Enola Holmes – Uma aventura cativante

Baseado na série de livros de mesmo nome da autora Nancy Springer, Enola Holmes é o novo lançamento da Netflix. O filme é estrelado por Millie Bobby Brown,Sam Claflin, Henry Cavill e Helena Bonham Carter e dirigido por Harry Bradbeer.

No dia do seu aniversário de 16 anos, Enola acorda e percebe que sua mãe sumiu. Na história, Enola é a irmã do famoso detetive Sherlock Holmes, e foi criada somente pela mãe, com a qual ela mantém uma relação muito próxima. Sua mãe a ensinou sobre inúmeras coisas, o que faz com que Enola seja tão genial quanto seu irmão. Apesar disso, Enola não é próxima de Sherlock e nem de Mycroft, seu outro irmão.

Inconformada com o sumiço da mãe, e não querendo ir para um colégio interno para o qual Mycroft quer mandá-la, Enola foge e segue as pistas deixadas por sua mãe no presente de aniversário que ela deu para Enola. A partir daí, é uma aventura para a garota decifrar os códigos e encontrar a mãe. Ela descobrirá coisas que a mãe escondeu dela e os motivos pelos quais ela sumiu.

©Netflix

Enola se disfarça (o que remete ao que seu irmão, Sherlock, também faz muito) e pega um trem. Nesse trem, ela encontra com Viscounde Lord Tewksbury, um garoto que está em fuga. Os dois unem forças e vão para Londres juntos. Mesmo depois de se separarem na grande cidade, os caminhos dos dois ainda irão se cruzar.

Enola Holmes é um filme cativante que nos leva em uma aventura liderada pela incrível Millie Bobby Brown, que está perfeita no papel de Enola. A quebra da quarta parede durante o filme todo faz com que o público se aproxime da personagem e a experiência se torne ainda mais divertida enquanto deciframos os mistérios junto com Enola. Millie Bobby Brown vai da comédia, que é muito presente, ao drama em questão de minutos e é visível a versatilidade da atriz para interpretar qualquer papel.

Além de Millie, todos os atores coadjuvantes foram muito bem escolhidos. Helena Bonham Carter combinou muito bem com a mãe de Enola, Eudoria, que é uma mulher a frente de seu tempo, ensinando Enola a se impor. O filme tem uma história muito feminista, já que Eudoria está envolvida com o movimento Sufragista, que lutava pelo direito das mulheres ao voto. Enola também é uma garota muito forte, que além de seu intelecto, também sabe lutar muito bem, ensinada por sua mãe.

©Netflix

Já Henry Cavill teve o desafio de interpretar Sherlock, um personagem já vivido por muitos atores incríveis, mas o ator conseguiu trazer sua própria visão ao personagem. Ele mostra um lado mais amoroso do frio detetive nas cenas com Enola em que ele mostra que se importa com a garota e admite até que ela é brilhante.

Sam Claflin incorporou Mycroft de uma forma que nos faz desprezar seu personagem. Ele é um homem que se opõe as mudanças, mostrando-se muito machista e carrancudo. Ele é um ótimo antagonista, opondo-se a Enola. Além disso, temos ótimos papéis secundários, como o do inspetor Lestrade e a personagem Edith, que tem uma cena maravilhosa na qual ela confronta Sherlock e os motivos pelos quais o detetive não se interessa por política. 

Enola Holmes é um filme que tem uma história bem fechada e redonda, mas que dá abertura para talvez mais filmes, já que há também mais livros na série de Nancy Springer. É esperar para ver se teremos mais filmes sobre Enola. Se depender do público, que recebeu bem o filme e foi cativado por Enola, essa não será a última vez que veremos essa detetive brilhante em ação.