Toradora: O que cada personagem simbolizou

Toradora! é um dos animes mais famosos da indústria, sendo também uma porta de entrada para os otakus que iniciam esse hobby maravilhoso. Lançado em 2006 como light novel (que a editora NewPOP está trazendo para o Brasil em sua mídia física) e lançado em 2008 como anime, ainda é uma ótima recomendação para ler ou assistir novamente.

Aproveitando seu lançamento na Netflix (também presente na plataforma Crunchyroll), vamos analisar cada personagem e suas ações dentro da história.

Ryuuji Takasu

Ryuuji é um personagem que sofre um pré-conceito por conta de sua expressão facial que não é muito amigável, mas por dentro é uma pessoa gentil e amável. Mesmo recebendo comentários maldosos, não leva isso ao ódio, além de ter seus amigos Kitamura, Minori, Taiga e Kawashima.

Na história ele é apaixonado pela Kushieda Minori, sendo mais um amor platônico, que o faz ter muita vergonha em sua presença, consequentemente uma extensão sobre o desfecho de seus sentimentos à personagem.

O personagem demonstra uma personalidade forte, alguém que busca o melhor de todos em sua volta e corre atrás de seus erros para arrumar, sendo um exemplo de pessoa que mesmo sofrendo esse preconceito quase da escola inteira, nunca trouxe o ódio ou a desgraça para o próximo. Acompanhamos como ele é uma pessoa gentil, sendo um exemplo a se seguir, tanto para outros personagens quanto para a vida real.

Aisaka Taiga

A Taiga é uma pequena garota que parece ser frágil, mas que na realidade é ao contrário, sendo bem firme em suas decisões e forte com sua personalidade. Era temida no começo. Após conhecer Ryuuji vemos sua mudança e demonstração dos seus verdadeiros sentimentos. Tendo uma personalidade “tsundere”, dificilmente coloca sua opinião sincera diante de várias situações, tendo uma paixonite em Kitamura, se declarando desde o começo do anime e levando um fora. Embora isso ocorra, ela ainda busca positividade.

O que muitos não esperavam era que Taiga demonstrasse sentimentos amorosos para Ryuuji, logo no começo também, após ter sido rejeitado de uma forma gentil pelo Kitamura. Ryuuji antes e depois disso, sempre esteve presente ao seu lado, a apoiando, correndo atrás de seus erros, se preocupando com ela, algo que ela nunca sentiu. Para deixar um exemplo desses sinais, no episódio X, quando ambos estão conversando, Taiga diz que o sonho que eles tiveram, talvez não poderia ser tão ruim.

Taiga foi uma das personagens que teve um ótimo desenvolvimento, vemos seus problemas, tanto pessoais quanto familiares, além de que ela é super fofa na realidade, sempre se importando com seus amigos, principalmente com Ryuuji. Sua essência é um ponto importante por sempre querer superar pelas suas barreiras, até mesmo nos momentos que ela podia ignorar tudo para ser feliz, decidi ir pelo caminho mais difícil, um exemplo é no final, botando sua felicidade depois dos outros, um ótimo par para o Ryuuji, de fato.

Kushieda Minori

Uma das personagens mais misteriosas no começo do anime, sempre animada e descontraída, mas que na realidade, esconde seus verdadeiros sentimentos e pensamentos para si mesma. Minori é um dos alívios cômicos da obra, sempre tendo momentos bem engraçados e bizarros, mas existem momentos que ela começa a conversar com temas metafóricos que deixam muitos confusos, até mesmo os próprios personagens. Ao decorrer, ela sofre uma decadência de sua personalidade, no começo bem animada, e chegando ao final vemos quem realmente é diante dos problemas amorosos.

Mesmo tendo essa personalidade engraçada e desajeitada, no fundo ela sabe que alguma hora terá que enfrentar seus problemas, mostrando seus verdadeiros sentimentos no final do anime, quando ela pede para que Taiga fosse mais sincera consigo mesma, tendo uma atitude bem diferente a de seu passado.

Deixando uma personalidade real de lado para que não cause problemas aos outros, e sim, que deixe para si mesma, algo bem comum para muitas pessoas que é de não causar problemas aos outros, irritando alguns personagens e outros que buscam sua felicidade. No entanto, como ela disse: “A única que pode realizar seu desejo, é você mesmo”, uma frase de peso que tem relevância grande diante da cena que é falada.

Yusaku Kitamura e Sumire Kanou

Kitamura é um personagem que sempre foi animado e desligado, desejando o melhor para todos, assim como Ryuuji, mas que na realidade leva com si mesmo um sentimento amoroso perigoso. No começo de seu ensino médio, sonhava em namorar, logo ele se declarou para Taiga, sem mais nem menos, claro, sendo rejeitado, por conta disso conhece a presidente do Conselho Estudantil, Sumire Kanou, que o faz ter um papel importante na escola que ambos estudam.

Na história tem um pequeno arco que é focado nele, na qual pinta o cabelo de loiro, como forma de rebeldia, mas por causa de sua paixão verdadeira, Kanou, que tinha como destino Estados Unidos da América para poder se tornar uma astronauta, acaba o levando então a cometer atitudes fora do normal por conta de seu amor.

No final desse caso, Kanou cita que ela não podia correspondê-lo, pois era um “idiota”, na qual largaria de tudo para ir atrás dela e o anime demonstra que talvez ele chegaria tão longe, mesmo sendo clichê. No final do anime ele consegue ir ao Estados Unidos, deixando no ar a possibilidade dele de ir atrás de Kanou.

Um ponto importante nesse pequeno arco, é que Kanou demonstra inveja por todos serem “idiotas”, ou seja, um público que pode seguir realmente quem ama, como a mesma diz no final da luta com Taiga, não tendo que demonstrar fraqueza por ser a representante. E perto do final, Taiga segue um caminho diferente a de Ryuuji, se fazendo de “idiota” apenas no final.

Ambos foram importantes para dar o gatilho dos momentos dramáticos e românticos dos personagens, demonstrando que todos são “idiotas”, principalmente os personagens principais, Taiga e Ryuuji, que tiveram a opção de desistir disso ou seguir em frente, diferente de Kanou e Kitamura que tentaram, mas não deu certo.

Kawashima Ami

Se existe uma personagem falsa, Ami cabe perfeitamente nessa vaga. No começo da história ela é bem debochada e com uma personalidade de superioridade bem alta, mas que ao passar do tempo ela vai demonstrando quem realmente é, diferente de Minori que começa como um mistério sobre suas atitudes, Ami é ao contrário, sempre sendo o olho que tudo vê sobre os personagens principais e com um sentimento que nunca vai ser correspondido. Ela sempre tenta dar pistas para cada um, parecendo uma adulta, de fato, que no fundo não é.

Ami pode ser uma cobra no começo, mas compensa vê-la até o final da história, ajudando todos sobre suas decisões e sentimentos, principalmente com Taiga que desejava não vê-la sozinha, assim como Minori, tendo um conflito entre as duas, já que esta não fazia de nada pela amiga que tanto considera.