TFT – Primeiras impressões do Set 5: Contestação

O novo set de Teamfight Tactics está disponível desde o dia 28 de abril! Nomeado como Contestação, o jogo está totalmente diferente e cheio de novidades, mas também conta com velhos conhecidos: Draven, Kindred, Lissandra e Volibear.

O Set 5: Contestação veio para substituir a segunda fase do Destinos, cuja mecânica de “escolhidos” não vai deixar nenhuma saudade.

Em vez disso, TFT agora contará com um sistema de itens diferenciados, os Itens Sombrios. São versões corrompidas das itemizações normais, que apresentam vantagens e desvantagens. Cabe ao jogador decidir o que vale mais a pena na hora de montar sua composição.

Acima de tudo, tome cuidado com o item Força da Escuridão, que é a versão sombria da Força da Natureza: ela permitirá a você colocar duas unidades adicionais no seu tabuleiro. Em troca, sua Pequena Lenda receberá o dobro de dano caso você perca a rodada.

Isso também quer dizer que daremos adeus aos itens especiais que eram uma mão na roda durante o set passado. Agora, durante a sua transição, será impossível usar o Removedor Magnético para retirar os itens do seu carregador temporário (holder): ele agora deverá ser descartado para passar os itens ao seu sucessor mais poderoso.
Além dele, daremos também um adeus muito sofrido aos Dados Viciados. Eles eram um presente queridinho na hora de upar aquela peça para 3 estrelas. Já o Reforjador, alguém liga para ele?

Jogamos muitas partidas do novo set nos últimos dias, e vamos compartilhar nossa experiência com as composições e itemizações mais utilizadas pelos jogadores nas ranqueadas.

Bruxas + Assassinos + Regressados

Em primeiro lugar, falaremos dessa composição que está entre as mais contestadas. De fato, notamos que 7 em cada 8 jogadores de qualquer lobby tentam fazer essa composição, pois realmente é muito forte.

A LeBlanc (custo 2), com o buff das três Bruxas (que lhe confere Poder de Habilidade adicional), consegue fazer um estrago nas linhas de trás do inimigo. Ainda mais com o Efeito Azul Sombrio: um item que restaura 15 de mana da LeBlanc toda vez que ela jogar suas correntes. Porém, quando ela está com menos de 60% de vida, o item restaura 50 de mana. Efetivamente, LeBlanc se torna uma máquina de deletar carries do oponente. Experimente combinar o Efeito Azul Sombrio com um Anjo Guardião e um Gume do Infinito.

Além disso, outro ponto forte desta composição é o Volibear (custo 5). Com o combo de 3 Regressados (que lhe permite ressuscitar com 75% da vida máxima), ele se torna uma fonte imortal de dano e controle de grupo. Se você conseguir encaixar o Volibear em sua composição, provavelmente garantirá o top 4.

Legionários + Redimidos

Essa composição, tem um early game mais lento, pois o power spike dela surge quando colocamos Rell e Draven (ambos de custo 4). A ultimate da Rell é um escudo de 350 no nível 1 e 500 no nível 2, com duração de 4 segundos, que atordoa todos os campeões dentro da sua área por 2 segundos.

Antes de mais nada, você vai precisar aguentar o dano do early  e mid game, e juntar grana para ficar forte no late game.
Você, normalmente, usará a Kalista como seu carregador no começo do jogo e passará os itens para o Draven, quando ele chegar. Dentre os itens, perfeitos para o Draven, destaco A Sedenta por Sangue, a Lâmina da Fúria de Guinsoo e o terceiro item podendo ser Anjo Guardião, Gume do Infinito ou Mão da Justiça.

É, sobretudo, primordial que possamos sempre guardar itens para nossa Kayle, ela é uma peça muito forte nesta composição, e fará um forte estrago na equipe inimiga se não for parada. Para ela, itens como Anjo Guardião, Mão da Justiça e Lâmina da Fúria de Guinsoo cairão como uma luva.

Pensamos que as duas composições acima possam lhe ajudar a ficar no top 4 em suas primeiras partidas no set Contestação. Outras composições mais fáceis são a dos Endiabrados (que tende ao hyper roll para fechar o maior número de unidades 3 estrelas possível) e Abominação. Sempre que puder, encaixe o professor, mais conhecido como Heimerdinger em suas composições, ele tem uma ultimate bem forte, com dano em área, e é fortíssimo no late game.

Preste sempre atenção às transições do mid para o late game. O tempo certo para subir de nível também está um pouco diferente do set anterior, com uma tendência a um jogo mais acelerado após os Krugues. Uma ferramenta muito útil para você conhecer melhor as novas origens, classes e composições é o Mobalytics.

Com todas essas dicas em mãos, você está pronto para encarar o set 5?