Aproveitando que estou nostálgica, hoje quero trazer uma indicação de um filme que neste sábado (18/03) completou seis anos: “Kuroko’s Basketball the Movie: Last Game” Se você não assistiu a série de anime recomendo que você faça isso , pois o impacto faz muita diferença, principalmente no quesito nostalgia. A série de Kuroko no Basket contou com 3 temporadas (totalizando 75 episódios) que adaptaram o mangá de Tadatoshi Fujimaki, (a primeira temporada foi transmitida de Abril a Setembro de 2012, uma segunda temporada estreou em Outubro de 2013 tendo terminado em Abril de 2014 e uma terceira de Janeiro de 2015 a Junho de 2015 ). Para mim ele é sem dúvida , um dos melhores do gênero de esporte.
Sinopse
Depois que Kuroko e Kagami entraram no segundo ano do ensino médio, um time americano de jogadores de basquete de rua chamado Jabberwock visita, pedindo um jogo de exibição contra o time japonês. Depois de vencer o time japonês em uma derrota esmagadora, Jabberwock zomba do basquete japonês. Insultado com isso, o pai de Riko decide montar o time Vorpal Swords com jogadores da “Geração Milagrosa”, assim como Kuroko e Kagami. A nova equipe agora exige uma revanche contra o Jabberwock.
Por ter uma duração de 90 minutos, não tem como ter uma história imensamente profunda, até porque o filme parte do princípio de que já conhecemos todos os personagens, com exceção dos antagonistas e ele já me ganha ao mostrar a Geração Milagrosa (Aomine, Kise, Midorima, Murasakibara e Akashi) juntos com Kuroko e Kagami. Revê-los juntos é muito emocionante e é por meio dessa formação que eles integram o time Vorpal Swords, para baterem de frente contra o time Jabberwock e esse embate entre os times é espetacular,sendo recheado de emoção, adrenalina e superação (O clichêzinho que amo), e que pode fazer você chorar, tanto pela trama ou simplesmente por estarmos nos despedindo já que este é o Last Game.
Particularmente, o que amei no filme foi a possibilidade de cada personagem ter seu tempo para brilhar, pois todos tiveram tempo de tela – ( o que não significa que houve um mega desenvolvimento dos personagens, mas cada um teve seu brilho) – e como os meninos se respeitaram e se tornaram maduros! Aomine confiou em seus companheiros de equipe e passou a bola para eles. Murasakibara levou o basquete a sério, se importando de fato . Kise se deu bem com Aomine, e pudemos presenciar o autêntico Akashi durante a maior parte do filme. Meu coração ficou partido durante o arco Teiko quando todos deixaram de ser amigos, então adorei ter a chance de vê-los jogar juntos, agora que todos aprenderam a importância do trabalho em equipe. Mas, para não dizer que sou só elogios e olhando pelo lado do que é diferente do anime, e que para mim foi um ponto negativo da obra, é que podemos dizer que na série, os vilões sempre foram uma grande ameaça e a equipe adversária sempre tinha algum tipo de história com um dos membros do Seiren, já no filme os Jabberwock não,são apenas caricaturais, vilões que são ruins sem muita motivação. Compreendo, até pelo tempo de duração, mas fica registrado aí minha queixa.
Se você gostou do Kuroko’s Basketball , é bem possível que também goste do Last Game pois é um fan service sólido , com pouco drama (pessoal). São apenas os meninos jogando basquete e trocando piadas e eu adorei essa leveza. O filme dá um bom encerramento da série, e repito, é muito bom e saudosista ver aqueles rostos familiares e ouvir aquelas vozes outra vez!
Então é isso, pessoal, eu vou ficando por aqui. Se você já viu o filme, deixa nos comentários o que você achou! Tem algum outro filme baseado em anime que vocês gostam muito?