Bound, no título original, Ligadas pelo Desejo é o primeiro filme das irmãs Wachowski, as mesmas diretoras do sucesso de bilheteria e crítica Matrix. Elas também fizeram sua estreia no Netflix com a série original ótima chamada Sense8.
Em Ligadas pelo Desejo, acompanhamos o desenrolar de um romance entre as duas personagens principais, Violet e Corky, vividas respectivamente pelas atrizes Jennifer Tilly e Gina Gershon.
Violet é uma típica femme fatale. Decidida e sedutora, ela mantém uma relação atribulada com Casear (interpretado por Joe Pantoliano), que trabalha para a máfia lavando dinheiro. Porém, logo no primeiro encontro com Corky, a atração das duas é imediata e logo elas começam um romance escondido.
Corky é uma ex-presidiária que é contratada para arrumar o apartamento ao lado do de Violet e é assim que elas se conhecem. Logo no primeiro momento, Corky se sente enfeitiçada por Violet. Após alguns momentos intensos com Corky, Violet aparece com uma proposta que poderá mudar a situação das duas para sempre.
Após ouvir Casear e seus parceiros da máfia torturar um homem que tem roubado dinheiro deles, Violet vai até Corky em busca de conforto, dizendo que quer sair dessa vida. Além disso, sabendo que Casear conseguirá pegar de volta os quase dois milhões de dólares, Violet propõe à Corky que elas roubem esse dinheiro e fujam. Corky primeiramente não confia muito em Violet, mas depois acaba concordando e as duas começam a arquitetar o plano perfeito para enganar Casear e pegar o dinheiro sem que ele saiba que foram elas.
A produção recebeu muitas críticas boas, o que ajudou as irmãs Wachowski a conseguir dirigir/escrever a trilogia Matrix. A inspiração usada para o filme foi de Billy Wilder (diretor de ‘O Crepúsculo dos Deuses’ e famoso na Era de Ouro do cinema em Hollywood) para contar um Noir com uma mistura de sexo e violência.
Apesar de o filme ter sido feito com baixo orçamento, ele é muito bem realizado e encaixa muito bem o romance entre as duas protagonistas com o tema máfia no filme. Ligadas pelo Desejo se mostra um thriller ótimo, com cenas sexy e também cheio de ação, o que faz do filme super envolvente. A relação de Corky e Violet é muito bem desenvolvida, de maneira rápida, porém realista e natural. O filme entretém até o fim, com tomadas marcantes e o humor das diretoras se tornando grande destaque, assim como as interpretações de todos os atores.
Recomendadíssimo para todos os fãs de filmes Noir e até mesmo para aqueles que pensam em começar a assistir filmes do gênero.