The Winking Owl [BANDA] – O Paramore “japonês”

Olá ouvintes… digo, leitores do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para apresentar mais da tão amada cultura japonesa. Desta vez trago um texto musical para mostrar uma banda japonesa que TODOS devem ter conhecimento. Nunca ouviu as músicas do The Winking Owl? Sem problemas, aqui você ficará sabendo de tudo.

The Winking Owl – Uma mescla de gêneros musicais

A banda The Winking Owl foi formado no ano de 2010 na cidade de Takasaki, na província de Gunma, pela vocalista metade romena e metade japonêsa Luiza e pelo indispensável guitarrista Yoma, que também se apresentou no Warped Tour do US Summer Festival, e atualmente sob os cuidados da gravadora Warner Music Japan . Segundo a tradução dado pela nota descrita em seu próprio site oficial, o nome da banda significa “coruja piscando”.

The Winking Owl é uma mescla de vários gêneros, dentre eles estão presentes o J-POP e POP / Rock Alternativo, com sons de programação que estabelece uma originalidade impressionante, e nunca visto em um outro Rock japonês tão marcante quanto esse. Tudo isso se deve ao guitarrista Yoma, que fundou a banda quando voltou ao Japão após ter estudado música nos Estados Unidos. Junto de si, Yoma trouxe uma bagagem de habilidades que inovaria o J-POP por se inspirar nas músicas populares do ocidente. O Emo Americano e o post hardcore foram as maiores de suas inspirações para a idealização do rock que queria trazer ao seu público. Para isso ele precisava de uma voz que enquadrasse nesses requisitos, até que surgiu a vocalista japonesa-romena Luiza.

Junto dos dois citados anteriormente, outros integrantes atuais da banda são: KenT na bateria e Ranmalu no baixo. Junto, eles vêem emplacando cada vez mais no Japão com suas músicas que trazem muito da nostalgia de músicas ocidentais do início do século 21.

Resultado de imagem para the winking owlBiografia e Discogradia da banda

Em dezembro de 2011, a banda lançou seu primeiro single, “Deep River”, na gravadora Garimpeiro Records, e em julho de 2012, voluntariamente, lançou um single com seu o grupo musical SECONDWALL. Depois disso, eles continuaram suas atividades expressivas e lançaram um mini-álbum acústico “Voyage” em 2013 como uma tentativa experimental. O alto grau de perfeição ganhou elogios de todos os lados.

No próximo passo como banda, em setembro de 2014, soltaram o mini-álbum “Supernova”, lançado em setembro do mesmo ano. Ao evoluir para um estilo íntimo e cativante, a produção sonora foi criada para criar um trabalho altamente completo com incrível poder destrutivo e conteúdo intenso com potencial a ser explorado pela banda.

Em junho de 2015, ONE JAPAN ROCK 2015 selecionou The Winking Owl como convidado de apoio de 350 bandas que participaram da audição do ato de apoio. No salão do castelo de Osaka, eles atuaram de forma deslumbrante, fazendo seu potencial aumentar rapidamente. Em setembro do mesmo ano, KenT, que era conhecido como um baterista genial, entrou oficialmente para o grupo e e ao que parece se fixou muito bem, trazendo vida com suas batidas intensas. E em 25 de novembro, foi lançado o ACLAMADO “Open Up My Heart”, o seu single de maior sucesso até os dias atuais. A banda vem crescendo desde então, porém ainda não emplacou tanto fora do país nipônico.

The Winking Owl tem 11 álbuns até agora e todas elas estão disponíveis no Spotify (Aqui)

Resultado de imagem para the winking owlPor que todos devem conhecer The Winking Owl?

Para dizer a verdade, são poucas bandas japonesas de Rock que ficam populares fora do seu país de origem. A maioria das bandas que o resto do mundo toma conhecimento são pelos animes e doramas, mas principalmente animes. Poucos delas que chegaram a emplacar em nível internacional foi o X Japan dos anos 80, e o One OK Rock de 2005 (Inclusive pra quem quiser saber mais sobre o legado deixado pelo X Japan, tem este texto que fiz aqui no NSV).

