Olá jovens do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais um texto sobre a cultura japonesa. Desta vez vamos falar de um esporte japonês que de década por década vem crescendo em passos curtos. Já ouviu falar de “Karuta” ou da antologia dos 100 poemas? Sim, não? Venha descobrir mais sobre o esporte!
Karuta – O Esporte dos 100 poemas
Este é o esporte mais poético que você encontra no mundo inteiro. E não é uma grande surpresa até pelo jogo se tratar exatamente sobre leitura de poemas. O Karuta significa “Card” e é jogado com o “Ogura Hyakunin Isshu”, uma antologia de 100 poemas japoneses que podem ser lidos durante uma partida. Do que comparado a um esporte agitado e movimentado como futebol, vôlei, basquete, tênis e entre outros; a concentração, memorização, audição e reflexo são se tornam as principais chaves para a prática bem efetiva do Karuta.
O Hyakunin Isshu é um conjunto de 200 cartas, 100 delas são chamadas de Yomifuda e as outras 100 restantes são chamadas de Torifuda. O Yomifuda é utilizado pelo Leitor para que ele possa recitar o poema aos jogadores durante a partida. O Torifuda são as cartas dividias entre os jogadores para que eles possam pega-las no decorrer da partida, assim que o verso se coincidir com a leitura do poema.
O mais bonito do esporte é que ele se constitui em regras bem simples, porém muito bem aplicadas. Veja bem, todos os 100 poemas tem uma coisa em comum. Cada um deles é composto por exatamente 31 sílabas da escrita japonesa, sendo dividido em 5 versos de 5-7-5-7-7 sílabas. Veja no exemplo abaixo.
- No mais a esquerda podemos ver o título do poema que será recitado. Ele não conta como parte dos versos e da contagem de sílabas do poema.
- o restante das escritas marcado dentro do quadrado preto é o poema e seus 5 versos.
- Conte quantos Hiragana tem cada verso e conseguirá tirar a prova de quantas silabas tem cada verso.
- Os dois últimos versos do Yomifuda (marcado em quadrados vermelhos) são usados nas cartas do Torifuda. Separei cada verso pelo número de sílabas, como podem conferir na imagem acima.
A leitura deste poema – Yomifuda
(5) Na Ni Wa E No
(7) A Shi No Ka Ri Ne No
(5) Hi To Yo Yu Ru
(7) Mi Wo Tsu Ku Shi Te Ya
(7) Ko Hi Wa Ta Ru Be Ki
A leitura deste poema – Torifuda
(7) Mi Wo Tsu Ku Shi Te Ya
(7) Ko Hi Wa Ta Ru He* Ki
No Yomifuda podemos ver a leitura completa do poema que compõem as 31 sílabas divididas entre 5 versos. No Torifuda as cartas são escritas em Hiragana (leitura e escrita japonesa de sílaba por sílaba) e compõe a mesma leitura dos últimos 2 versos do poema.
Ogura Hyakunin Isshu – A História
Ogura Hyakunin-Isshu é o nome da antologia de 100 poemas selecionados por Fujiwara no Teika no ano de 1235. Teika é considerado um dos maiores poetas da história japonesa. Os 100 poemas cobrem poetas e escritores famosos do século 7 ao 13. A antologia é uma representação concisa da literatura antiga do Japão. Hyakunin-Isshu significa: um poema de 100 autores. Ogura é o nome de uma área na cidade de Kyoto, antiga capital japonesa, onde ficava a vila nas montanhas de Teika.
Esses poemas foram originalmente selecionados para escrever em caligrafia de Shikishi, painéis quadrados para decorar a vila nas montanhas de Teika. Mais tarde, o conjunto dos poemas foi publicado como um livro e se tornou parte de educação básica no Japão. Hoje, os poemas ainda são ensinados nas escolas e para muitos deles o Ogura Hyakunin Isshu é relativo ao Shakespeare dos britânicos.
O jogo Karuta tornou-se popular no final do século 17 e se consolidou no final do século 19, na Era Meiji. Hoje em dia em torno de 1 milhão de pessoas jogam o Kyogi Karuta (disputas individuais). A idade do competidor pode variar desde os 4 anos até os 80. Sim, você não leu errado. Mais de 60 torneios são realizados anualmente e o nível destes competidores são divididos entre os Rank’s de classe E~A.
Sobre o jogo
Na explicação mais básica e direta que podemos ter do esporte para alguém que deseja conhecer do Karuta é dizer que o esporte nada mais é que ouvir o poema recitado pelo leitor e tentar pegar a carta no campo que coincide com o poema recitado. Este jogo é jogado em 1 contra 1 e o primeiro que ficar sem cartas no seu próprio campo ganha a partida. Ainda parece complicado de entender? Então me deixe te explicar pelo meio das regras do jogo.
Primeiro de tudo, o cumprimento formal abaixando a cabeça até o chão é indispensável. Os dois jogadores devem embaralhar as 100 cartas do Torifuda e após isso devem dividir aleatoriamente 25 cartas para cada um dos jogadores.
50 cartas ficarão de fora e elas são chamadas de “Karafuda”, literalmente cartas vazias. Estas cartas vazias podem ser lidas durante a partida que se estende e serve como uma espécie de armadilha para os jogadores que não estiverem atentos à partida.
Após separar e organizar as 25 cartas no seu lado do campo, a contagem de 15 minutos começa para que você possa memorizar tanto as cartas do seu oponente quanto as suas, pois quando começar a partira, você não terá pausas ou tempo para ficar caçando a carta do poema recitado.
Vence aquele que for mais ágil em tocar na carta do poema recitado. Quando você obtém sucesso em pegar uma de seu próprio território, ele apenas é subtraído normalmente, mas quando a carta obtida é do seu campo adversário, você tem o direito de passar qualquer uma de suas cartas para o território do seu oponente. Vence aquele que zerar o seu próprio campo primeiro.
Chihayafuru
Infelizmente o esporte tem um bloqueio para aqueles que não são familiarizados com o idioma japonês. Mas, tem um anime/mangá que aplica muito bem os fundamentos deste esporte. Chihayafuru é um mangá da demografia Josei, publicado desde 2007 e recebendo até então 3 temporadas adaptativas para anime televisionado (que podem ser vistos na Crunchyroll no Brasil), em cargo do estúdio MADHOUSE, conhecido por animes famosos como: One Punch Man, Hunter x Hunter (2011), Death Note, No Game No Life e outros.
Sinopse: Apesar de viver na sombra de sua famosa irmã que é modelo, Chihaya Ayase nunca levou isso como um problema, e sempre dedicou muito a apoiá-la em sua carreira. Quando ainda na infância, um novo estudante Arata Wataya lhe apresentou o Karuta, Chihaya cria um novo objetivo: ganhar o título de Queen, a melhor jogadora feminina de Karuta do Japão.. Vale a pena dar uma conferida.
Enfim, fico por aqui e espero que tenham gostado do texto. Restou alguma dúvida? Quer que eu aborde sobre mais temas do Karuta ou de mais detalhes do esporte? Deixe aqui nos comentários abaixo!