5 curiosidades interessantes sobre The World Ends With You

The World Ends With You (Ou TWEWY) foi um título bem único e interessante para o seu tempo. Lançado originalmente no ano de 2007 para o Nintendo DS, ele mostrava aos jogadores a cidade de Shibuya de forma pouco vista na época, sendo um título que misturou, e muito bem tanto a cultura Street e Pop japonesa, com o estilo dos jogos JRPGs, o’que o tornou um produto único até hoje. Mas não foi só por isso que ele foi considerado um ótimo título, a história bem interessante, os personagens cativantes, a incrível trilha sonora, e até mesmo as mensagens e os significados foram só alguns dos detalhes que marcaram quem jogou o título até hoje.

E falando em hoje, esse ano 2021, é um ano bem especial para os fãs de TWEWY, não só pelo lançamento da versão em Anime do jogo, mas também porque finalmente, após anos de mistério, finalmente a tão aguardada sequência do jogo, intitulada NEO: The World Ends With You, finalmente será lançada, com uma história nova, personagens novos, musica nova, e muito mais.

E bom, aproveitando esse ano cheio de lançamentos para os fãs antigos e novos de TWEWY, eu gostaria de compartilhar com vocês 5 curiosidades interessantes sobre The World Ends With You! Então já prepare os seus Pins, e venha com a gente descobrir mais sobre esse mundo que vai além do UG!

Kingdom Hearts

Bom, para começar, vamos para uma participação que, por mais que já seja bem conhecida, vale a pena mencionar.

Na série de jogos Kingdom Hearts, é comum aos personagens principais visitarem os diversos mundos da Disney, e lá se encontrarem não só com esses personagens, mas também os da série Final Fantasy, sendo esses encontros sempre importantes na jornada de Sora, mas em dos capítulos dessa jornada, Sora e Riku, ao voltarem para Traverse Town, eles encontram um outro grupo de jovens.

Em Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance, os Players de TWEWY, Neku, Shiki, Joshua, Beat e Rhyme, que estavam se viram presos em na cidade e querendo voltar para o mundo deles.

A participação em si é bem interessante, não só porque parte da equipe por trás de Kingdom Hearts também participou na produção de TWEWY, como também pela interação dos personagens, principalmente de Sora e Neku, que mesmo ambos sendo protagonistas de seus jogos, são muito diferentes entre si, e às vezes praticamente opostos.

Porém, um detalhe dessa participação que eu acabo não gostando muito é que, a narrativa dos personagens em Traverse Town no jogo acaba dando alguns Spoilers  de The World Ends With You, então eu pessoalmente não recomendaria que alguém que não tenha jogado TWEWY e tenha interesse veja essas interações, mas caso você seja fã tanto de Kingdom Hearts como de TWEWY, esse foi um momento bem único.

Ah, e vale notar que, mesmo os personagens não estão presentes em si, no jogo mobile Kingdom Hearts Union χ, era possível adquirir medalhas dos personagens e das artes de TWEWY, em comemoração do aniversário de 10 anos do jogo, sendo algumas delas especiais, já que quando compartilhadas no jogo para seus amigos poderem usá-las, era possível ouvir uma versão especial de Twister, a música tema de TWEWY, um detalhe bem legal para os fãs do jogo, e principalmente de sua marcante trilha sonora.

Literalmente “Noises”

Bom, agora um detalhe que, por mais que seja simples, é bem interessante, e às vezes passa meio despercebido pelos jogadores.

A influência musical do título é muito bem marcada e presente durante o título todo, mas essa influência não está somente no visual, na história, e claro, na trilha sonora. Durante a jornada de Neku, você encontra vários “Noises”, monstros que tomam formas em diversas criaturas diferentes, mas há uma referência bem legal entre eles.

Os nomes de boa parte dos Noises são referências a vários estilos musicais diferentes, e de diversos gêneros, tome como exemplo o Noise chamado Pig Samba, que tem em seu nome uma clara referência ao estilo musical bem popular por nós brasileiros.

Coco Atarashi

Uma personagem que realmente é interessante no mundo de The World Ends With You é Coco Atarashi, a Reaper mais fofa de Shibuya.

Bem, talvez você não saiba, ou não se lembre de quem é a Coco, e isso faz até sentido, já que não só ela não estava presente no lançamento original do jogo, como ela não teve tanta participação na história principal do título, mesmo aparecendo em relançamentos posteriores (nem Neku e Beat se lembram da coitada em “A New Day” capítulo exclusivo do -Final Remix-).

