Pokémon: Esforço Recompensado

Você já chegou a pensar em desistir dos seus sonhos e de tudo aquilo pelo o que andou batalhando? Já pensou que todo o esforço poderia te levar a lugar algum? Se sim, este texto é para você. Aqui é o Vulpixs para mais um texto do NSV-Mundo Geek. Desta vez conversaremos sobre a jornada de um garoto que muitos conhecem, porém poucos refletiram sobre a sua verdadeira história de falhas e superações.

*Para melhor experiência, leia ouvindo:

Ash Ketchum, o sonhador

Ash Ketchum (Satoshi no Japão), o protagonista do anime que todos conhecemos como Pokémon, é um garoto com apenas 10 anos de idade. Mesmo tão jovem e pequeno, havia um sonho que transcendia os seus limites. Ser o melhor entre os melhores treinadores pokémon, e ganhar o título de Mestre Pokémon continua sendo sua maior ambição. Ambição essa que o levaria para um novo mundo de aventuras, onde o perigo é bem maior, de novas jornadas e muitas emoções…

Para ser bem sincero, o Ash é a pura representação da inocência e da perseverança, onde o seu objetivo sempre lhe fará seguir em frente. Por muitas das vezes, para seguir um sonho, passará por várias situações em sua vida: aventuras, momentos bons e ruins, confrontos, pressão, dificuldades, falhas e por fim indecisões. Indecisões que lhe fará refletir após uma derrota, afim de decidir se aceitará o fracasso de hoje para poder se levantar e continuar seguindo em frente, desde o 0, como se fosse um reset.

Um histórico que não lhe motiva a nada

O protagonista de nossa série animada falhou 6 vezes. Por 6 vezes ele caiu e teve que se levantar para seguir em frente. Virou motivo de piada e passou a ser desacreditado por todos. Até que toda a chama que nós depositávamos em suas duas maiores virtudes: inocência e perseverança… Se extinguiu.

Ash tem sempre como objetivo final, no anime de Pokémon, vencer a Liga da região em que decide por se aventurar. Daremos uma olhada em seu histórico para debatermos um pouco mais sobre isso.

  • Kanto – Indigo Plateau Conference (Entre os 16 melhores)
  • Johto – Silver Conference (Entre os 8 melhores)
  • Hoenn – Ever Grande Conference (Entre os 8 melhores)
  • Sinnoh – Lily of the Valley Conference (Entre os 4 melhores)
  • Unova – Vertess Conference (Entre os 8 melhores)
  • Kalos – Lumiose Conference (Vice-Campeão)

Para aqueles que tiveram o prazer de acompanhar toda ou a maioria das jornadas do Ash, vinham tendo esperanças até a região de Sinnoh, pois até este momento estavamos vendo progresso nas performances do protagonista em meio às conferencias da Liga Pokémon. Assim também, mesmo que falhando diversas vezes, por mais longo que pareça, ele estava caminhando cada vez mais para o sucesso e para a aspiração de seu sonho em se tornar um campeão e um Mestre Pokémon.

Contudo, Sinnoh também foi aonde a peteca caiu. Por conveniência do roteiro, decidiram colocar um personagem extremamente fora do nível de alcance do protagonista, que não teve nem chances na semi-final. Tobias, seu adversário que até hoje é um grande mistério para todos os fãs dessa franquia, simplesmente apareceu com a intenção de tirar o grande sonhador de campo, para assim desaparecer e nunca mais ser ouvido falar.

Como se já não bastasse, Unova, a próxima região foi de mal a pior para o Ash. Não houve uma evolução aparente e tão pouco um progresso para o seu sonho, já que o mesmo acabou ficando em uma colocação pior do que a sua experiência passada.

E assim se aniquila toda a esperança em nosso personagem principal? Não. Onde muitos já se recusavam a acreditar que seria realmente possível, Ash volta mais forte do que nunca, com uma personalidade madura e decisões mais firmes. O anime Pokémon XY&Z, que dá sequência após a jornada de Unova, nos mostrou uma grande reviravolta perante a todos os outros roteiros, porque finalmente parecia que ele sairia consagrado como um grande vencedor desta região. Tudo nos levava a crer nessa teoria, pois nunca na história havíamos visto Ash elevar o seu time inteiro ao estágio final de seus pokémons (com exceção de seu Pikachu que nunca evolui).

Com uma chama acesa em nossos corações, fomos mais uma vez na esperança de que AGORA ele honraria todo o esforço percorrido até aqui. Mas não. Batendo na trave, aos 45 do segundo tempo, Ash é derrotado mais uma vez, fazendo uma performance que jamais havia feito em sua história. E foi aí, que o mínimo de expectativa se tornou nulo.

O quanto você aguenta apanhar?

Deixando a parte fictícia de lado, já houve algum momento da sua vida em que sentiu cansado de se esforçar demais por aquilo que tanto batalha? Já falhou muitas vezes e pareceu que estava cada vez mais difícil de levantar e continuar indo em frente? O que você absorve com essas derrotas e obstáculos? Apenas angústia, sofrimento e insignificância de si mesmo? São essas as perguntas que nos martelam diante de uma dificuldade e passamos a entrar em uma bifurcação, entre respirar fundo e levantar a cabeça ou jogar a toalha.

