Recentemente comentei sobre o novo jogo da empresa Riot Games, o Valorant, mas seus lucros ainda continua em cima dos cosméticos do League Of Legends, como skins e passes de eventos. No entanto, no Mundial de 2018, foi apresentado o show do grupo KDA, com isso foi o ponto de partida para que a Riot Games percebesse que a música, junto com seus campeões, podiam criar uma campanha de marketing gigantesca.
O grupo KDA
A KDA é composta pelas campeãs: Akali, Evelynn, Kai’sa e Ahri, cada uma tendo sua função dentro do grupo, como Akali é a rapper, vemos no clipe POP/STARS que sua popularidade subiu após clipe, onde ela canta dentro de um vagão no metrô de forma estilosa e única. Evelynn é uma das vocalistas principais, apaixonada por carro de luxo, no clipe vemos que sua voz é poderosa, assim como sua personalidade. Seguindo para a Ahri, líder e vocalista do grupo, uma ex cantora solo, como pode ver na skin Ahri Estrela do Pop, ela tinha uma carreira solo cantando no estilo K-POP, mas deixou esse caminho para criar a KDA, sendo que até vemos sua roupa antiga no clipe POP/STARS na lavanderia, mostrando que deixou para lavar, além disso sua voz é suave e apaixonante. E por última, mas não menos importante, Kai’sa, a coreógrafa do grupo, ela se expressa pela dança, assim como no clipe, vemos o quão dinâmico é, principalmente o jogo de corpo nas danças das campeãs.
O desencadeamento do grupo
O grupo KDA, quando foi apresentado, teve um engajamento inacreditável, sendo que a música POP/STARS tem atualmente quase 375 milhões de visualizações no Youtube, que ao comparar com a banda Pentakill com o gênero metal, tem 45 milhões de visualizações e não teve tanto engajamento do público. No entanto, ela não foi jogado no esquecimento, na história do LoL (League Of Legends), não a principal, mas no mundo das músicas, onde existem a KDA, Pentakill, True Damage e Seraphine, a Evelynn, uma das vocalistas do grupo, tem como inspiração Karthus, o vocalista da Pentakill.
Após todo o sucesso, vimos no Mundial de 2019 o grupo True Damage que expandiu ainda mais o mundo da música, dando mais histórias aos personagens, como a própria Akali que começou o projeto se inspirando em Ahri, que quem foi juntou o grupo KDA. Assim vemos várias fanarts, produtos, skins e entre outras coisas que ajudou ainda mais a divulgação do jogo, além do lucro.
Mundial de 2020
Agora em 2020 vemos outra jogada de marketing, que é a personagem Seraphine, uma conta recente no Instagram chamou a atenção do público por ser de uma personagem 2D que tira foto do seu dia-a-dia, principalmente com referência ao mundo do LoL, como o cover da música POP/STARS com sua voz. E não demorou muito para que saísse sua definição, Seraphine terá uma participação no próximo show da KDA, no Mundial de 2020, logo já foi criado um hype sobre a personagem e o próprio grupo. Além de lançarem uma prévia do que será o single, com a música The Baddest, que atualmente está com 18 milhões de visualizações no Youtube que deixou os fãs animados para o que está por vir.