Já que estamos entrando na temporada de abril de 2020, conhecido também como primavera segundo as estações climáticas do Japão que se situa no hemisfério norte, estou proposto a trazer uma observação crítica dos animes listados nesta época do ano que precisamos ficar de sentinela. Afinal, as temporadas de primavera sempre nos trazem algo de diferente das demais etapas do ano para os animes e você ainda pode não ter percebido este detalhe.
Por vários e vários anos nós temos acompanhado as etapas e rotações das séries animadas que ocorrem de 3 em 3 meses ao ano, e a primavera tem o seu charme especial por alguns motivos. Um deles é a grande relevância do mês de abril para os japoneses com relação a mudança de novos ares e uma sensação de “um novo começo” por causa do início do ano novo letivo e fiscal que se dá nesta época. É um período em que se começa a fazer novas apostas para o ano e para si mesmo, e lógico, com os animes não seriam diferentes. Para aqueles que quiserem ter um conhecimento aprofundado da significância do mês de abril para o Japão, pode acessar a minha matéria redigida aqui no NSV – Mundo Geek.
Sem mais delongas! Antes de mais nada, seria interessante darmos uma refletida no histórico dos anos anteriores para as temporadas de primavera e tentarmos achar algo que se assemelhem, afinal de contas é este o propósito da vez. O interessante das temporadas de abril é que podemos denotar um grande número de títulos fortes que chegam como aposta para a leva de animes. O grande e talvez maior exemplo disso tudo seja a temporada de primavera de 2018 que chegou com dois pés na sua cara, de tanto que nos fora apresentado. Não se lembra? Vou refrescar a sua memória.
Abril é conhecido pelos seus títulos de continuações relevantes ao público que estremessem o mundo otaku. Em abril de 2018 vivenciamos uma leva de animes ricos de continuações e também atípica ao mesmo tempo, que dificilmente se repetirá tão cedo. E quando eu digo tão cedo, falo no período dos próximos 10 anos. O “atípico” referido anteriormente muito se vem pela enorme quantidade de diversidade de animes para todos os gostos, assim agradando a qualquer tipo de público.
Nas demais temporadas sempre ficamos carente de algum gênero específico, porém em abril de 2018, com a expressão da frase: o bicho pegou — melhor do que eu ficar vomitando explicações e argumentações do porque esta temporada foi tão relevante para todos os públicos fãs de animes, vou deixar que os títulos desta leva de animes falem por si só.
Para os animes de continuações tivemos: Boku no Hero Academia (3ª temporada), Tokyo ghoul: Re, Shokugeki no Souma (3ª temporada), Fullmetal Panic: Invisible Victory (4ª temporada), Lostarage Conflated WIXOSS (4ª temporada), Lupin III (5ª temporada), Vanguard (2018), Highschool DxD Hero.
Novos animes de séries populares, novas rotas, remakes e spinoff’s: Steins;Gate 0, Major 2nd, Inazuma Eleven: Ares no Tenbin (nova rota após a 1ª temporada), Gundam Build Divers, Cutie Honey Universe, Aikatsu Friends, Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online, Persona 5 the Animation, GeGeGe no Kitarou (2018).
Novas séries já aguardadas pelo público ou que se popularizaram: Wotaku ni Koi wa Muzukashii (WotaKoi), Hinamatsuri, Megalo Box, Piano Forest, The Legend of Galatic Heroes, Hisone to Masotan, Golden Kamuy.
Okay! Percebem o quanto esta temporada foi rico de animes relevantes? Lembrando que quando eu digo relevantes, isso não significa que tal título em específico seja bom. Simplesmente quer dizer que chama grande atenção do público — Para uma temporada como esta é até difícil montar uma lista com o que assistir e o que deixar para depois. Se você é alguém com pouco tempo livre, tenho certeza que tristemente precisou dar o braço a torcer para alguns destas listas citadas aqui em cima.
Agora, indo para a mais recente finalizada temporada de primavera, chegamos em abril de 2019. Carregado de animes pesados como o do seu ano anterior, este aqui veio de uma maneira bem tímida e se encostando aos pouquinhos no coração da galera —Mas, se esta temporada chegou tão silenciosa, porque você diz que precisamos dar uma atenção para esta época do ano? — Bom. Abril de 2019 teve poucas continuações que atingem a ENORME MASSA do consumidor de anime, por parte leigo, que são: One Punch Man 2nd Season e Shingeki no Kyojin 3 part 2. One Punch Man, que foi um grande sucesso da MADHOUSE, já não chegava com tanta potência na temporada pela sua mudança drástica da troca de estúdio, staff e principalmente pela sua maior crítica que era a alteração no Character Design referente a sua primeira temporada.
