Em Power Ranger Samurai e Power Rangers Super Samurai (adaptados do super sentai Esquadrão Samurai Shinkenger) somos apresentados a uma riqueza cultural provinda do Japão. E algumas delas, mesmo que comentadas muitas vezes na serie americana, passa despercebida aos olhos do telespectador. Uma delas é o Rio Sanzu. Porque foi comentado na serie? Qual a importância deste rio na cultura asiática? Descubra tudo agora aqui, no NSV – Mundo Geek!
Rio Sanzu
Adaptado em Power Rangers como um rio de cor avermelhada lar de varios monstros e que em contato com a pele humana queima como fogo, o rio Sanzu (em japonês: 三途の川, Sanzu no Kawa, literalmente “Rio dos Três Cruzamentos”), que segundo o budismo, é um rio envolto em nevoa, que fica no Monte Osore, em uma região isolada de Aomori, onde todos os mortos devem atravessar para serem julgados. Sanzu tem como significado as três torturas do inferno que são divididas entre fogo (kazu), espada (toozu) e sangue (kechizu).
Também segundo o budismo, ao morrer, a alma deve atravessar o rio e passar pelos juízes do inferno. Ao chegar a outra ponta, com as moedas que são colocadas no funeral, se a alma tiver um bom balanço entre o bem e o mal a correnteza será fácil de atravessar.
Já no caso da alma ter culpa ou tenha feito ações ruins, pode cair no rio, que está cheio de serpentes que irão arrancar as roupas da alma e pendurá-las em uma árvore para medir sua culpa, e se a alma for culpada ou cega pela vida material pode acabar ficando em uma dimensão de eterna dor e sofrimento.
Quer saber mais sobre lendas, contos, fabulas entre outros, adaptados nos seus animes favoritos? Então deixe aqui nos comentários suas dúvidas e sugestões.