10 Fatos e Curiosidades sobre The Last Of Us

The Last Of Us é um jogo de Sobrevivência, Ação, e Survival Horror, lançado originalmente em 2013, o jogo foi publicado pela Sony Interactive Entertainment e foi desenvolvido pela Naughty Dog, empresa responsável por franquias clássicas e adoradas pelo mundo todo, como por exemplo as franquias Jak and Daxter, Crash Bandicoot e Uncharted.

É muito provável que você já tenha ouvido falar de The Last Of Us, o jogo foi reconhecido e adorado desde seu lançamento até hoje, sendo considerado um dos melhores jogos da plataforma onde foi primeiramente lançado, o Playstation 3, mas também é considerado por muitos até mesmo um dos melhores jogos do século em que foi lançado, com vários pontos positivos que sustentam esse argumento por parte dos fãs.

Mas por mais que o jogo seja sim vastamente conhecido pela comunidade fã de jogos, e até mesmo de fora dela, há diversas curiosidades, fatos, e até mesmo detalhes que valem a pena dar uma olhada de tão interessantes que são.

Então, sem mais delongas, eu lhes apresento 10 Fatos e Curiosidades sobre The Last Of Us.

Referências a Uncharted

O jogo possui diversas referências a franquia Uncharted, e são tantas referências que há a teoria de que as duas série de jogos se passam no mesmo universo! Aqui vão elas:

Depois de encontrar Sam e Henry, na casa, é possível encontrar pelúcias em um dos quartos, sendo uma dessas pelúcias, uma de Nathan Drake, protagonista de Uncharted.

Em uma das lojas de brinquedo que você pode visitar no jogo, é possível ver o Uncharted: The Board Game, um jogo de tabuleiro de Uncharted, que existe de verdade!

Há um momento no jogo, que você irá visitar um bar, que não só é o mesmo bar que está presente em Uncharted 3, mas o nome do bar aqui se chama “ O’Sullivan’s Pub”, sendo  uma referência a um personagem frequente da série Uncharted, o Victor Sullivan

Por fim, em diversos momentos do jogo, é possível ver edições do jornal “Uncharted 13”, sendo mais uma vez, uma clara referência a Uncharted.

The Last Of Us: One Night Live

Por volta de 2014, 1 ano depois do lançamento original do jogo, foi realizado o The Last Of Us: One Night Live, um evento teatral e musical que recriou os principais e mais importantes momentos do jogo, tendo como participação todo o elenco original da captura de movimentos do jogo atuando seus respectivos personagens, a participação Gustavo Santaolalla, responsável pela composição da trilha sonora do jogo, tocando suas composições ao vivo, a participação de Neil Druckmann, o diretor criativo do jogo, e até mesmo teve a revelação ao vivo de um final secreto, que se passa após o final do jogo, de fato, foi um evento único para os fãs, mas não se preocupe, se você ainda não viu, é possível achar fácil oficialmente pelo Youtube (Menos o final secreto, a transmissão do evento infelizmente é encerrado antes que ele aconteça).

O Fungo

Sabia que o fungo que é o principal responsável por toda a situação e todo o cenário do jogo foi inspirado em um fungo real? 

De fato, no nosso mundo, existe um fungo chamado Ophiocordyceps sinensis, um fungo parasita que, assim como no jogo, mata e manipula o hospedeiro que foi infectado, se alastrando pelo cérebro dele, onde pode se espalhar e gerar mais vítimas. Mas não se preocupe, esse fungo ataca somente formigas e artrópodes similares, ou seja, diferente do jogo, não é possível para esse parasita infectar os humanos e causar um estrago tão grande como no jogo que lhe usou como base.