Mas então, quem é Coco? Coco Atarashi é uma personagem que ao mesmo tempo sendo bem expressiva, é envolta em mistério, já que diferente de seus colegas, ela se apresenta como uma personagem que tanto apoia os Reapers, como também os Players, o’que faz sentido, já que nos jogos em que ela participou, ela de certa forma não se apresentava como uma ameaça aos protagonistas, já quem em -Live Remix- ela guiava o jogador, e em -Solo Remix-, ela era a personagem responsável pela venda de DLCs do jogo. A última participação da personagem foi no último lançamento de The World Ends With You, o -Final Remix- tendo uma participação crucial principalmente em A New Day, não só participando bastante, como também até mesmo sendo responsável por algumas surpresas do capítulo, mas não vou detalhar para não dar Spoilers, claro.

Mas, se você quiser ver mais de Coco, pode ficar tranquilo, já que não só ela marcará presença em NEO: The World Ends With You, como também aparenta ter uma participação bem mais importante para a história, além de contar com um novo visual adorável.

Mas, falando sobre a outra participação anterior dela…

-Live Remix-

Dentre os títulos associados a The World Ends With You, os mais famosos são as suas versões Remix, mais especificamente, a -Solo Remix-, para dispositivos móveis, e a -Final Remix-, para Nintendo Switch, mas há outro título “Remix” que é pouco conhecido, o -Live Remix-, seria esse uma outra versão do jogo principal? Na verdade não!

The World Ends With You -Live Remix-, foi um jogo para dispositivos móveis, feito em parceria com a Square Enix e a GREE, e ficou disponível apenas no Japão.

O interessante deste jogo é que um dos elementos mais notáveis dele é que havia uma interação muito importante entre os jogadores, já que no inicio da semana, os jogadores eram reunidos em grupos de 20, e que juntos deveriam se unir e derrotar o Noise lider até o fim da semana para vencer.

Outros detalhes interessantes do jogo é que foi neste título que Coco Atarashi fez a sua estreia, sendo a guia do jogador, e além disso, diferente dos títulos anteriores, e até mesmo posteriores, ela possuía algumas animações que eram únicas, sendo que ela piscava, e às vezes até as orelhas de seu casaco se movimentavam um pouco. Também, o sistema de batalha do jogo funcionava de forma bem similar ao -Solo Remix-, mas a jogabilidade foi feita para utilizar o celular de forma vertical, e não horizontal, como em -Solo Remix-.

Bom, caso você tenha curiosidade de jogar, infelizmente isso não é mais possível, já que o jogo foi descontinuado em 2014, sendo uma experiência bem interessante, mas que não durou muito tempo.

Minamoto e o número π (Pi)

Por fim, vamos falar uma curiosidade bem interessante de Minamoto Sho, um dos Reapers mais importantes da série, e um dos personagens favoritos de muitos fãs.

Mas, dessa vez eu gostaria de avisar que, essa última curiosidade contém Spoilers do jogo, ou seja, se você não quiser receber Spoilers do jogo, eu recomendo que você o jogue antes de ler!

Bom, para quem já jogou ou conhece o personagem, uma característica que fica bem clara dele é o seu conhecimento e uso de termos da Matemática e de Álgebra, sempre sendo calculista, se utilizando de unidades de medida, e até mesmo escrevendo as missões como equações, se tem uma característica bem marcante de Sho, é sua paixão pelos números.

Mas dentre as várias menções matemáticas e algébricas, uma que ficou bem marcada, mas também sútil, foram as referências ao número Pi.

No último dia da semana, quando você encontra o Reaper, assim como era esperado, você deverá enfrentá-lo em uma grande batalha, e então, após derrotá-lo, uma de suas falas antes de tentar um último ataque na dupla, recita um número enorme, tão grande que ocupa 3 balões de fala. Para quem ficou atento, percebeu que esse número não era somente um aleatório, mas sim uma parte do número Pi!

Mas essa não é a única referência do personagem ao número, na verdade, essa segunda é bem mais discreta. Após enfrentar o personagem, é possível ver suas características na lista de Noises, e dentre essas informações, está seu HP, que diferente da maioria dos inimigos, não contém um número exato. Mas que número é esse? São os 4 primeiros dígitos de Pi! Mas essa referência não para por aí, já que adiante no jogo, após enfrentá-lo uma segunda vez, os pontos de HP dele nesse último encontro são os 4 números seguintes!

E essas foram as curiosidades das várias curiosidades de TWEWY que eu quis compartilhar com vocês! Gostaram? Já sabiam delas? Conte para nós nos comentários! Adoraríamos ouvi-los!