The Boys – Quando os heróis não salvam o dia

A série The Boys é baseada nas HQs de Garth Ennis e Darick Robertson, subvertendo o gênero de super-heróis ela tenta mostrar que nem sempre quem tem poder irá usá-lo para o se fazer bem. 

Sinopse: Quando a fama sobe à cabeça, alguns super-heróis passam a se corromper e usar seu status para se promoverem ainda mais, o que pode colocar em risco a própria população. Pensando nisso, uma equipe da CIA foi preparada para cuidar desse caso. Conhecidos como “os meninos”, esses agentes têm a missão de vigiar o trabalho dessas personalidades, assim como controlar o surgimento de novos heróis.

Diferente de séries onde se tem um protagonista bem definido, The Boys possui vários personagens cruciais para a trama e vai aprofundado na história de cada um em paralelo.  

No primeiro episódio é mostrada a vida de dois personagens que são mudadas drasticamente, Hughie um jovem apaixonado pelos heróis desde criança, tem sua vida virada do avesso ao ter sua namorada Robin morta em um brutal acidente envolvendo um herói velocista Trem-Bala, e Annie que vive a heroína Luz-Estrela, ela acaba de ser convidada a participar de Os Sete, uma espécie de liga da justiça que é gerenciada pela empresa Vought.

É muito bem trabalhado na obra a decepção dos dois personagens ao perceber que os heróis que eles viam na tv, amam e idolatram, não são bons como eles imaginassem ser. Eles são apenas um produto do marketing da vought, feitos para parecerem perfeitos, bondosos e  defensores do povo. Quando, na verdade a prioridade número um da empresa é aumentar seu faturamento, vender brinquedos, camisetas e bilhetes de filmes de seus heróis e não combater a criminalidade.

 

©AMAZON STUDIOS

É notório notar que The Boys apesar de ser baseado numa Hq antiga, ela tem muita crítica social que se é debatida nos dias atuais, no primeiro episódio Luz-Estrela é abusada e chantageada pelo seu herói favorito, o que deixa ela em um estado de angústia e reflexão, se deveria expor esse acontecimento ou se deveria acobertar, por se tratar de uma pessoa mais poderosa e famosa do que ela, dificilmente esse herói sofreria alguma punição por seus atos. Vemos essa discussão de abusos muito atualmente nos cinemas, onde grande diretores vem sendo nos últimos anos denunciados por atrizes que sofreram algum tipo de abuso, outras críticas pertinentes na obra são das mídias sociais que exibem pessoas perfeitas na tela e do poder, porque quem tem poder tende a se corromper. É dado indícios que os heróis eram bons no início, mas com o poder e a riqueza, eles se corrompem.

Daí você deve estar se perguntando, porque o nome The Boys ?  

The Boys é o codinome do grupo formado por Billy Bruto, no final do primeiro episódio um vemos ele convidando Hughie para ajudar em sua vingança contra Os Sete. Billy acredita que sua esposa se suicidou por causa do Capitão Pátria, um herói que se assemelha muito ao Superman e é o líder dos setes. Também fazem parte do grupo Leitinho que prometeu para sua esposa que nunca mais trabalharia com Bruto e o Francês, um mercenário especializado em munições, infiltração e comunicações, geralmente ele não segue os planos da equipe, o que o coloca em repetidos conflitos com o leitinho.

©AMAZON STUDIOS

Assim que somos apresentados aos heróis da obra é nítido a sátira a liga da justiça, capitão pátria que possui os mesmos poderes de Superman, mas que não parece possuir o sentimento de dever, de amar e se por sua vida em risca pelas pessoas, em todas as suas cenas na tv algumas vezes emocionadas são uma atuação convincente do herói. Rainha Maeve é a Mulher Maravilha do grupo, uma mulher forte que parece ter se corrompido com o passar do tempo.

Trem-Bala o velocista do grupo, que causa muitos acidentes por conta de seu poder, que levam muitas pessoas a óbito, seus crimes são acobertados pela vought.

Profundo o rei dos mares, suas cenas são as mais engraçadas de toda série, e um dos super-heróis mais desenvolvidos durante a temporada.

Black Noir se assemelha um pouco com o batman por ser sombrio e calado, é um dos personagens que menos aparece na obra. 

Translúcido é um herói que consegue ficar invisível e é considerado quase imortal por ter pele mais dura que diamante.

Uma das melhores qualidades da série é que pela complexidade dos personagens, você não consegue distinguir quem é mocinho ou vilão, mas o elemento central que une os personagens é definitivamente a vought.

Liderada por Madelyn Stillwell a vought tem como prioridade lucrar com seus heróis, definitivamente em todas as áreas possíveis, é mostrado na série que estados pagam valores exorbitantes para que sejam protegidos pelos heróis da vought

Quanto mais o grupo de Bruto investiga a empresa mais sujeira é encontrada e uma conspiração que envolve o país inteiro é descoberta pela equipe.

É bom alertar que esta é uma série +18, com cenas de sexo e violências recorrentes na obra, que servem para observarmos a diferença gigantesca de pessoas com poderes e de pessoas normais. 

A fotografia é brilhante, no primeiro episódio na cena do mercado da para ver perfeitamente o grau de qualidade que será exposta na obra, outra cena que chama a atenção é a do avião caindo, a maneira como usam a câmera lenta em momentos decisivos nas lutas, os efeitos são muito bem editados e trabalhados.

©AMAZON STUDIOS

Portanto, The Boys merece sua atenção, sarcástica e divertida ela mostra como os super- heróis podem ser abordados de uma perspectiva contrária do que se é visto de vento e polpa nos dias atuais. 

Nota Final: 4.5 / 5

OBS: A 1ª temporada de The Boys está disponivel no serviço de streaming Amazon Prime Video.