Gustavo Santaolalla

O responsável pela trilha sonora do jogo, é o compositor argentino Gustavo Santaolalla, um compositor renomado, que não só trabalhou em diversos filmes, mas também até mesmo já conseguiu 2 prêmios do Oscar na categoria “Melhor trilha sonora original”, com seus trabalhos nos filmes Babel e O Segredo de Brokeback Mountain. Mas, o fato interessante sobre ele é que, o trabalho realizado por ele em The Last Of Us foi o seu primeiro trabalho para um Game. Outro fato também interessante da produção da trilha sonora, é que Santaolalla compôs as trilhas de uma forma mais experimental, trabalhando principalmente com instrumentos que ele não sabia tocar, ou que ele tinha pouco contato e experiência.

Outras Inspirações

O jogo teve inspiração em várias obras de diversas mídias diferentes, desde quadrinhos e filmes, a até mesmo documentários.

Dentre os vários nomes, estão os livros  “The World Without Us”, “A estrada” e “City of Thieves”, o documentário “Planet Earth (Planeta terra) da BBC, e vários filmes, como “A lista de Schindler”, “Gravidade” e “Onde os fracos não têm vez”.

Estudos sobre Pandemias

Neil Druckmann, o diretor criativo do jogo, não só se inspirou em fungos e outras obras pós apocalípticas para criar o seu universo, mas também estudou e pesquisou sobre as diversas pandemias que atacaram o mundo ao decorrer da história, como por exemplo a Gripe espanhola de 1918, sendo um dos principais intuitos dele ao realizar essas pesquisas, reparar qual era a reação dos seres humanos durante esses tempos difíceis, como que a gente historicamente tentou parar essas situações, e até mesmo o medo e desespero sentido na época, servindo assim de base para o jogo. 

Sonhos Americanos

No mesmo ano do lançamento do jogo, meses depois foi lançada a série em quadrinhos The Last Of Us: American Dreams (Sonhos Americanos), uma história que se passa antes dos acontecimentos principais do jogo, sendo protagonizado pela personagem Ellie, e a sua amiga Riley Abel

Em sua produção, a sua narrativa foi escrita por Neil Druckmann (Diretor criativo do jogo) e Faith Erin Hicks, animadora e cartunista responsável por diversas histórias em quadrinhos, como “The Nameless City”, “Friends With Boys”, e os quadrinhos de “Avatar, a lenda de Aang”.

Caso você tenha interesse pelos quadrinhos, eles foram publicados aqui no Brasil pela Editora New Pop, pelo nome de The Last Of Us: Sonhos Americanos.

Premiações

O jogo venceu várias premiações desde seu lançamento, acumulando mais de 200 deles!

Dentre os vários prêmios, muitos deles vão para Melhor interpretação Masculina, Melhor interpretação Feminina, Melhor jogo do ano, Melhor trilha Sonora, Melhor áudio, Melhor personagem Masculino, Melhor personagem Feminino, Melhor Narrativa, dentre vários outros.

A Capa do Jogo

Uma curiosidade bem legal, é que em relação a capa do jogo, a Naughty Dog, produtora dele, foi pressionada para que a Ellie, uma das protagonistas do jogo, não ficasse em destaque na capa, para quê o outro protagonista, o Joel, ocupasse o lugar de destaque.

A Naughty Dog, não só se recusou a fazer isso, mas fez questão que a Ellie ficasse em destaque não só na capa do jogo, mas também em materiais promocionais e até mesmo na capa da edição remasterizada do jogo para Playstation 4.

O “vazamento” da sequência

Por fim, eu gostaria de contar o caso em que a Parte 2 de The Last Of Us foi acidentalmente confirmado antes de seu devido anúncio.

Em Agosto de 2015, a Naughty Dog realizou uma Live com a participação de vários membros da casa, mas o vazamento aconteceu em um momento quando Josh Scherr, um dos escritores da empresa, acidentalmente se referiu ao jogo como “A primeira parte de The Last Of Us”, o’que gerou muitas dúvidas por parte dos fãs mais aficionados, sendo possível afirmar que, se essa era a “Primeira parte”, é bem provável que de fato vá existir a segunda parte, e de fato os fãs estavam certos, já que no ano seguinte de 2016, foi de fato anunciada a sequência “The Last Of Us: Part 2