Porém! Não podemos esquecer de um certo anime que chegou nesta época do ano, e que conseguiu quebrar números que jamais poderíamos ter previsto. Pois é, ainda muito falado pelas redes sociais e principalmente pelo público japonês, Kimetsu no Yaiba: Demon Slayer pelo estúdio Ufotable chegou discretamente e com o passar das semanas, veio cativando cada vez mais o seu número de público com a sua animação de dar inveja para maioria dos animes concorrentes deste ano que em foi alocado exceto pelo Mob Psycho 100 II que todo mundo sabe que este sim foi a melhor animação do ano.
Considerado como o Anime do Ano, não por ser o melhor e sim pela sua popularidade — até porque não cabe a mim decidir qual título é melhor que outro, já que opinião é relativo — Kimetsu no Yaiba trouxe uma força gigante para esta temporada de primavera só por estar lá e pelo que se tornou neste seu tempo de exibição e pós exibição.
Contudo, obviamente que a temporada de abril de 2019 não viveu somente de Kimetsu no Yaiba, Shingeki no Kyojin 3 e One Punch Man 2nd. Não podemos esquecer de maneira alguma de Carole & Tuesday, o anime de comemoração dos 20 anos do estúdio Bones, com Shinichiro Watanabe e Motonobu Hori em sua direção. Embora o anime tenha vindo com grandes expectativas e decaído perante o seu roteiro e ideias que não fluíram da maneira que o público desejava, ainda assim temos que elogiar muito pelo o que foi Carole & Tuesday com músicas e trilhagens maravilhosas de tirar o chapéu. Até porque não esperava menos do responsável pelo aclamado Cowboy Bebop.
Não terminando com “Carol e Terça-feira”, os fãs de Bungou Stray Dogs também puderam soltar um grito de alegria com a chegada de sua 3ª temporada que veio muito a agregar. Para maior parte do público feminino, a alegria e gritos de “ALELUIA” foram dados com a vinda do remake de Fruits Basket, que por sinal ficou maravilhoso. Indo para o nicho específico de fãs de esporte e mais nicho ainda pros fãs de animes de beisebol, Ace of Diamond retornou com seu “Act II” que termina neste período atual mesmo, com 4 cours (52 episódios).
Notamos uma semelhança entre as duas últimas temporadas de primavera já finalizadas: A primavera traz ventos fortes e de grande agrado. Um vento já aguardado por muitos pela sua beleza e repleto de surpresas com esta época de grandes mudanças. — E finalmente, por que não comentarmos sobre alguns animes que podemos dar uma atenção a temporada de abril de 2020 que chega agora?
Para continuações de relevância da maior gama de público, temos o retorno de Kaguya-sama: Love is War com sua 2ª temporada (esperamos mais momentos icônicos como o Chika Dance); a ESPERADA ultima temporada de OreGaIru pra fechar o triângulo amoroso de um dos maiores romances e slice-of-life em anime dos últimos anos; Para os fãs de Sword Art Online, também retorna o Alicization: War of Underworld para concluir seu ciclo; e não bastando estes dois, também temos o regresso de Shokugeki no Souma com sua 5ª e última temporada.
Parou por aqui? — Calma, ainda não meu amigo — Você não poderia esquecer do isekai da menina bibliotecária não é mesmo? O isekai, Ascendence of a Bookworm também está de volta às telas em abril, assim como a 2ª temporada do remake de Fruits Basket, 2ª temporada de Major 2nd, No Guns Life 2, Tsugumomo e entre outros.
Se você não está sabendo ainda, já deixo duas recomendações de animes desta temporada que merecem atenção. Um é o Brand New Animal da NETFLIX, já disponível em seu catálogo; o outro e não menos importante, a adaptação do mangá chinês, aclamado Tower of God, um Crunchyroll Originals, pelo Crunchyroll Studios.
Gostou do texto? Quer mais reviews de temporada como este aqui? Comente aqui em baixo!