10 Anos de Nintendo 3DS: O começo de um sonho

No dia 26 de Fevereiro, o Nintendo 3DS completou seu décimo aniversário, este console quebrou recordes, manteve vivo o carinho por portáteis e ajudou a Nintendo a segurar a barra durante o fracasso do Wii U. Mas nem tudo foram flores nessa jornada, e para comemorar o aniversário deste portátil, que tal relembrarmos um pouco sobre seu lançamento?

O Primeiro Console 3D

A história começa muito antes do lançamento do 3DS. A Nintendo já havia demonstrado interesse em lançar jogos tridimensionais, e em 1995 chegou a colocar a ideia em prática, ao lançar o Virtual Boy, console “portátil” que rodava jogos com efeito tridimensional, mas além de um design que estava longe de ser prático, os tons vermelhos das imagens  eram incômodos demais para jogar por longos períodos. Apesar de não ter dado certo em um primeiro momento, a Nintendo não desistiu de lançar um console 3D.
Mario clash, jogo de Virtual Boy

Nintendo DS

No começo dos anos 2000 os fans mais afeiçoados já sabiam que a Big N estava trabalhando no “Projeto Nitro” nome temporário para o console que chegou as lojas em 2004, o Nintendo DS. O conceito Dual Screen (DS) consistia em duas telas que rodariam o jogo simultaneamente, sendo a tela inferior Touch. O console apresenta duas câmeras, wireless local e em seus primeiros modelos, até mesmo compatibilidade com cartuchos de Game Boy Advanced (portátil que o antecedeu) o sucesso do Ds foi grande, o que gerou novas versões do mesmo (DS Lite, DSi e DSi Xl) mas estes eram apenas redesing com algumas melhorias, nada muito revolucionário ou fora da caixinha. Por enquanto.
Caso não se lembre (ou não tenha vivido), a partir dos anos 2000 o 3D começou a ganhar mais espaço   na indústria do entretenimento, mesmo que existisse muito antes disso, foi nessa década que diversas produtoras passaram a produzir intensamente este tipo de conteúdo, seja para animações, longa metragens ou jogos. Mas o 3D costumava exigir algo mais, o óculos, acessório que transformava aquela imagem trêmula em algo único com uma ideia de profundidade. Mas levando o 3D para videogames, estes óculos não eram práticos para a jogabilidade, como a própria Nintendo notou.
Satoru Iwata apresenta o 3DS
E foi abordando os óculos 3D que Reggie Fils-Amie, na E3 de 2010, começou a nos introduzir ao assunto. Mas foi apenas quando Satoru Iwata entrou no palco, que fomos apresentados ao novo portátil da empresa, o Nintendo 3DS, que começou a ser comercializado no primeiro semestre de 2011. Como todo console que chega ao mercado, havia certa desconfiança quanto a essa novidade, mas a principal era justamente sobre o selling point do console.

Nascimento turbulento

A ideia de jogar em 3D sem precisar de qualquer outro acessório era tentadora, mas para alguns, parecia suspeita demais, quais seriam as implicações a longo prazo? Será que o console seria capaz de danificar a visão dos jogadores? Bom, esse burburinho ganhou força quando a própria Nintendo instruiu que crianças abaixo de 6 anos jogasse sem o efeito tridimensional, pois como a visão está em desenvolvimento nesta idade, o 3D poderia impactar o desenvolvimento deste sentido. E convenhamos, um pai não quer comprar para seu filho algo que possa prejudica-lo.
Mas este não foi o único problema inicial, o console não estava vendendo como era esperado, em seu primeiro trimestre no mercado o portátil vendeu apenas 710 mil unidades em todo o mundo, tenha em mente que este foi o primeiro relatório financeiro da empresa desde o lançamento do 3DS nas Américas e Europa, estão as previsões iniciais eram de vendas muito maiores. Um dos responsáveis por isso foi o preço inicial do produto, 250 dólares Estadunidenses, esse valor alto afastou os consumidores do produto, fazendo com que o sistema anterior (DSi) ainda vendesse melhor que seu mais novo modelo.
Outro problema, em breve haveria concorrência no mercado, já que o playstation Vita chegaria ao mercado no mesmo ano. Estes fatores faziam com que o jovem 3DS parecesse fadado ao fracasso, alguns especialistas já diziam que apenas o lançamento do Wii U poderia salvar a Nintendo.

A Grande Virada

Mas tudo mudou quando a Big N decidiu derrubar o preço do console, que passou a custar 169,99 Dólares, com o valor muito próximo ao do DSi e toda a biblioteca de jogos do console anterior, as vendas alavancaram. Ao fim do ano, com o lançamento do Ps Vita em um valor consideravelmente mais caro do que o 3DS, o console da Nintendo se manteve na frente nas vendas.

Com a chegada dos exclusivos o console passou a vender cada vez mais, e quando o Wii U decepcionou financeiramente, coube ao 3DS gerar a maior parte dos lucros em vendas de console. Ao longo de sua vida, o modelo também rendeu outras versões, com novas melhorias, como o 3DS XL, New 3DS e 2DS(que rodava os cartuchos de 3DS, Mas sem a opção de 3DS.

O Legado

Apesar de um começo conturbado, o 3DS teve uma vida longa e cheia de sucessos, o console foi oficialmente descontinuado em 17 de setembro de 2020, e somando a venda de todos os seus modelos, vendeu mais de 78 milhões de unidades ao redor do mundo. Sua biblioteca gigantesca torna praticamente impossível jogar tudo o que este console proporciona, jogos incríveis como Legend Of Zelda Ocarina Of Time 3D, Kid Icarus Uprising, Animal Crossing New Leaf, Mário 3D land, Pokemon Omega Ruby/ Alpha Sapphire, entre tantos outros, e até hoje, é um excelente portátil para se ter.