Imperdoável – Ótima atuação de Sandra Bullock

Imperdoável

Imperdoável é um filme lançado pela Netflix, dirigido por Nora Fingscheidt e estrelado por Sandra Bullock.

Após cumprir pena por um crime violento, Ruth volta ao convívio na sociedade, que se recusa a perdoar seu passado. Discriminada no lugar que já chamou de lar, sua única esperança é encontrar a irmã, que ela havia sido forçada a deixar para trás.

ENFRENTANDO O PASSADO

Imperdoável é um filme que me chamou a atenção logo que assisti ao trailer e estava com bastante expectativa para assistir. Com certeza não me decepcionei, mas acredito, sim, que o final tenha deixado a desejar. Queria que tivessem explorado mais o que acontece ao final da história. Senti muita falta disso. Acredito que quiseram deixar um final mais em aberto, mas não sei se funcionou aqui.

Sandra Bullock vive Ruth, uma mulher marcada por um crime do passado. Ao tentar proteger a irmã e sair de uma situação desfavorável, ela acaba matando um policial. No filme, é bem explorado o como esse tipo de crime marca uma pessoa. Quando os colegas de trabalho de Ruth descobrem sobre seu passado, ela sofre com a violência. Dá para perceber que o crime de matar um policial é algo muito grave e muitas pessoas ficam com raiva de Ruth.

É interessante também a breve conversa que a personagem de Viola Davis tem com seu marido, dizendo que se fossem seus filhos que tivessem cometido tal crime, eles provavelmente estariam mortos. O que é verdade. A tolerância a pessoas negras cometendo algum crime é muito menor e, realmente, Ruth só continuou viva por ser branca. Mesmo com esse diálogo e outro que Viola Davis se destaca, a atriz foi muito mal aproveitada nesse filme. Esperava ver muito mais dela em tela.

© Netflix

DESTAQUE PARA SANDRA BULLOCK

Realmente o destaque do filme vai para a atuação de Sandra Bullock. É possível sentir toda a angústia e dor da personagem apenas ao olhar para ela. A atriz mantém uma postura contida com momentos de explosão e raiva. O grande drama aqui é Ruth tentar se recolocar dentro da sociedade e a busca por sua irmã, Katherine, que não lembra dela. Katherine foi adotada e ainda sofre com flashes do passado, o que causa a ela problemas para seguir em frente.

Algo que me incomodou um pouco em alguns momentos foi a trilha sonora. Sendo muito estridente em momentos desnecessários e alguns cortes excessivos para mostrar o passado. Apesar disso, a forma como Imperdoável é filmada funciona muito bem, com closes no rosto da personagem, o que causa uma angústia e aproxima-nos dela.

Imperdoável não é um filme memorável, mas levanta pontos interessantes sobre o quão marcada uma pessoa fica depois de um crime. Também mostra como as pessoas que perderam alguém nesse crime tentam buscar justiça com as próprias mãos, fazendo com que o ciclo de violência perdure. A virada que acontece no final do filme também é muito boa e confesso que me pegou de surpresa.