A convite da Universal, fomos chamados para ver o ultimo filme da nova trilogia Jurassic World. O filme que uni as duas gerações pela primeira vez : Chris Pratt e Bryce Dallas Howard são acompanhados pela vencedora do Oscar Laura Dern, Jeff Goldblum e Sam Neill. Dirigido por Colin Trevorrow que possui o desafio de encerra essa épica trilogia com o filme Jurassic World Domínio.
Do que se trata ?
O filme acontece quatro anos após a destruição da Isla Nublar(evento que aconteceu no segundo filme). Os dinossauros agora sobrevivem no mesmo ambiente dos humanos, caçando-os ou simplesmente “coexistindo” em todo lugar do mundo. Esse frágil equilíbrio remodelará o futuro e determinará, de uma vez por todas, se os seres humanos continuarão sendo os principais predadores em um planeta que agora compartilham com as criaturas mais temíveis da história.
Além do grande elenco que volta da primeira trilogia é apresentado novos personagens: DeWanda Wise (“Ela Quer Tudo”), o indicado ao Emmy Mamoudou Athie (“Arquivo 81”), Dichen Lachman (“Agentes da S.H.I.E.L.D.”), Scott Haze (“Minari: Em Busca da Felicidade”) e Campbell Scott (“O Espetacular Homem-Aranha 2 – A Ameaça de Electro”), assim também tendo o retorno de alguns personagens dessa nova trilogia incluindo BD Wong como Dr. Henry Wu, Justice Smith como Franklin Webb, Daniella Pineda como Dr. Zia Rodriguez e Omar Sy como Barry Sembenè.
O que eu realmente achei do filme?
Existem limites de como esmiuçar uma franquia (espremer esse limão 15 vezes, ainda da para tirar algum suco?), já havíamos visto o que aconteceu com Star Wars quando tentaram realizar uma nova trilogia se baseando muito no fan-service da trilogia original, aqui conseguimos ver que eles ainda continuam tentando tirar as mesma referências do primeiro filme, segundo ou terceiro de todas as formas possíveis. Com o final do segundo, houve muitos questionamentos quando saiu o trailer desse filme de como em quatro anos se proliferou tanto dinossauro no mundo e muitas outras perguntas, porem muitas não foram respondidas.
Sendo sincero, ver a velha guarda da trilogia original de Jurassic Park atuando é um deleite, mesmo com o roteiro quebrado que deram a eles. Somente a troca de olhares entre os três Laura Dern, Jeff Goldblum e Sam Neill, da para ver o show de atuação deles, mas não é isso que nos prende ao filme. Existem muito dinossauros novos e mecânicas/regras de como eles são ou o que fazem ou como enxergam, entretanto isso é visivelmente quebrado quando o roteirista bem entende e precisa para dar continuidade a uma cena ou não deixar aqueles personagens morrerem. Não me entendam mal, as cenas de ação e aventura são bem feitas, mas a lógica criada dentro do filme é quebrada ao bel prazer do diretor para tentar dar continuidade as cenas da “melhor” maneira para deixa-las mais interessante no conceito do diretor. Os efeitos continuam ótimos e mesmo com lógicas quebradas para que “um mar de fogo” seja belo.
Conclusão
O filme Jurassic World Domínio para mim traz o sentimento de mais do mesmo dessa trilogia inteira, cenas de fan-service (para lembrar o clássico), com uma ação, aventura e um pouco comédia para entreter o publico em geral de maneira leve. Visivelmente há novos dinossauros interessantes com lutas que muitos irão gostar e com a criação de mais um “maior” predador de sua época, apesar de eu acreditar que o maior predador desse filme é o diretor que não conseguiu ver as falhas tão grandes de seu próprio roteiro. Entretanto, é um filme leve e divertido com personagens protegidos pelo roteiro, aconselho a ver o filme sem pensar muito sobre ele que será uma boa conclusão.