Mas lógico que eu não recomendaria uma banda somente por ser boa. Seria um motivo plausível? Seria. Afinal, quem não gosta de música boa? O maior motivo de estar apresentando esta banda “japonesa” é por causa da vocalista Luiza e da forma que a banda em si trabalha suas artes musicais. No título desta matéria mencionei que The Winking Owl é a banda Paramore na versão japonesa. O jeito das duas bandas atuarem musicalmente não são parecidas apenas por se tratar de rock, mas também pela vocalista Luiza mesclar MUITO BEM o idioma japonês e inglês na mesma letra e até no mesmo verso que está cantando.

Resultado de imagem para the winking owl

Espera, ainda não acabou. Não basta apenas mesclar os idiomas, ela ainda alterna várias vezes e com perfeição, de uma forma bem redonda, chegando quase a nem perceber quando que ela faz essa alteração do japonês pro inglês, e vice-versa. Vou deixar aqui um exemplo das músicas que se assemelham uma banda com a outra. Eu não falo só por mim que The Winking Owl e Paramore tem características musicais muito parecidas. Durante os últimos anos que tenho acompanhado esta banda, já me deparei com muito comentários de amigos, conhecidos e pessoas anonimas da internet dizendo o quanto uma é a cara da outra. E por mim, sendo um leigo escrevendo este texto, ter percebido com transparência tantas semelhanças, acho que já nem é mais uma dúvida.

[1] Still Into You (00:38~) VS Here For You (00:58~)

Em uma entrevista, Luiza e Yoma conentam suas inspirações musicais e como começaram a caminhar por esse trajeto, Veja as duas perguntas e respostas feitas

(link da entrevista em japonês)

[1]Entrevisador: Então Luiza, eu gostaria de saber mais sobre o seu começo. Que tipo de banda serviu como entrada no mundo da música para você?
[1]Luiza: No começo eu gostei de BACKSTREET BOYS, Britney Spears e muitos outros pop. Quando eu ouvia música ocidental, conheci a banda rock americana, EVANESCENCE. Eu estava encantada em conhecer sobre a banda. Eu também ouvi tudo, desde instrumental ao jazz e qualquer que seja a melodia deste tipo de música.

Resultado de imagem para the winking owl

[2]Entrevistador: De acordo com o seu perfil, o senhor Yoma também está ativo nos Estados Unidos, além de ter atuado no “Warped Tour”. Como você trabalhou nos Estados Unidos?
[2]Yoma: Depois de terminar o colegial, fui para os Estados Unidos para estudar. Originalmente, eu amava música ocidental, especialmente bandas americanas, e queria fazer música lá. Então eu fui para uma escola de música americana. Eu fui para a escola por dois anos e tive uma atividade de banda em paralelo. Eu sempre quis trabalhar nos Estados Unidos e, quando fui estudar no exterior, senti que não voltaria ao Japão, mas tinha muitos problemas de visto. Ao mesmo tempo em que a banda não estava indo bem, voltei para casa quando meu visto expirou devido a vários problemas. Naquela época, as bandas que escreviam as músicas eram de gênero muito parecido, como o antecessor de The Winking Owl. Naquela época, a banda vocal feminina muito popular na época era o PARAMORE. Eu também fiz uma banda pop-punk, mas essa banda não durou.

Dicas de Álbuns e Singles da banda

E já que é um musical, por que não indicar alguns álbuns e playlists do The Winking Owl que tem no Spotify?

O álbum de maior sucesso — BLOOMING (12 faixas)

Uma playlist montada por mim, para você que quer saber por quais músicas começar (12 faixas)

Enfim pessoal, desfrutem e apreciem várias das músicas da banda The Winking Owl. Gostou? Faz o seguinte, recomenda também para aquele seu amigo que gosta de músicas deste gênero. Eu vou ficando por aqui e até o próximo texto!