É inegável que a franquia Resident Evil, da Capcom, revolucionou a os games de terror com sua primeira parcela de jogos clássicos de sua geração e revolucionou os games de ação com seus jogos posteriores começando com Resident Evil 4. Porém existe uma leva de curiosidades que podem ser desconhecidas até mesmo pelos fãs que já zeraram esses jogos várias vezes. Por isso farei um especial com 10 curiosidades de todos os jogos da franquia. Começando hoje com o primeiro jogo, Resident Evil , lançado inicialmente para o console Playstation 1, da Sony em 1996.
10 – Inicialmente seria um Remake de Sweet Home
Antes de trabalhar na franquia Resident Evil o diretor do game Shingi Mikami havia trabalhado em um game para Super Nintendo chamado Sweet Home. Um game de terror, que assim como Resident Evil 1 era sobre uma casa mau assombrada, com a diferença que ao invés de zumbis existiam vampiros. A ideia inicial era fazer um remake com gráficos em 3D do jogo de Nintendo mas com o passar dos 3 anos de produção a ideia foi alterada e se optou pela construção de um jogo original. Porém diversos elementos de Sweet Home ainda podem ser observados em Resident Evil.
9- Inicialmente seria um jogo em primeira pessoa
A ideia inicial do diretor Shingi Mikami era fazer de Resident Evil um jogo em primeira pessoa, porém após o lançamento do game Alone in the Dark o diretor ficou fascinado com a ideia de câmeras fixas e decidiu adaptar seu jogo para esse novo estilo. Durante a produção também houve a ideia de adotar uma opção extra de câmera em primeira pessoa mas a ideia foi descartada.
8- Um jogo cooperativo
Outra ideia descartada foi a inclusão de um modo cooperativo com dois jogador, esse modo foi incluído até mesmo em trailers beta porém foi descartado por razões desconhecidas, provavelmente por problemas de câmera.
7- Os baús não seriam conectados
Na sua Beta inicial cada baú guardaria itens de forma individual, diferente dos baús conectados que conseguimos na versão final. Porém na versão remake do jogo essa ideia foi adotada em um de seus modos de dificuldade.
6- Personagens alterados
A ideia inicial também oferecia um elenco de personagens diferentes, como podem ser vistos na imagem, Dewey e Gelzer seriam ajudantes dos protagonistas, porém foram descartados da versão final.
5- O nome original é Biohazard
Embora seja conhecido internacionalmente como Resident Evil sua versão original japonesa era e até hoje é chamado de Biohazard. O motivo da mudança de nome internacionalmente é uma banda do mesmo nome, porém Shingi Mikami já admitiu em entrevistas que para ele o nome sempre será Biohazard. Como forma de homenagem o game Resident Evil 7 tem como subtítulo Biohazard.
4- A cena dos olhos
A clássica cena de abertura com o olho na tela de título teve que ser realizada com o ator puxando os olhos para ficarem bem abertos, já que o ator não conseguia abrir da maneira que o diretor pedia de forma natural.
3- Diversas versões
O jogo foi bastante censurado em sua época, o que gerou lançamentos de sua versão com menos censura futuramente. Essas versões incluem Director’s Cut e Uncut que foi realizada usando como base o Alpha.
2- Censura na abertura
A abertura do game com atores reais também recebeu diversas censuras. Como a morte de Joseph pelos cachorros e o personagem Chris fumando um cigarro sendo trocada por ele olhando para a tela.
1- Uma péssima dublagem
O game é conhecido como tendo uma das piores dublagens no mundo dos jogos recebendo bastantes memes por causa disso. Um desses memes é a famosa cena de Jillsandwich, jogos posteriores contratariam dubladores mais profissionais mas erra já estava feito. Outra curiosidade dentro dessa é que o game nunca recebeu dublagem em japonês.