Quando falamos de animes normalmente associamos as cenas fluidas, com imagens impactantes e designs marcantes, mas ao contrário do que acontece com os mangás, os animes também dependem dos efeitos sonoros e boas músicas. Para os fãs de Naruto é difícil não associar o ninja aos temas interpretados pela banda Flow ou Nico Touches the Wall, assim como em One Piece o lendário “We Are”. Fato é que animes marcantes, possuem consequentemente músicas marcantes.
Já que o assunto é músicas em animes, pensei em algo diferente, músicas ocidentais em animes.
Great Pretender
O anime, que tem uma pegada investigativa, possui um tema quase homônimo interpretado pelo “pouco conhecido” Freddie Mercury. A música cantada pelo ex-vocalista do Queen estourou nos anos 80, mas originalmente foi lançada nos anos 50 pelo grupo The Platters.
JoJo e o meme
Se Great Pretender possuí uma música lendária, JoJo tornou uma lendária. O grupo britânico é amplamente conhecido pelos amantes do rock, mas JoJo com seu encerramento trouxe a banda com “Roundabout” para o público otaku e até furou ambas as bolhas com os memes de “to be continue”. Além dos memes, há também o Lineu “chapado” em A Grande Família ao som da música.
Os Gallagher
Outra banda do Reino Unido que chegou aos animes foi Oasis. Os irmãos Gallagher podem ser ouvidos no anime de 2009 de Higashi no Eden.O tema Falling Down é abertura do primeiro anime da série que possui sequências em formatos de filme.
Queria Ordinary World
Apesar das minhas vontades, Duran Duran chegou aos animes, mas ao som de “Girl on film”. A abertura é perdida em algumas versões, mas está presente no anime original do falecido estúdio Gonzo, Speed Grapher.
Backstreet’s back alright
Backstreet Boys? Temos! A boy band estadunidense não só tem uma, como duas músicas no mesmo anime. O grupo interpreta os temas de abertura e encerramento de Hanada Shounen-shi com os temas “The One” e “Drowning”. Bem que o N’Sync poderia soltar um novo Poké Rap.
Insetos, paz e violão
Se alguém procura músicas acústicas, Mushishi é o anime! A série do gênero “mo paz” traz várias músicas acústicas, mas valem destacar o tema de abertura da primeira temporada “The sore feet song” da escocesa Ally Kerr, e na temporada seguinte Shiver, de Lucy Rose
Vou trapacear, mas só um pouco!
OK, não é uma música ocidental, mas vale citar que temos o ex-guitarrista do Megadeth no som “Perfect World”, abertura de B: The Beginning. A série da Netflix, que descobri recentemente que há uma segunda temporada, possui membros também do Man With a Mission e KenKen.
Nickelback e Avril Lavigne
“How You Remind me” é uma música originalmente lançada em 2001 pela banda Nickelback. Entretanto, em 2012, One Piece lançou o filme Guerra Z e acharam interessante juntar o anime com o cover de Avril Lavigne da música. É valido comentar que Avril teve um relacionamento com o vocalista do Nickelback, Chad Kroeger, no mesmo período e chegaram a compor algumas músicas juntos.