Anime Friends – Resgatando o Status

Este fim de semana (de 06 à 09 de Julho) aconteceu à 15ª edição do Anime Friends, a primeira com a nova administração (A MaruDivision anunciou a compra do evento logo após o AF17) e com algo que talvez tenha sido o mais importante, o resgate de seu status.

O Anime Friends sempre foi o evento que todos queriam estar, editoras, dubladores, gente do mercado, Youtubers e músicos, porém, a algum tempo o evento vinha perdendo o seu reinado para outros, em diferentes partes do país (como o SANA), com marketing e administrações melhores.

 

Porém em 2018 algo mudou, a nova administração trouxe um frescor ao evento, o colocou em um dos espaços mais famosos de São Paulo (Centro de Convenções do Anhembi) e trouxe atrações internacionais com quantidade e qualidade assombrosas, e atrações nacionais de renome (como Guilherme Briggs e Wendel Bezerra), além de Youtubers, bandas, palestras interessantes e até a idol digital Hatsune Miku.

Isso trouxe de volta o velho status do AF, a ponto de todas as principais empresas do ramo otaku, trazerem suas novidades para o evento.

Como por exemplo o caso das principais editoras de mangás do país (Panini, JBC e NewPOP) que trouxeram seus principais lançamentos para o evento, e não foram poucos:

        Panini:

  • Black Clover
  • Fire Force
  • The Irregular at Magic High School
  • JoJo Bizarre Adventures

       JBC:

  • Saint Seiya: The Lost CanvasNewPOP:
  • Toradora (Novel)
  • No Game No Life: War Game (Novel)
  • Made in Abbys

As editoras ainda anunciaram suas novidades no evento, e como destaque temos a JBC e Panini se rendendo a tendência de light novels trazida pela NewPOP:

JBC:
Overloard

Panini:
Sword Art Online

Naruto: The Last

E não apenas editoras fizeram anúncios no evento, tivemos a Sato Company anunciando filmes, com destaque para o live-action de Tokyo Ghoul e o longa de Bungo Stray Dogs, trazido em parceria com o canal de streaming Crunchyroll.

Por falar em Crunchyroll, a mesma também não se fez de rogada e trouxe suas novidades para o evento. Foi exibido no telão da Panini o primeiro capitulo dublado de Black Clover. Além disso, a empresa ainda anunciou a expansão de seu horário na Rede Brasil, que a partir de Agosto será também de Segunda a Sexta com:

Black Clover

Bungo Stray Dogs

Re:Zero

E agora a grande novidade, todos dublados.

O evento teve problemas? Teve, palcos ainda próximos, alguns problemas de som, telões que deram pau (No jogo do Brasil, muitas vezes o telão estava apenas pela metade), um exagero em conteúdos clássicos (como o primeiro Ultraman) que claramente não eram o público-alvo da grande maioria do evento. Mais nada que realmente degradasse ou estragasse o evento e seu clima, pois no final das contas o AF18 deixou uma sensação muito boa, a sensação de que VOLTOU A SER GRANDE.