O difícil acesso à filmes de anime

Como muitos sabem, recentemente estreou o filme de Kimetsu no Yaiba: Mugen Train e, claro, a internet foi a loucura, ainda mais que no Japão, onde está tendo sua exibição, sites de cinemas entraram em manutenção. Logo a comunidade otaku fica ansiosa, mas será que iremos assistir tão cedo?

Japão e Pirataria

No Japão vemos muitas situações que os animes dominam as salas de cinema, um exemplo disso é o próprio Kimetsu no Yaiba: Mugen Train que foi um sucesso de lançamento, mas além disso, também chama a atenção de otakus do mundo todo, principalmente desse anime que chegou entre os TOPs vendas de mangás e considerado um dos melhores anime de 2019 para muitos. Não tem como ignorar tal fama da obra.

No entanto, no Japão é realmente difícil vermos algo recente em plataformas de streaming oficiais, como a Crunchyroll ou a concorrente, que está chegando futuramente ao Brasil, Funianimation, já que os filmes estão no cinema, ou seja, cada indivíduo paga para assistir, não é algo que se bota na TV para todos verem. Além do Japão ser um país difícil acesso aos seus produtos, seja ela mídia física ou digital, onde as leis são rígidas, não veremos Kimetsu no Yaiba: Mugen Train tão cedo.

Cinema no Brasil

Filmes de animes são bem raros passar, pelo menos aqui no Brasil, e quando é exibido, não ficam por muito tempo em catálogo. Sendo que último o filme foi My Hero Academia: Two Heroes passado nas telonas. Além desse houve uma iniciativa cinemark, chamado Anime Night que passou mensalmente algo relacionado ao mundo dos animes, seja live action ou animação, assim como foi o caso de Fireworks: Luzes no Céu ou Kimi no Na wa (Your Name). Então vemos que vem ganhando aos poucos seu espaço na nossa cultura cinemática, no entanto, não se compara aos filmes mais populares que se tem estreia mundial.

Streaming

Muitas plataformas colocam em seus catálogos filmes da cultura pop japonesa, como a Netflix que se encontra vários, como o próprio Kimi no Na Wa, A Voz do Silêncio, Violet Evergarden Gaiden, Olhos de Gato etc. A Crunchyroll também apresenta alguns filmes, como da franquia One Piece, Kuroko no Basket Last Game, Konosuba, Re:Zero etc, no entanto é difícil encontrar alguns recentes, como Bunny Girl: o filme, Violet Evergarden: The Movie, Fate/stay night: Heaven’s Feel II. Lost Butterfly etc. Então se percebe o quão difícil é trazer algumas obras para plataformas streaming, dificultando nossa acessibilidade.

Apesar de mostrar dificuldade em trazer filmes de anime, se vê que há um esforço das empresas, como a Crunchyroll que trouxe, para a alegria de muitos, Given: The Movie, continuação do anime, que trouxe bastante hype aos fãns, sendo uma boa notícia, já que o filme é bem recente, dando esperança por mais novidades como essa.

Conclusão

É frustrante como filmes de obra grande não são encontrados em plataformas grandes, mas também tem toda a questão de direitos, que é difícil desde o começo, se vê em uma situação que ainda se tem muito a trabalhar, tanto nós fans, marcas e o próprio Japão. Já que filmes vem ganhando seu espaço de uma forma bem positiva, ainda mais como continuação que ganha ainda mais relevância.