber um denominador em comum em alguns dos citados: o interesse de uma certa plataforma de streaming sobre o universo gamer. Famosa pela qualidade do conteúdo que costuma entregar, espero que a Netflix embarque cada vez mais nas adaptações!
O fato é: são adaptações. Logo, assim como adaptação de livros, não dá para cobrar 100% de fidelidade. Mas sim, gostamos de uma boa fidelidade ou ambientação e isso não é pedir muito.