Jet Moto 2: Championship Edition – Um jogo que NÃO deveria ter sido lançado

Jet Moto 2 CE

Jet Moto foi uma franquia de jogos de corrida de jet-ski lançada pela Sony que começou em 1996 (um possível concorrente de Wave Race 64 de Nintendo 64), e Jet Moto 2 foi muito popular e aclamado pela mídia e jogadores, ganhando o direito de receber um relançamento da linha “Greatest Hits“, mas houve algumas mudanças em relação ao lançamento original, e aqui no MDA eu irei contar essa história.

Jet Moto 2 (também chamado de Jet Rider 2 na Europa, e Jet Moto 98 no Japão) foi lançado em 1997 pro PlayStation, desenvolvido pela Sony Interactive Studios America (um antigo estúdio interno da Sony Computer Entertainment America, que depois passou à se chamar 989 Studios) em conjunto com a SingleTrac (que já colaborou com a Sony na produção de outras franquias, como Twisted Metal), por conseguir um grande número de vendas, a Sony decidiu republicar o jogo na linha “Greatest Hits“.

Capa NÃO UTILIZADA de Jet Moto 2 CE | Créditos: Brian Wiklem
Capa NÃO UTILIZADA de Jet Moto 2 CE | Créditos: Brian Wiklem

Em 1998, a Sony Interactive Studios America passou de estúdio interno para divisão e publicadora, passando à se chamar 989 Studios, e eis que Brian Wiklem (produtor da 989 Studios) solicitou à SingleTrac para que fizessem umas modificações sutis no código fonte original do Jet Moto 2, nessa época as modificações foram feitas “às escuras”, porque a SingleTrac tinha sido comprada pela GT Interactive (atual Atari Inc.) um pouco depois do lançamento de Jet Moto 2 original. Os dois primeiros Jet Moto sofria de alguns “engasgos” em relação ao framerate pela quantidade absurda de pilotos competidores (no primeiro jogo eram 20, e no segundo eram 10), então nessa nova versão o número de competidores foi reduzido à 4 corredores pro PlayStation não sofrer ao rodar o game, e assim rodando à 30 FPS, além disso, todas as pistas do primeiro Jet Moto eram pistas escondidas para desbloquear no segundo jogo, já nessa nova versão todas as pistas do primeiro Jet Moto estão livres para serem selecionadas desde o início, e adicionaram os copyrights com o nome da 989 Studios, essa versão foi chamada de “Jet Moto 2: Championship Edition“, e então rapidamente Wiklem avisou ao Kelly Flock (Presidente da 989 Studios) para usar como versão Greatest Hits, e Kelly deu sinal positivo. Vale lembrar que o jogo rebeceu artworks novas pra capa/manual e contra-capa do game, mas que não foram usadas no lançamento final.

O marketing da Sony Computer Entertainment America não tinha mais o disco master da versão original de Jet Moto 2, então ela pediu pessoalmente ao Brian Wiklem uma cópia para encaminhar à Sony Digital Audio Disc Corporation (o fabricante de discos de todas as divisões de entretenimento da Sony) usar de disco master e prensagem da versão Greatest Hits, Wiklem alertou à SCEA que havia mudanças feitas pelo time da SingleTrac, mas a SCEA alertou que todos os jogos Greatest Hits tem de serem exatamente iguais às suas versões originais, Wiklem sentiu-se incomodado com isso, e então Wiklem encaminhou o disco master da versão original devidamente entiquetado.

E por mera confusão, eis que então Jet Moto 2: Championship Edition saiu por engano no lugar de Jet Moto 2 original…

Wiklem tinha recebido o primeiro lote da versão Greatest Hits, e apesar da capa ser igual da versão original, ficou claro pra ele que a versão que foi prensado foi a versão Championship Edition. Wiklem ficou exultante, mas ao mesmo tempo espantado (e receoso pelas futuras consequências), e não deu outra, deu uma confusão generalizada onde a Sony DADC telefona pra Sony Computer Entertainment, e a mesma liga para a 989 Studios em seguida.

Jeff Fox (Vice-Presidente de Marketing da SCEA da época) ficou nervoso com a situação, e Wiklem explicou pra ele e pra Kelly Flock de que “Eu enviei o disco certo, ele estava devidamente etiquetado, e não é minha culpa que o pessoal do DADC não saiba ler.” Porém Kelly não ficou bravo com o ocorrido, muito pelo contrário, apesar da confusão entre três divisões da Sony, ele ficou feliz e aliviado que a versão modificada saiu oficialmente no lugar da original. E a situação se resolveu depois quando a SCEA avisou de que não ocorra de novo nenhum tipo de mudança nas versões Greatest Hits (a única exceção foi no jogo ESPN Extreme Games, também da 989 Studios, já que a Sony tinha perdido a licença da ESPN e o jogo foi relançado como “1Xtreme” na versão Greatest Hits).

Todos esses relatos foram comentados pelo Brian Wiklem em seu site pessoal (arquivado no Internet Archive), que contém também as artes de capa e contra-capa não utilizadas, e num YouTube Shorts do canal MrMario2011.