O legado da banda X Japan

Olá jovens do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais um texto sobre a cultura japonesa, e desta vez vamos falar da X Japan, uma das bandas mais renomadas do Japão e que também marcou gerações desde a década de 80 e que continua até hoje.

X Japan – a banda que entrou pra história

A X Japan foi e ainda está entre as mais populares no Japão. É uma banda que protagonizou muitas músicas de rock pesado no início de sua carreira que mais tarde acabou mudando para uma vibe mais melancólica. O grupo foi pioneiro com a ideia de usar a visual kei em seus shows, e assim  se tornando ícones que mais tarde seriam seguidos e almejados por muitos. O sucesso da banda foi dado no ano de 1989 com os membros: Toshi (vocal), Yoshiki (bateria e piano), Hide (guitarra), Pata (guitarra) e Heath (baixo).

Como tudo começou

O grupo foi fundado por Yoshiki e Toshi no ano de 1982. No início a banda tinha o nome de “X” apenas, e assim foi até o seu sucesso, que mais tarde por começar a fazer barulho fora do Japão, afim de não gerar complicações, decidiram alterar para “X Japan” vendo que no mundo afora já existia uma outra banda com o nome “X”.

Nos primeiros anos era somente a dupla Yoshiki e Heath que atuava no grupo fazendo shows de garagem por aí e assim conquistando um nicho pequeno com seu rock diferenciado para a época vivenciada no Japão. Em 1987 Hide, Pata e Taiji entram para completar a banda, que inicialmente não obtive sucesso com as gravadoras pois estava totalmente fora dos padrões almejados para os “hits da época”.

Após muita procura, em 89 a banda teve seu grande boom com o álbum Blue Blood junto da gravadora Sony Records Japan. Desde então eles vieram crescendo e crescendo, até que algumas séries de acontecimentos desencadearam no fim da banda.

O trágico fim da X Japan

Com a saída repentina de Toshi, a banda se desfez em 1997, segundo os comentários dos outros integrantes, Toshi não queria ferir sentimentalmente seus fãs com as letras tristes de Yoshiki, assim como não havia aceitado o fato de ser um astro do rock. No ano 2000, a banda até tentaria retornar ao palco usando HIDE como vocalista, a pedido dos fãs que mandavam incensáveis cartas e mensagens para que o grupo voltasse a ativa. Tudo parecia ocorrer bem, até que no dia 02 de maio de 1998, Hide veio a falecer em um acidente.

A verdadeira causa de sua morte ainda continua em mistério pois ele foi encontrado morto, enforcado com uma toalha no pescoço, preso a maçaneta da porta do banheiro. Alguns ainda afirmam que possa ter sido um suicídio ou um homicídio, mas na autópsia foi encontrado uma grande quantidade de álcool no seu sangue, o que possa ter levado ao acidente. Outros também afirmam que Hide sofria de crises de depressão.

Os fãs sempre tiveram imagens positivas quanto a pessoa que Hide mostrava ser. Ele era simpático com seus fãs e gostava de dar atenção para o maior número de gente possível. Em uma época chegou a ajudar algumas instituições de caridade com o dinheiro que juntava de seus shows. Com certeza é um membro que ficava em evidência e que merece ser lembrado por todos. Sua morte chocou todo o Japão, além dos próprios integrantes da banda e familiares, que tinham um carinho especial pela pessoa carismática que Hide demonstrava ser.

A música que marcou várias gerações japonesas

A banda veio a se reunir no velório de Hide, e juntos, performaram a música “Forever Love” em memoria e adeus a um dos maiores guitarristas do Japão. Forever Love é até hoje a música de maior sucesso da banda e que se você perguntar para qualquer japonês, todos vão te responder que é o maior peso histórico e emocional para a trajetória da banda. Confira ela aqui: (Letra da música para quem quiser acompanhar o vídeo)

O retorno da banda

Após quase 10 anos, a banda voltou aos palcos em 2007 com uma nova música que alcançou mais de 20 milhões em cópias de álbuns vendidos e 35 milhões de cd’s no mundo inteiro, pela gravadora Sony Records Japan, desde 1989.

Em 2018 algo incrível aconteceu para o mundo das animações japonesas. A banda X Japan ofereceria Yoshiki para performar a abertura da terceira temporada do anime Shingeki no Kyojin (Attack on Titan) em parceria com o vocalista Hyde da banda L’Arc~en~Ciel. Atenção para este ponto, Yoshiki estaria tentando reviver o nome “Hide” dentro da X Japan com outro cantor de J-Rock da atualidade usando o Hyde da L’Arc? Não sei, mas no mínimo é curioso.

Ao contrário do que muitos fãs do anime que esperavam uma música agitada como Guren no Yumiya, Jiyuu no Tsubasa e Shinzou wo Sasageyou da banda Linked Horizon, eu pelo contrário já imaginava uma música com uma pegada melancólica, justamente por ter conhecimento sobre a banda e as letras de Yoshiki. Veja aqui, Red Swan por Yoshiki ft. Hyde. Musica e letra compostas por Yoshiki.

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado. Comentem aqui embaixo pra mim poder saber sobre o que vocês acharam sobre este texto. Um forte abraço do Vulpixs e até a próxima!