O K-Pop antes do K-Pop?

Se existe um responsável pelo boom da K-Music, esse alguém seria Seo Taiji, considerado por muitos o “pai do K-Pop”, ou até mesmo como presidente da cultura sul-coreana.
Nascido em Seoul, em Fevereiro de 1972, o cantor começou sua carreira como baixista na banda de heavy metal Sinawe em 1989, onde permaneceu até seu hiato em 1991, após isso Taiji formou o grupo Seo Taiji and Boys com os dançarinos e vocais de apoio Yang Hyun-suk e Lee Juno, que na verdade entrariam como membros de suporte, já que não havia o ímpeto inicial de formar uma boy band masculina.

O grupo estreou com o single “Nan Arayo(난 알아요, “Eu Sei”) em 1992 em um programa de talentos da MBC, uma das principais emissoras de TV e rádio da Coreia do Sul, e ao contrário do esperado, a performance ficou em último lugar na classificação do júri desse programa. A surpresa veio com o lançamento da música como single, e do álbum homônimo, que segundo a MTV Iggy, o K-pop não seria o mesmo sem esse lançamento, tanto que em 2015, a Rolling Stone, elegeu Nan Arayo como uma das “50 Maiores canções de boy bands de todos os tempos“.

Em 1993, com o lançamento de Seo Taiji and Boys II, o grupo alcançou a marca de 2 milhões de discos vendidos, e começa a sofrer boicotes de suas apresentações, devido ao visual adotado, que consistia em jeans rasgados, dreadlocks e brincos, mas a canção Haeyoga foi considerada o grande hit desse álbum.

Os álbuns seguintes acabaram se focando em músicas mais voltadas ao Nu metal e ao hardcore, e a banda acabou sendo acusada de associações e referências ao satanismo, e mesmo com as boas vendas, acabou culminando na separação do grupo em 1997. Yang e Lee saíram do mundo das performances para montar suas próprias gravadoras, sendo a gravadora de Yang, a YG Entertainment, considerada uma das três gigantes do mundo do K-Pop.

Taji volta aos palcos com seu trabalho solo de estréia, Seo Tai Ji, que continuou a seguir a linha dos últimos trabalhos de seu antigo grupo, mas sem chamar muita atenção, porém em 2000, explode com seu álbum Ultramania, que gerou notoriedade o suficiente para ser presenteado com a guitarra de Hide, membro recém falecido da banda japonesa de visual kei, X Japan.

Ainda sendo extremamente popular entre os jovens coreanos, Taiji mantém uma carreira de sucesso, e seu trabalho com os Boys, foi considerado influência das primeiras bandas da onda Hailyu, como BigBang e Super Junior, a primeira coincidentemente sendo da gravadora do ex-companheiro de Taiji, Yang Hyun-suk. Por fim, uma curiosidade é que Seo Taiji and Boys chegaram a estrear no ocidente com Nan Arayo. A música foi trilha sonora do clássico da década de 90, 3 Ninjas Contra Atacam (3 Ninjas Kick back).