Yagate Kimi ni Naru: A personagem mais importante

Em um texto sobre o anime, Yagate Kimi ni Naru, comentei como cada personagem enxerga sua perspectiva de amor, mas uma personagem que não vimos tanta participação na trama principal, sendo que tem até uma light novel a parte, Saeki Sayaka é o nome dela, assim iremos rever e ver um pouco mais sobre. Aproveitando também que esse mês lançou o mangá dessa obra maravilhosa!

Passado

Sayaka, como vimos no anime, teve um passado um pouco complicado e complexo, onde o preconceito prevaleceu sobre sua primeira experiência amorosa, que sua senpai da época, Chie Yuzuki, se declara para a Sayaka e como alguém sem muita base sobre esse sentimento, acaba aceitando, até mesmo se apaixonando. No entanto, após sua senpai entrar no ensino médio, a mesma rompe esse relacionamento, dizendo que não fazia sentido e até mesmo sendo “infantil”, deixando Sayaka sem chão sobre a situação e até mesmo uma cicatriz.

Amor e Medo

No presente, Sayaka conhece Nanami Touko, uma garota esforçada e talentosa, na qual à primeira vista, não foi um elogio, mas virando amigas, nasce uma admiração e até mesmo uma paixão; assim vivendo sempre ao lado de Touko, como a segunda melhor depois da mesma, só que não importava, contanto que ambas estejam juntas.

Como ambas são melhores amigas, cada uma conhece o que a outra pretende buscar, já no quesito amoroso, as mesmas tentam esconder uma para a outra de maneira falha, na qual a dupla sabe sobre o sentimento de cada uma, mas sem citar sobre. Deixando então Sayaka mais de canto aos olhos de Nanami, criando também um medo sobre confessar seus sentimentos, pois esta recebe várias confissões, seja de garotos ou garotas e sempre são recusadas, além de “acabar” com essa amizade, então ela se decide a cuidar por trás das “cortinas”.

A construção de Sayaka

A Sayaka no anime e no mangá teve seus momentos importantes, mas vemos como sua personalidade e até mesmo o jeito de pensar em seu amor são comuns, até mesmo complexos. Como no passado ela sofreu por um amor que era “infantil”, vemos como ela é mais recuada sobre decisões relacionadas, deixando confusa sobre seu próximo passo, se declarar ou não, sendo que a única que tem sua confiança total é a namorada da professora da escola, Kodama Miyako, que sempre aconselha sobre seus sentimentos. Mostrando que aquele passado ainda lhe dava um pouco de medo.

No entanto, vendo a personagem completa no final do mangá, vemos o quão alcançou a felicidade, tendo uma namorada, a Enamoto Haru, assim conseguiu deixar de lado o pensamento do preconceito sobre duas mulheres namorarem e de seus medos afetarem suas escolhas.