Pânico 5 – A Experiência

Pânico

Convidados pela Paramount Brasil, o NVS Mundo Geek esteve para conferir Pânico, ou Pânico 5, como queira, que tinha muita expectativa envolvida, principalmente por retorno de personagens clássicos da franquia e é sobre ele que vamos hoje! Vem comigo no primeiro texto do ano! 

Primeiramente, como foram de final de ano? Foi tudo bem? Fizeram uma boa passagem? Deixa aqui nos comentários como foi, e claro, um feliz ano novo para você que está lendo esse texto. Tenho certeza que esse será um de muitos textos que estão por vir e vamos arrebentar juntos!  

Última coisa, esse texto não terá spoiler e contará mais com as minhas impressões e sensações sobre o filme do que propriamente a história para não estragar a sua experiência na hora de vê-lo. Combinados? 

História, clichês e críticas em Pânico

Como todo filme do Pânico 5, sempre temos alguém vestido de Ghostface saindo por aí matando geral por algum motivo. E aqui não é diferente. Não vou entrar em méritos de razões e quem é, pois, já avisei, mas eu achei hilário quando descobri!  

Mas o que realmente me fez olhar com um carinho especial sobre esse filme é que ele não é apenas aquele plot básico de que “há um assassino entre nós” … ok, isso é uma boa parte do filme. Mas todos esses acontecimentos respigam no passado da franquia quando, “personagens-legados” são postos em cena.  

E o brilhantismo é esse, tratar com respeito o passado, mas mirando o futuro, ou talvez um bom descanso para a franquia após esse filme.  

Além disso, a história faz altíssimas referências a filmes de terror, sejam novos ou antigos, assim como claro, os filmes anteriores da franquia. E não só isso, o uso de metalinguagem é avassalador, gostaria muito de citar uma cena em específico, mas não vou, só posso garantir que os diretores e roteirista desse filme acertam em cheio, digno de aplausos, pelo menos da minha parte.  

Outra coisa que o filme brinca e muito com o espectador é com clichês. Sim, eu gosto de clichês quando eles são bem feitos, o que é esse o caso. Além de piadas que qualquer filme de terror faz, e aqui vale ressaltar que muitas piadas estão escondidas por trás de uma metalinguagem.  

A fórmula do terror se faz presente em todo momento, seja em toques de celular, algum momento da trilha sonora e brilhantemente te deixa na expectativa e na ponta da cadeira esperando qual será o momento em que vai dar ruim para um determinado personagem.  

Por último, mas não menos importante, o filme por vezes não se leva a sério e faz críticas a sequências de filmes e a cultura do “Fandom”, como os fãs hoje em dia acabam brigando por tudo hoje em dia, é hilário!! 

Atuações

Eu não tenho muito para reclamar dos atores desse filme, os principais que estão no centro da história são muito bons, só queria dar um destaque negativo para a Melissa Barrera, a Sam Carpenter, por momentos que via ela meio com a mesma expressão, sendo em momentos de tensão ou normais. Maaaas, a minha personagem favorita desse filme é de longe, mas muuuuito de longe é a Mindy Meeks-Martin, interpretada pela fantástica Jasmin Savoy Brown. Ela é a cabeça do filme e toda cena dela é algo interessante de ver, já que ela é uma nerd descolada do grupo.  

E claro, os tais “personagens-legados” são atrações a parte e certamente vai trazer um quentinho no coração dos fãs da franquia.

Fotografia e Som

Com boas sequências filmadas, o filme não me incomodou em nada visualmente e em questões sonoras, é momentos um personagem do filme, já que a trilha faz total diferente num filme como esses. 

Agora, vamos aquela primeira pergunta do ano. 

Vale a pena ver Pânico 5, Luiz? 

Eu diria para você ir de cabeça nessa se tiver a oportunidade. Se for fã da franquia então, não tenha dúvidas e claro que me conta depois o que achou do filme.  

Por vezes, eu gosto de sentir o termômetro da sessão que eu vou, por vezes gosto de ver alguém que está um pouco mais animado com o filme, as risadas, choros ou incômodos. Esse filme mostrou tudo, menos incômodos, era muito natural ouvir ao final as pessoas dizerem “bem legal né?” e isso conta muito para mim, pois eu também gostei demais, mesmo não sendo um fã hardcore da franquia.  

Claro, se você não gostar, não tem problema, afinal, como eu também ouvi de alguém, é normal “digerir” o filme, talvez possa ser seu caso também, caso não tenha gostado.  

Mas, tá mais que aprovado esse filme por esse redator que vos escreve!  

NOTAS: 

Diversão: 5/5
Fotografia: 5/5 
Som: 5/5
Roteiro: 4/5 

Nota Geral: 4.75/5 

Quero agradecer a Paramount Brasil pelo convite, bem como o NSV Mundo Geek que me deu essa oportunidade. Lembrando que a sessão contou com todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.  

Pânico 5 está disponível hoje em todas as salas de cinema do Brasil.  

Até semana que vem!