Yatagarasu – O corvo mensageiro do céu

Olá jovens do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais um texto sobre esta cultura que envolve o Japão. Desta vez vamos tratar sobre o Yatagarasu, um corvo muito conhecido pela mitologia xintoísta.

Yatagarasu – O mensageiro de 3 patas

Conhecido como “o Corvo de 3 Pernas” e “O Mensageiro do céu”, Yatagarasu é dos pássaros mais antigos da mitologia Xintoísta. Não somente conhecido pelo Japão, o tal corvo também é muito retratado em variadas artes e lendas ancestrais de toda a Ásia Oriental e Central. Embora muitos se enganem pelo fato de Yatagarasu vagar pela noite, o corvo mitológico é considerado o símbolo protetor do sol.

Até hoje, em alguns lugares, o corvo é associado ao mau presságio. Mas, o mesmo se converteu ao animal que simboliza a segurança e a proteção por causa do seu senso de direção aguçado, habilidades de navegação pelo desconhecido e do seu bom senso de norteamento.

Imagem relacionada

Como o corvo, muitas vezes visto como mau-presságio, tornou-se guardião e símbolo de proteção? Segundo contam, é devido a seu aguçado senso de direção, a grande habilidade do corvo como um navegador, sempre capaz de encontrar o caminho em terras desconhecidas. Além de ser o mascote no brasão da camiseta da seleção Japonesa no futebol.

A Origem de Yatagarasu

O corvo de três patas tem sido usado há muito tempo no simbolismo religioso e astrológico em toda a China e Japão, particularmente entre aqueles envolvidos com adoração ao sol. As três pernas do pássaro representam o Céu, a Terra e a Humanidade, enquanto o próprio corvo representa o sol. Isso simboliza que o céu, a terra e a humanidade enxergam todos como irmãos um do outro. Também se diz que eles trazem as três principais virtudes dos deuses: (Chi) sabedoria, (Jin) benevolência e (Yuu) valor.

 

As três pernas também podem representar os três antigos grandes e poderosos clãs: Kumano – Ui, Suzuki e Enomoto – que usam um corvo de três pernas como o brasão de seu clã. Assim também como trazem o significado dos três períodos do dia: o amanhecer, o entardecer e o anoitecer.

Até hoje, existem vários santuários  Xintoístas, dedicado ao Yatagarasu. Conhecido como “Yatagarasu Jinjya” (Templo do Yatagarasu), as pessoas podem visitá-los e fazer oferendas em agradecimento pela sua proteção e pela garantia das três virtudes citadas anteriormente: Sabedoria ao agir, benevolência na alma e valor aos princípios.

Lendas do Yatagarasu

O Yatagarasu é retratado nas lendas Xintoístas, no livro de contos históricos do Japão, conhecido como Kojiki. Em seus contos, a lenda diz que o sol estava prestes a ser devorado por um grande e terrível monstro. Contudo, os governantes da Planície do Alto Céu criaram o primeiro corvo, que o fez voar para dentro da boca deste monstro e assim sufocá-lo até a morte.

Agora, levando a um outro lado da história, não apenas tratado no Kojiki, as crônicas japonesas do Nihon-Shoki contam que o  Yatagarasu, corvo de 3 pernas, foi enviado dos céus pela Amaterasu, a Deusa do Sol na mitologia Xintoísta. Este por sua vez que teria a missão de guiar o Imperador das terras, do Monte Kumano (pertencente ao clã Kumano – Ui) até os demais e vastos territórios. Chegando ao ponto de seu destino, o exército do Imperador Jimmu saiu vitorioso de uma batalha pela posse de terras e territórios. A partir deste momento, o Corvo de três pernas passou a ser interpretado como uma evidência da intervenção divina em assuntos humanizados.

Ainda na mesma lenda, acredita-se que Yatagarasu é a encarnação de Taketsunimi no Mikoto, o fundador do clã Kamo, estes que eram grandes sacerdotes da época.

 

Enfim pessoal, chegamos ao fim de mais um texto. Gostou? Restou alguma dúvida? Escreva aqui em baixo dentro da caixa de comentários para podermos trocar uma ideia!