Ho Ho Ho! Aqui no Porão do Tokusatsu já estamos arrumando as decorações para mais um natal repleto de comida, presentes, parente insuportáveis e dublês em roupas de borracha batendo em monstros. É isso aí, natal não é desculpa pra não assistir um bom e velho toku, muito pelo contrário! Apesar de ser um feriado importado o Natal é bem popular no Japão (mais o lado comercial do que o religioso, mas até aí né?) e a maioria dos seriados acaba fazendo pelo menos um episódio especial de Natal.
Só não esperem ver a história do nascimento de Jesus ou nada do tipo, quase toda vez é algo bem genérico tipo um monstro-da-semana vestido de Papai Noel. Como a época natalina geralmente coincide com o último arco da maioria das séries (que tendem a terminar lá pra dezembro~janeiro) os episódios de natal ou são algo extremamente cômico pra compensar o drama que está por vir… Ou são precisamente o começo desse drama! Mas sem mais delongas aqui vão minhas sugestões de episódios natalinos. Não é um top dos melhores nem nada, só alguns que valem muito a pena!
Dai Sentai Goggle V (Gigantes Guerreiros Goggle V) – O Amor de um Lutador Sujo
Vamos começar com uma série bem querida entre (alguns) brasileiros: Goggle V! Esse episódio consegue ser bem diferente do que alguém esperaria: primeiro de tudo ele não se passa no natal. Na verdade não se passa nem perto, sendo o sexto episódio da série ele se passa em março! Mas afinal do que se trata esse especial-de-natal-fora-do-natal? Bom, temos o ex-wrestler (pode chamar de luta livre, eu deixo) Hell Mask, conhecido por ser extremamente violento e maldoso em suas lutas. Mas ele acaba se arrependendo de seu jeitão e decide começar a ajudar as crianças de um orfanato se fantasiando de Papai Noel e doando crianças, awn. Ele acaba se envolvendo numa treta com os vilões da Desdark e acaba por fazer amizade com Goggle Black, que o ensina a conciliar seu lado violento com seu lado amoroso, um verdadeiro milagre de natal… Não, pera aí, passou em março né? Um verdadeiro milagre do Dia do Bibliotecário então!
Uchuu Keiji Shaider (Policial Espacial Shaider) – A Guerra Sagrada
Imagine ser uma criança brasileira no início dos anos 90. Você liga na Rede Globo ansioso para assistir mais um episódio do Jaspion azul (era assim que você e todos seus coleguinhas chamavam o Shaider) e, que sorte!, parece que esse é um episódio especial de natal! E nada representa mais a época natalina do que um Papai Noel vestido de preto e levando crianças a um culto satânico para o sacrifício ritualístico do Bom Velhinho crucificado de ponta-cabeça. Acho que a Toei ganhou tanta grana com Gavan e Sharivan que basicamente se deram carta branca pra fazer qualquer coisa com Shaider, não importa quão perturbado fosse. Hey, eu não estou reclamando!
Ninja Sentai Kakuranger – O Papai Noel Confuso
Kakuranger é um dos Sentai mais bizarros dos anos 90, e olha que isso quer dizer muita coisa. Na reta final para o confronto derradeiro dos ninjas contra o exército dos yokais os roteiristas ainda conseguiram enfiar esse episódio pitoresco onde conhecemos não um, não dois, não cinco mas sim um CLÃ de Papais Noel! Aqui aprendemos que todo aquele papo de Polo Norte e renas é balela: Noel viaja numa van 4×4 e mora num castelo secreto no alto das montanhas do Japão junto com todos os outros Papais Noel! Ah é, também temos o Pequeno Noel, a versão mirim que ainda está aprendendo o ofício – tanto que se confunde e acaba entregando presentes no dia 23, ops. Enfim, os Kakuranger tem que salvar o natal derrotando Oumukade, um monstro metade lacraia e metade jogador de futebol americano. Ah, e pros fãs de Naruto: tem um Sasuke e um Jiraiya na equipe. Vão lá ver!
Kamen Rider Ex-Aid – Especial de Natal: Salvem o Natal de Prata!
Se eu tivesse que descrever Ex-Aid com um ditado popular com certeza seria Não Julgue Um Livre Pela Capa. Por trás desse exterior ridiculamente fofo e infantil temos um interior pesado, dramático e com uma história envolvendo conspirações governamentais, experimentação ilegal em cobaias humanas, traumas psicológicos e morte, muita morte. E acho que esse especial de natal é o que melhor exemplifica as duas “faces” desse Rider: a primeira metade do episódio tem um número musical aonde Ex-Aid e seus amigos se vestem de Papai Noel para derrotar um vilão, enquanto na segunda metade… Bom… É um spoiler pesado. E tenho certeza que tem crianças japonesas chorando de tristeza até agora. Bah, quem eu quero enganar? Eu tô chorando de tristeza até agora!
Pronto, aí estão quatro episódios natalinos para todos os gostos, do engraçado ao assustador. E só agora percebi que a lista está em ordem cronológica completamente sem querer… Mais um milagre de natal! Bom, se me dão licença eu preciso ir pendurar minha meia na chaminé e torcer pro Noel me trazer o VRV Robo Deluxe que eu pedi na minha cartinha. Afinal, eu fui um bom menino. Eu acho.
Até a próxima e Boas Festas!