Tsukimi, o festival da lua cheia

Olá leitores do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais uma curiosidade sobre o “mundinho” chamado Japão. Nesta semana abordaremos um festival/lenda que relaciona a lua cheia e o coelho. Estão curiosos? Então venham comigo!

Tsukimi – o festival da lua cheia do outono

Nomeado como O Festival da Lua Cheia do Outono, o Tsukimi consta no calendário lunar chinês e é comemorado no dia 15 de agosto, durante a noite. Já no calendário ocidental (grego) o feriado consta entre o final de setembro e o início de outubro.

O festival e feito para comemorar e apreciar a lua cheia na sua época de maior brilho e visibilidade. As pessoas se reúnem em Matsuris (festivais comemorativos) para celebrarem a data, comendo e se divertindo ao ar livre para depois, sentarem em família,  casais ou grupos de amigos afim de trazer uma paz interior e sentir o vento leve que passa sob as árvores e gramas.

Hoje, a data festiva não somente é comemorada nos gramados ao ar livre, como também pode ser sediada em templos ou santuários. O importante é a intenção e o espírito festivo.

A história e finalidade do evento

Antigamente, quando essa lenda foi lavada ao Japão entre os séculos 8 e 12, o Tsukimi só era comemorado pelos nobres e pessoas da realeza em geral. Na época os poetas nobres dedicavam seus poemas ou até mesmo se sentiam inspirados a redigi-los durante a noite comemorativa. Eles diziam que seus corações se acalmavam e se sentiam mais confortantes para transpor seus sentimentos.

A relação da Lua com o Coelho na lenda japonesa

Acredito que quase todos aqui devem conhecer a história do Coelho de Jade, certo? Pra quem não, a história segue uma lenda budista que um velho faminto pedia comida a um macaco, um chacal, uma lontra e a um coelho. O macaco lhe conseguiu frutas, o chacal trouxe um lagarto, a lontra um peixe e… O coelho não havia conseguido nada, pois as ervas na qual sempre se alimentava, faziam mal para o corpo humano.

Por não ter conseguido nada útil para o senhor, o coelho se atira no fogo para servir de alimento, em um ato de sacrifício. Contudo, o corpo do coelho não havia queimado, pois o velho era uma divindade que estava disfarçado. Em homenagem a esse gesto nobre do coelho, o senhor decidiu “desenhar” a silhueta do animal na lua cheia.

Podendo entrar agora mais a fundo na lenda Tsukimi, o maior símbolo dessa data festiva, é o próprio coelho. Fizzslots. Em todos os festivais dessa data, são vendidos objetos, artesanato e comidas em formato de coelho, já que em QUASE TODAS as histórias envolvendo a lua no Japão, tem um coelhinho para completar o conto.

Curiosidades

-No MC Donald’s do Japão, durante o outono, é vendido um lanche chamado de Tsukimi Burger, que consiste em pão, hambúrguer, bacon, molho teriyaki (molho doce) e o mais importante, um ovo cozido. A clara do ovo representaria o céu limpo e a gema redondinha faria relação com a lua cheia. (Este é um dos únicos se não o único lanche do fast food que contém ovo dentro de seu lanche).

-No episódio 17 do anime Sket Dance, o arco momentâneo retrata o conto de um coelho e uma lua por base da música chamada Funny Bunny, interpretada pelo grupo The Sketch Book, uma single original fora produzida pela banda The Pillows no ano de 1999. Confiram um pequeno AMV da música com as cenas do anime:

O anime conta a história de um clube extra curricular do ensino médio, onde  3 alunos tentam solucionar quaisquer problemas dos alunos desta escola. Seja um bichinho de pelúcia perdido, problemas com algo relacionado a matérias escolares, bullying’s ou até mesmo problemas pessoais.

Mas por que eu citei o anime de Sket Dance para tratar o festival Tsukimi sendo que a única coisa que ligam eles, é a palavra “coelho” dentro da música? O motivo é simples. Na lenda/festival Tsukimi, o evento é comemorado para limpar a alma e ter sua mente em paz. Já no anime, a personagem do tal episódio, sempre está carregando um chaveiro de coelho, que segundo a sua história, sempre se “sacrificou” na música pelo bem dos outros. Dizer mais que isso sobre a história deste arco, poderia ser um spoiler pra quem deseja acompanhar a obra.

Isso é algo que a música somada ao episódio do anime, consegue transmitir muito bem pelo refrão da letra que diz “Os seus sonhos não se realizarão pela sombra de um outro alguém, você só escolheu um dia de ventos fortes para começar a correr. Não se preocupe caso não consiga voar, pois o chão continuará aqui. Você chegará aonde deseja, basta acreditar”.

Já em Os Cavaleiros do Zodíaco, Shun se sacrifica queimando todo o seu cosmo para salvar Hyoga que acabara  de ser retirado do skiff de gelo feito por Camus de Aquário. Quando Shiryu explica o ato do amigo a Seiya, o cavaleiro de Dragão conta que Shun se sacrificou pelo próximo como Andrômeda (sua constelação) e como o coelho de jade, contando a lenda.

Enfim galera, eu fico aqui com este texto. Se vocês gostaram, comente aqui em baixo para podermos trocar uma ideia. Eu vou ficando por aqui e até a próxima!