Na vida, não se trata do quanto você consegue mostrar que é forte, mas sim do quanto você aguenta apanhar. No momento que se está por cima e tudo está indo nos conformes, tudo bem! Mas, e quando a vida te derrubar? Será capaz de se reerguer? Talvez fosse essa a pergunta que deveríamos fazer pro Ash e para nossos próprios momentos de dificuldades. A cada derrota que acumulamos, se torna mais difícil de se levantar. É óbvio, assim como no boxe, pois quanto mais você é atingido, mais fraco e impotente você se sente, até que tome um nocaute e não consiga mais lutar.

Até que finalmente, a vitória!

O dia 15 de setembro de 2019 entrou para a história dos fãs da franquia de Pokémon. Após 22 anos da série televisionada, Ash Ketchum se consagrou como campeão oficial de uma Liga Pokémon. Alguns dizem que não engolem esta vitória e que se fosse como as demais ligas, ele não teria vencido todas as disputas de forma alguma. Mas, se oficializado, nós temos de aceitar os fatos.

Demorou, mas chegou. Para o protagonista que continua com seus 10 anos, mesmo após 22 anos de série, pode não parecer tanto. Porém, mais do que ninguém, ele mesmo deve saber do quanto se esforçou afim de chegar aonde chegou. O quanto teve que erguer a cabeça e decidir que não se daria por vencido. Falhou não somente uma vez, não duas vezes e tão pouco três vezes. Precisou falhar 6 vezes e se revigorar as mesmas 6. E isso, com certeza, não é fácil pra ninguém.

O sentimento recompensador após tanto esforço e sofrimento de Ash finalmente dará uma conclusão para a sua história? Não sabemos, afinal ele ainda não se tornou um Mestre  Pokémon, apesar de sabermos que ele sempre continuará lutando por aquilo que almeja ser. E essa é uma história e lição de vida que todos podemos levar conosco, como uma inspiração para os nossos sonhos. Assim como disse o próprio Twitter da conta oficial de Pokémon, após a vitória de Ash, na Liga Pokémon “Qualquer coisa é possível quando você acredita em si mesmo, Treinadores.”:

No dia 15 de setembro de 2019, o momento se tornou tão marcante que após duas horas da exibição do tal episódio, a #サトシ優勝 (#SatoshiCampeão) já havia entrado nos Trending Topics mundial do Twitter, contando com mais de 150 mil menções.

Entrevista com a Rika Matsumoto

Rika Matsumoto é uma atriz, dubladora e cantora que deu a voz original para o nosso querido protagonista Satoshi (Ash) na dublagem japonesa. Com mais de 22 anos no papel do personagem principal, a dubladora dá o seu depoimento sobre a sua reação do ocorrido e também sobre o futuro do personagem.

Em entrevista, Rika diz que que todos do elenco se surpreenderam e não acreditaram quando o diretor disse “Desta vez, eu vou querer que o Ash vença a Liga“. Além disso, lhe perguntaram sobre a sua memória mais duradoura durante esses 22 anos como pessoa que deu a voz para o personagem.

Com uma longa resposta, ela diz: “Havia um programa que atendia pessoas doentes nas enfermarias de pediatria dos hospitais. E foi aí que eu conheci um pequeno garoto que amava Pokémon do fundo de seu coração. Contudo, com os dias que se passavam, sua saúde piorava. Disseram que não restaria muito tempo de vida ao garoto e que não poderiam mais visita-lo, pois o mesmo havia sido transferido para a UTI. Eu queria fazer algo por ele de qualquer modo, então acabei gravando uma mensagem de voz para mandar forças ao garoto. Até convenci o Pikachu a participar. O áudio foi encaminhado para o menino, e mesmo que já se encontrasse em um estágio de inconsciência, a mãe fez questão de toca-lo para que o seu filho pudesse ouvir. Passado algum tempo, ouvimos dizer que o garoto recobrou a consciência, e foi aí que eu percebi o quão grata estava por ter um emprego como esse, que mesmo com o pouco que seja, eu poderia estar ajudando e tornando a vida de alguém, mais feliz. Foi neste momento que comecei a me lembrar de ter mais consciência do trabalho que estava fazendo por ali.”

No final de entrevista, Rika Matsumoto ainda deixa questões abertas e diz que Ash precisa do apoio dos fãs para continuar lutando. Não só isso, como também diz que além dele não ter se tornado ainda um Mestre Pokémon, a mesma não achava que estaria viva para presenciar  Ash como campeão em alguma liga. O fato deixou Rika extremamente feliz e ela termina dizendo que fica muito feliz com esta decisão tomada pelos seus superiores. Além de que finalmente acabará o “meme” de que Ash nunca seria campeão de uma Liga Pokémon Oficial.

Breve Conclusão

Além de mostrar os feitos de Ash Ketchum em todas as suas jornadas, foi importante mostrar aqui como podemos absorver as coisas que por vezes ficam despercebidas e e levar para si, para podermos nos inspirar naqueles que um dia já passaram por grandes dificuldades. Nunca desista de seus sonhos, por mais longo e árduo que seja o caminho. Uma frase que eu gosto sempre de lembrar é “Os seus sonhos não se realizarão pelas sombras de um outro alguém. Você só deve ter escolhido um dia por ventos fortes para começar a correr. Mesmo que não consiga voar, o chão estará ali. Continue seguindo em frente, afinal nós confiamos no seu potêncial“. Essa frase foi tirada da música Funny Bunny, de The Pillow, tocada no anime Sket Dance.