A Internet realmente foi uma invenção muito única e espetacular, quebrando literalmente infinitas barreiras, seja para o bem ou para o mal, dando aos seus usuários de todo o mundo informação, desinformação, entretenimento, serviços, e muito, mas muito mais, tanto que se eu realmente tentasse falar tudo que é possível fazer na Internet, ou foi impactado por ela, nós ficaríamos aqui até 2077.
Mas de fato, a Internet também nos trouxe algo realmente único, que você provavelmente conhece, presenciou, compartilhou, ou até mesmo deve ter criado, os Memes.
Você provavelmente já sabe oque é um, mas é sempre bom introduzir, um Meme é aquele tipo de conteúdo, seja uma imagem, um áudio, um vídeo, ou até um texto, que não só é hilário, como também circula bem rápido na Internet e nas redes sociais, passando por muitas pessoas.
E claro, sendo algo tão popular e frequentemente divertido que é o mundo dos Memes, é claro que alguns deles foram parar nas mídias de entretenimento, seja em filmes, séries, animações, músicas, na própria Internet, e é claro, nos Games.
E hoje, quero compartilhar para vocês 5 momentos e referências, em que os Memes apareceram no mundo dos jogos, marcando presença, sendo referenciados, ou até mesmo inspirando jogos. Então, sem mais delongas, vamos lá!
A Cara de Mau do Luigi
Um Meme que é bem antigo, mas ainda é bem lembrado pelos fãs da Nintendo, é o “Luigi Death Stare “ (Podendo ser traduzido como “O olhar mortal do Luigi”).
Em suma, caso você não saiba, esse meme surgiu no jogo Mario Kart 8, de Wii U (Que mais veio ao Switch, em uma edição Deluxe), onde foi compartilhado pela Internet um vídeo onde Luigi, ao acertar os competidores com os cascos que é possível receber no jogo, encarava a sua vítima, com um olhar mau, e realmente inesperado do personagem. O meme por si só explodiu não só com o vídeo, mas também pela montagem que foi feita das cenas junto da música Ridin’, de Chamillionaire, junto de Krayzie Bone.
O sucesso desse Meme foi tanto, que até a Nintendo reconheceu ele na época, mas o Meme não morreu por ali.
Recentemente, no jogo Paper Mario Color Splash, é possível ver uma menção a esse Meme do Luigi. Em um certo momento da narrativa do jogo, Luigi, que estava dirigindo seu Kart, dá uma carona para Mario e o seu parceiro no jogo, Huey, para chegarem até o local que precisavam seguir para continuar em sua jornada.
Ao descerem do veículo, Luigi fala que vai ficar lá, no Kart, para caso eles queiram uma carona para voltar, e aí, ao agradecer, Mario também sugere que, caso alguém venha lhe trazer problemas, para que ele faça aquela “Cara de Mau” que ele já mostrou a eles antes, sendo uma clara referência ao Meme desse olhar do Luigi.
“Me dá vontade de rir bem alto… AH HA HA HA HA HA!”
Esse é um Meme que pode até ser desconhecido por muitos, e controverso para outros, mas ainda sim, é notável que ficou bem popular entre os fãs de Final Fantasy, principalmente os de Final Fantasy X (10), jogo de origem do Meme.
Para evitar Spoilers eu vou procurar não ser muito claro no contexto da narrativa em que o Meme ocorre, mas há um momento na história do jogo, onde os personagens do seu grupo, principalmente a Invocadora Yuna, que é uma das personagens centrais da narrativa, e Tidus, o protagonista da história, se viam em uma situação em que estavam com diversos sentimentos conflituosos, sobre o caminho que estavam seguindo, e sobre a jornada que estavam fazendo, até que Yuna, em uma tentativa de animar Tidus, afirma ter aprendido uma técnica para sorrir, mesmo estando triste, que seria a de tentar, mesmo que forçadamente, sorrir e rir bem alto, e então, Tidus, ao rir bem alto, é feito o Meme.
A graça está em que o riso feito pelo personagem é completamente forçado e estranho, sendo bem escandaloso em sua execução, gerando assim uma cena bem inusitada, e pode não parecer a primeira vista, mas esse Meme é bem controversos entre os fãs, e por dois motivos.
O primeiro deles, é que muitos acusam da cena ser mal dublada ou mal dirigida, já que o riso feito pelos personagens é claramente forçado e totalmente fora da realidade, mas vários defendem, já que não só os personagens na cena estavam rindo forçadamente de propósito (Sendo esse o intuito da cena), como também em outros momentos do jogo (Sendo um deles literalmente após essa cena), os personagens riem de uma forma bem mais convencional, convincente, e natural.
Já o outro motivo, é que a cena foi simplesmente reduzida a um Meme pela comunidade, e isso é bem triste, porque essa cena em si é um momento bem forte e marcante, onde dois amigos, com medo do que está por vir, tentam se animar, para que ambos estejam bem, e para que a jornada deles sejam também, cheia de momentos em que possam rir, mas acabou sendo reduzida para “A cena do riso do Tidus”.
Mas de qualquer forma, independente dessas polêmicas, o Meme foi bem popular, a ponto até mesmo de ser percebida pela Square Enix, que resolveu fazer uma referência a esse riso tão marcante em um de seus jogos.
No caso, o jogo foi World Of Final Fantasy, jogo Spin-Off da série que é uma verdadeira homenagem e celebração da franquia, cheia de referências, homenagens, e muito mais.
