Tsundoku – A arte de empilhar livros não lidos

Olá jovens do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais um texto sobre a cultura japonesa. Nesta semana trarei um termo japonês chamado Tsundoku. Não sabem o que significa? Então venham comigo!

Significado de Tsundoku

Assim como todo idioma tem alguns vocabulários próprios de suas línguas, o Japão também possui algumas. O tsundoku é um exemplo, pois não é possível traduzir ao pé da letra para um outro idioma. O significado mais próximo da palavra, seria “A arte de colecionar livros e não ler”.

Seus kanjis tem o significado de “empilhar” ou “acumular”, somado ao ideograma “leitura”. Esta palavra existe desde o século 19, Era Meiji, no qual se refere a uma pessoa que coleciona pilhas ou prateleiras de livros, mangás, artigos e afins; onde por comprar, não acabam desfrutando da leitura.

Mas como assim, não desfrutar da leitura?

Aqui no Japão é muito comum acontecer com os mangás. Geralmente os japoneses tendem a comprar aquelas revistas grandonas como a Weekly Shonen Jump, que compila todos os mangás da revista com os capítulos da semana. Desta forma, por eles já terem lido o conteúdo, acabam somente comprando os volumes compilados para ter na sua estante e deixa-la lá e ter como um “objeto de apreciação”.

Eu mesmo por sinal cheguei a comprar 2 coleções inteiras de mangás em 2017 que nem cheguei a abrir, por falta de tempo e também por ter perdido um pouco de interesse.

Tsundoku na vida de cada um

Assim como os mangás, é muito comum que os livros acarem ficando empilhados nas casas por um longo período. O Japão é um país conhecido pelo seu excesso na carga horária de serviço, que somado aos afazeres domésticos, vidas social e etc,   não deixa tempo para o lazer diário.

É até difícil ter algum lugar específico dentro da casa/apartamento para suas próprias coleções, já que tudo por aqui acaba tendo, por padrão, um espaço menor. Contudo, isso é característico apenas em grandes cidades como Tokyo por exemplo, por causa de suas construções apertadas.

Os japoneses também são conhecidos por serem muito, mas muito desorganizados. Dependendo de algumas casas, é até impossível tentar sentar no chão pelo tando de lixo, livros, revistas, restos de comida, tranqueiras e roupas espalhadas por rodo o canto. Desta forma, se torna realmente improvável se tenha alguma estrutura para que os livros e revistas possam estar em um lugar de fácil acesso para suas leituras contínuas.

E a palavra tomou forma

Até no Brasil mesmo é aderido ao seu vocabulário termos do Japão. Alguns deles são as palavras Otaku, Sushi e Karaoke. Outras também que origina-se do inglês, como o Delete, e-mail e Okay. Por consequência a palavra Tsundoku, por mais que não seja tão popular, acabou tomando forma nos outros idiomas também.

No ocidente, o termo também pode ser utilizado para definir situações semelhantes com filmes, ebook’s, dvd’s, cd’s, objetos colecionáveis, entre outros. Aquele momento no qual você se sente totalmente necessitado de algum produto no momento, compra ele sem pensar duas e vezes, e quando se prontifica a usar, já não parece mais tão urgente assim.

Enfim pessoal, eu vou ficando por aqui com este texto sobre o termo Tsundoku. Se você gostou, deixe um comentário aqui embaixo e compartilhe com seus amigos. Afinal, saber nunca é demais!