Hikaru Utada (宇多田ヒカル), conhecida também como Hikki, é uma das cantoras mais populares e bem sucedidas do Japão. Ela também é compositora e produtora japonesa. Alcançou sucesso em vários países, inclusive o Brasil. Muitos já deve ter percebido suas músicas em uma franquia de um game bastante famoso.
Falando um pouco sobre sua trajetória familiar e artística, Hikki é filha do produtor musical, Teruzane Utada e da cantora de “Enka”, Keiko Fuji, muito popular nos anos 70. Com apenas 7 anos de idade, Hikaru Utada fez parte da banda “U3”, composta por ela e seus pais (o nome da banda é uma referência aos três Utadas). Depois, a banda passou a se chamar “Cubic U”. Suas músicas eram cantadas em inglês e lançaram três singles e um álbum nos Estados Unidos e na Europa.
Primeiro álbum em inglês “Precious” – Cubic U (1998).
Com apenas 16 anos, estreou seu primeiro álbum oficial First Love, lançado em 1999. Também é considerado o primeiro álbum em japonês da cantora.
Capa do primeiro álbum japonês “First Love”, de Utada Hikaru.
Só na primeira semana, vendeu mais de 2 milhões de cópias. O álbum foi bastante inovador, já que Utada introduziu o estilo R&B, no Japão. Contém 11 faixas e uma música-título.
Música título “First Love” – Hikaru Utada.
Dois meses após o lançamento, o álbum vendeu mais de 8 milhões de cópias e se tornou o mais vendido da história fonográfica japonesa.
Vale destacar que as letras das faixas de First Love, são escritas pela própria cantora e apresentam frases em inglês. Exceto “Amai Wana”, que contém um verso da música Paint It, Black dos Rolling Stones. Um exemplo, é a canção de abertura do álbum, “Automatic”. Música com estilo de R&B e dance-pop, fala sobre um relacionamento anterior da artista.
“Automatic” – Hikaru Utada.
Seus trabalhos lhe consolidaram o status como uma das artistas mais bem sucedidas de todos os tempos, no Japão. Pelo Japan Times, foi considerada a artista japonesa mais influente da última década (2000-2009).
Em 2010, Utada surpreendeu seus fãs ao anunciar que daria uma pausa na carreira em 2011, e por tempo indeterminado. Em 2016, ela retorna às atividades, com uma música tema para o drama “Toto Nee-chan”, da NHK. A canção chama-se “Hanataba wo Kimi ni” (“Um Buquê para Você”, em português). Também lançou a música “Manatsu no Tōriame”, que foi tema do telejornal NEWS ZERO.
Canção “Hanataba wo Kimi ni”, de Utada Hikaru.
“Manatsu no Tōriame” – Utada Hikaru.
Mas seu retorno para a indústria da música, só foi marcada mesmo, pelo lançamento de seu novo álbum “Fantôme“ (significa fantasma, em português). Estreou em 23 de setembro de 2016, sendo o sexto álbum do estúdio japonês da cantora, e seu primeiro álbum japonês desde “Heart Station”, de 2008.
Álbum Fantôme – Utada Hikaru (2016).
Conseguiu repetir o sucesso de seus álbuns anteriores, alcançando o topo das paradas no Japão e nas primeiras posições no iTunes, em mais de sete países. Ficou também como nº 1, no Billboard World Albums, dos EUA. E atingiu o nº 1 no gráfico Oricon semanal, onde se manteve em seu melhor lugar durante quatro semanas. Contém 11 faixas, dentre elas as músicas: “Nijikan Dake no Vacance” feat Shiina Ringo; e a canção “Manatsu no Tōriame”, citada anteriormente.
“Nijikan Dake no Vacance” (com a participação de Shiina Ringo) – Utada Hikaru (2016).
O álbum Fantôme, é considerado o trabalho mais despojado e pessoal de Utada. Foi inspirado e influenciado pelos acontecimentos que ocorreram durante a sua pausa de carreira. Muitas músicas trazem elementos de tristeza e morte, como uma homenagem à sua mãe.
Em 2018, lançou seu décimo álbum. “Hatsukoi” estreou no Japão em 27 de junho, pela Sony Music Japan e novamente ocupou o topo das paradas japonesas.
Álbum Hatsukoi – Hikaru Utada (2018).
O álbum Hatsukoi contém 12 singles, sendo seis faixas inéditas. Alcançou sucesso internacional em vendas digitais. Abaixo, coloquei duas músicas: “Hatsukoi” (First Love, em inglês; ou Primeiro amor, em português), e “Play a Love Song”.
“Hatsukoi” – Hikaru Utada (2018).
“Play a Love Song” – Hikaru Utada (2018).
Kingdom Hearts:
As músicas de Hikaru Utada também fazem parte da trilha sonora da franquia de Kingdom Hearts, ganhando sempre lugares de destaque nas obras. As canções tema dos jogos, “Simple and Clean” (Kingdom Hearts) e “Sanctuary” (Kingdom Hearts II), foram compostas e gravadas pela cantora. As versões em japonês das respectivas músicas, chamadas de “Hikari” e “Passion”, também foram compostas e gravadas por Hikki.
“Simple and Clean” (Hikari, em japônes) – Kingdom Hearts (2002).
“Sanctuary” (Passion) – Kingdom Hearts II (2005).
A música “Simple and Clean”, ganhou até uma versão remixada, nas aberturas de Kingdom Hearts: Chain of Memories, Re-Chain of Memories, Birth by Sleep e Re:coded.
“Simple and Clean” (versão remixada de Hikaru Utada), em Kingdom Hearts: Birth by Sleep.
Em 2019, a cantora Hikaru Utada retorna ao novo game da franquia, fazendo parte da trilha sonora de Kingdom Hearts III. Foi o principal destaque, com o lançamento de “Face My Fears”, música que embala a opening do game, e com remix do DJ Skrillex.
Hikaru Utada e Skrillix – “Face My Fears” (Kingdom Hearts III).
“Face My Fears”, ganhou até uma versão em japonês. Além desta, as músicas “Don’t Think Twice” e “Chikai”, marcaram presença no jogo.
“Don’t Think Twice”, em Kingdom Hearts III – Utada Hikaru.
Além de ter uma linda voz, Hikaru Utada é muito talentosa. Abaixo está o canal da artista, no YouTube; e sua playlist no Spotify, para quem quer conhecer mais sobre essa brilhante cantora.