Mas além disso, um elemento bem presente nesse jogo é o humor, principalmente entre os gêmeos Reynn e Lann, que sempre tem conversas divertidas sobre os diversos momentos e acontecimentos em sua jornada, e é em uma dessas conversas que a referência é feita.
Durante a história do jogo, os irmãos devem seguir a Besaid, para explorarem o Templo Afundado e continuarem em sua jornada, até que, ao chegarem no local, Tama, o companheiro deles, comenta sobre o clima agradável da região, e Lann solta a seguinte frase “Me dá vontade de rir bem alto! AH HA HA HA HA HA!”, fazendo uma clara homenagem a cena que gerou o tão comentado Meme de Final Fantasy X.
É possível vestir uma camisa do… “Sanic”?!
Agora, se tem uma franquia que é sempre reconhecida e lembrada pelos seus Memes é a franquia Sonic, o nosso eterno e amado ouriço azul!
O Meme surgiu de um inocente vídeo, que tinha como proposta ser um tutorial de como desenhar o personagem Sonic no Microsoft Paint, porém, o intitulado vídeo “How 2 draw Sanic Hegehog” (Sendo “Sanic Hegehog”, claramente “Sonic The Hedgehog” escrito errado), mostrava não só um desenho bem engraçado do personagem, com a fala “Cumon Step it up!!!!” (Sendo mais uma vez uma escrita errada, sendo o correto “C’mon, step it up!”, fala do personagem no jogo da Nintendo, Super Smash Bros Brawl), como também era acompanhado da música tema da Green Hill Zone, só quem em uma versão BEM estourada da música.
Mesmo o autor original tendo apagado o vídeo depois de ter descoberto o Meme, ele ainda ficou bem popular entre os fãs do ouriço azulado, tanto que até mesmo o time por trás de Sonic já fez várias referências ao desenho em suas redes sociais e em outras mídias (aparecendo até mesmo no filme do Sonic!), sendo uma dessas várias mídias, os próprios jogos do Sonic.
No caso, a homenagem foi feita no jogo Sonic Forces, em que os jogadores poderiam baixar, de forma gratuita, uma camisa para os personagens usarem, e essa camisa continha um desenho de ninguém mais, ninguém menos, que o próprio Sanic! Para você vestir seu personagem com estilo!
(Ou com falta de estilo, dependendo do seu ponto de vista…)
Uma resposta cheia de Memes!
Aqui não só vai uma referência a vários Memes, como também uma das respostas mais inesperadas feitas pelos desenvolvedores.
Mas antes, vamos contar uma história bem rápida para dar contexto. Guacamelee! é um jogo de Metroidvania e Beat’Em Up desenvolvido pela DrinkBox Studious, que misturava não só elementos de ação e plataforma, como também era totalmente baseado na cultura do Mexico, trazendo vários elementos bem interessantes e bonitos para o jogo, culminando em um sucesso de críticas, mas não por todos…
No jogo, era possível ver algumas referências a Memes da época, e isso não agradou nem um pouco alguns jogadores, que não só não gostaram das referências como criticaram o título por isso.
E tendo isso em mente, a DrinkBox Studious, ao invés de ignorar, não deixou barato, e resolveu responder da melhor forma possível.
E a resposta veio em sua sequência, Guacamelee! 2, onde não só o jogo continham mais Memes, como até mesmo trazia uma caverna no jogo totalmente dedicada a eles. Intitulada “The Heart of Dankness” (Sendo esse nome uma piada com o nome The Heart of Darkness, trocando o Dark por Dank, sendo “Dank” um Meme), a fase mostrava inúmeros Memes, trazendo não só os do jogo anterior, que foram criticados, mas muitos outros, junto também de vários NPCs, que ao conversar com eles, mostravam as diversas críticas feitas pelos jogadores.
Por fim, ao concluir esse trecho e chegar no final da caverna, você é recompensado pela conquista “You Survived” (“Você Sobreviveu”), que possuia como icone uma versão estilizada do tão conhecido Meme “Trollface”. Realmente, foi uma resposta bem inesperada, mas com certeza divertida.
Zueirama
E para fechar, um jogo que, não só faz uma grande referência a vários memes, como também é praticamente a uma homenagem a eles, Zueirama!
Zueirama é um jogo de plataforma do estúdio Indie brasileiro Memes Games, que conseguiu, em um único jogo, fazer uma quantidade quase que absurda de referências a Memes, incluindo Memes internacionais, e muitos nacionais, como o Dollynho, o Papaco Pistoleiro, o Serjão Berranteiro (Domador de onças), o Bichão do Mangue (que é um caranguejo armado com uma faca), a Grávida de Taubaté, e muito, mas muito mais.
Além disso, ainda está sendo prometida uma expansão em DLC do jogo, intitulada “Zueirama 2077”, trazendo ainda mais Memes e zueira, mas em uma aventura bem mais “Cyberpunk”, como se deve imaginar.
Zueirama é um jogo divertido, e acima de tudo, bem humorado, valendo a pena jogar se você quiser dar umas boas risadas no caminho, ou se você gosta dos vários Memes com o nosso selo de qualidade bem típico do Brasil.
E você? Já achou algum Meme em seu jogo Indie favorito? Ou já achou um jogo inteiro baseado neles? Comente conosco, adoraríamos saber mais sobre esse mundo maravilhoso dos Games e dos Memes!