Olá leitor do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais um texto sobre a cultura japonesa. E ainda em ritmo de ano novo, falarei um pouco sobre como são as festividades da virada aqui no Japão. Está interessado? Então venha comigo!
A diferença do ano novo no Japão pro Brasil
Assim como suas culturas são bem distintas quanto ao ponto da comemoração em uma data festiva, o ano novo não poderia ser diferente. No Brasil, o réveillon é comemorado no verão com muita festividade, comida, bebida, praia, churrasco e entre outras; algo que acaba diferindo muito do Japão, por ser inverno durante tal data festiva.
Não todas, mas a maioria das famílias japonesas preferem manter o tradicionalismo e ter uma comemoração mais reservada, onde se passa apenas entre os familiares.
A virada de ano para os japoneses tradicionais
A maioria dos japoneses ainda dão muita importância para religiões e superstições, desta forma, costumes acabam se padronizando e passado de gerações em gerações. Para as famílias tradicionais, ficar comendo dentro de casa e assistindo ao programa da virada (sim, aqui tem um programa chamado “Kohaku Uta Gassen” que se passa na virada do dia 31 de dezembro) é o melhor a se fazer.
A maneira tradicional dos japoneses é uma forma errada de se comemorar uma virada? Não. Afinal, não existe uma forma errada, existem formas diferentes. E acredito que cada um deve seguir aquilo que acredita ser melhor para si mesmo.
Fugindo dos padrões da sociedade japonesa
Agora, para os mais jovens, livres e despreocupados; cidades grandes como Tokyo e Nagoya podem ser os melhores lugares para se passar o réveillon aqui no Japão. Muita gente, festa, comida, fogos, pessoas e tudo o que uma boa virada de ano precisa.
Geralmente se encontra mais adolescentes e adultos em locais assim, já que os mesmos não suportam ou se sentem saciados o suficiente em apenas ficar preso dentro de casa assistindo televisão enquanto come embaixo de uma coberta.
Algo que muitos brasileiros acabam fazendo para comemorar é se reunir entre amigos e virar o ano bebendo e comendo enquanto conversam. É o mais próximo de uma comemoração festiva ocidental que podem chegar.
Locais para se ir no primeiro dia do ano
Os japoneses tem o costume de ir para alguns lugares específicos no primeiro dia do ano. Siga aqui alguns deles:
- Hatsumode: Hatsumode na verdade é um termo japonês que retrata a primeira ida aos templos e santuários afim de pedir sorte, saúde, sucesso e tudo de mais positivo para o ano que está a começar;
- Hatsunohide: Na tradução é literal “O primeiro nascer do sol”. Tendo dito isto, não é segredo para ninguém em dizer que os japoneses sobem a algum ponto com altitude para observar o primeiro nascer do sol;
Costumes
Além de ir para lugares específicos, todo país tem seus próprios costumes. Com o Japão não seria diferente, então confira aqui alguns costumes que geralmente são seguidos no ano novo:
- Kagami Mochi: É uma decoração especial de ano novo para trazer sorte e prosperidade durante o ano. A decoração consiste em um suporte para dois tipos diferentes de Mochi (bolinhos de arroz), sendo o menor sobre o maior; e por fim no topo é colocado um Daidai, uma fruta amarga que se assemelha a laranja.
- Nengajo: Cartões postais de ano novo. Sim, no Japão estes cartões são escritos para desejar um bom ano para familiares e amigos nas quais se importam muito;
- Comidas de ano novo: O ano novo é comemorado com algumas das comidas caras, como lagostas, sushis caros, bolinhos, sopas e macarrões orientais;
- Fukubukuro: São sacolas surpresas com vários itens da loja em que está comprando. Durante o final do ano e o ano novo, as lojas japonesas deixam sacolas da sorte em um preço mais baixo do que seria os produtos comprados sortidos, embora você não consiga saber o que virá dentro, até que compre e abra.
Bom pessoal, este foi mais um texto sobre a cultura japonesa. Eu vou ficando por aqui e um feliz ano novo para todos!