Origens Secretas – Como construir um herói.

Origens Secretas é um prato cheio para todo aquele que se considera um  nerd ou geek. O diretor  David Galán Galindo faz uso do universo de super-heróis de maneira escancarada e totalmente sem medo, as referências passam longe de serem indiretas, são todas apresentadas deliberadamente e sem receio das gigantes DC Comics, Marvel Comics e outras. Outro fator interessante também é o assunto ser explorado em região europeia, mais precisamente em Madri, na Espanha.

A história principal é construída em cima da vida do policial David (Javier Rey) que faz o típico adulto chato que evita se deixar cativar pelo mundo da fantasia, ao mesmo tempo, sua recente posição como um defensor da lei também não é fácil, ainda mais após presenciar uma forte cena de assassinato e de perder seu mentor Cosme (Antonio Resines) que devido aos problemas de saúde que tem se aposentar um  pouco mais cedo.

Cosme é um detetive muito experiente e bem respeitado entre seus colegas, conhece todas as regras do jogo e possui muitas habilidades que são exploradas mais a frente na história. Possui dois filhos, o falecido Javier (Álex García), que seguiu seus passos e também se tornou policial, responsável pela cena de abertura do filme e, Jorge (Brays Efe), apresentado como o perfeito estereótipo nerd, o cara dos quadrinhos, gordinho, dono de uma Comic Shop, que utiliza camiseta de heróis, coleciona Action Figures e entende tudo do universo geek.

O assassinato que tanto chocou David referenciava a origem do Incrível Hulk, fato que foi percebido por Jorge, enquanto seu pai estudava o caso. David pelo contrário não acreditava muito no rapaz, achava toda a história pouco provável e muito infantil. No entanto, após a segunda morte, o modus operandi do assassino fica claro, representar as origens dos heróis e David se viu obrigado a solicitar a ajuda de Jorge, uma ordem direta de sua chefe Norma (Verónica Echegui), uma jovem delegada durona, que dividia seu tempo entre suas obrigações com a lei e a prática de cosplay.

Os assassinatos continuavam e logo a intenção do assassino fica clara para Norma e Jorge, seu interesse era provocar David ao máximo e transformá-lo em um herói encapuzado, a fixação por David se deu pelo fato do policial ter uma história de vida parecida com a do Batman e também pelo seu ceticismo. Tem-se então o contexto inteiro de uma história de herói, composta pelo mentor (Cosme), o ajudante (Jorge), a donzela (Norma), o primeiro supervilão (O assassino) e a origem do herói (David), mais clichê impossível, porém muito divertido.

Claro que todas as cenas que se passam no decorrer da história são bem previsíveis, na verdade é aí que está a diversão toda, a cada segundo você fica tentando adivinhar o que a história irá abordar e qual referência eles irão usar, mas não pensem que é só besteirol que o filme aborda, também há sutis críticas envolvendo às práticas e hábitos da recente geração e as concepções antiquadas das gerações anteriores.

Resumindo é um filme muito divertido, que explora muito a cultura pop, trazendo à tona todo o universo nerd que é cada dia mais presente. É gostoso e interessante ver as referências aos mangás, animês, mundos medievais, quadrinhos e a todos os integrantes desta vasta cultura, se você se considera um geek, otaku, nerd ou qualquer outra denominação que exista, pode curtir o filme sem medo porque a diversão é garantida.