Gyaru/GAL – O Movimento Fashion das Japonesas

Olá leitores do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais um texto sobre a cultura japonesa. Desta vez vamos abordar uma curiosidade, ou mais precisamente um estilo japonês seguido pelas mulheres. Você sabe o que são as “Gyaru/Gal’s”? Não? Então me acompanhem!

O que é Gyaru/GAL?

Certamente que você já deve ter visto alguma imagem ou ouvido de algum lugar sobre mulheres que se produzem com maquiagens para forçar um estilo bem diferenciado do tradicional, geralmente com traços muito fortes e impactantes a primeira vista. Pois essas são as “Gyaru” ou como também são conhecidas, GAL’s. O Gyaru é um movimento fashion da moda japonesa, muito caracterizado pelo bronzeamento artificial, cabelos loiros e/ou clareados e numerosos acessórios espalhados pelo corpo.

Não existe um padrão à ser seguido, são vários os tipos de Gyaru que podem ser encontradas por aí. No geral, é dito que elas são as “patricinhas japonesas“, justamente por irem contra este tal “padrão” de beleza e estética. Mas não se enganem, este não é um movimento extremista que elas tentam impor, apenas querem ser aceitas como elas gostam de se vestir. Por elas seguirem conceitos diferenciados e talvez dizendo, até mais ousados, já ouvi casos de pessoas leigas perguntarem se elas são prostitutas. Não, elas não são categorizadas como prostitutas. Apenas querem mostrar um padrão diferente de beleza.

A origem das Gyaru/Gal

Estranhamente, o movimento Gyaru se originou a partir da junção das palavras “girls” e da marca de calças jeans Gurls. Seu conceito é precisamente descrito como: Garotas bonitas em seu próprio padrão de beleza. E é bem isso que as GAL’s tentam transparecer para as pessoas à sua volta.

O movimento fashion das Gyaru se iniciou em miados dos anos 70 com um slogan da Gurls, onde diziam a seguinte frase: “Eu não posso viver sem os homens“. Foi assim que algumas mulheres mais ousadas resolveram tomar essa frase para si e dar início ao movimento contra o padrão de beleza da época. Em 1990 a moda pegou e o movimento foi crescendo cada vez mais, embora hoje em dia não se veem muitas delas por aí.

Seus diferentes estilos

Assim como eu disse no primeiro tópico, há características que as Gyaru seguem, contudo não existe uma linha padronizada que todas elas devam respeitar. Listarei algumas das mais importantes:

  • Gyaru-kei: As gyaru-kei são o padrão das gyaru, com peles artificialmente bronzeadas, cabelos claros e roupas descoladas.

  • Hime-Gyaru: Traduzido para o português ficaria como “Gyaru princesa”. E é bem isso o que as caracterizações desse estilo tenta mostrar, um lado mais meigo e fofinho das GAL’s. Algumas vezes são confundidas com lolitas.

  • Ganguro: Surgiram na entrada do século 21 e suas características consistem em uma pele bronzeada mais pro laranja.

  • Mamba-Gyaru: Este é o estilo com a pele voltada pro puro marrom e com olhos de pandas.

  • Onee-Gyaru: Assim como diz o nome “irmãzona” elas se vestem de um jeito mais maduro e sofisticado para não chamarem tanta atenção.

Extras

Para quem quiser saber mais sobre o tema Gyaru/GAL, tem um anime chamado Hajimete no GAL onde é abordado muito bem tudo que envolve a moda e movimento pelas jovens japonesas.

No quadro de lives do Papo Nerd com Elas, do nosso próprio canal NSV – Mundo Geek, tem um episódio onde as meninas abordam o tema. Confira:

Enfim, eu vou ficando por aqui e até o próximo texto!