Entenda o sistema de Eras e o calendário Imperial Japonês

Olá jovens do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais um texto sobre a cultura japonesa. Desta vez vamos conversar um pouco sobre as Eras (Períodos) e o sistema de calendário imperial usado no Japão. Estão curiosos? Então venham comigo!

A origem do sistema de Eras no Japão

O calendário aqui no Japão pode ser contado de duas formas, uma através do calendário gregoriano (ocidental) e por meio do calendário imperial. O sistema de contagem do calendário imperial é citado também como Era ou Período para marcar os anos que um certo imperador esteve no poder. Períodos esses que se iniciam quando um novo imperador sobe ao trono do comando do país; e que termina quando o mesmo morre ou renuncia o seu império.

Tudo isso começou no ano de 645, na Reforma Taika. É muito importante lembrar desta época histórica, pois o Japão começou a ser moldado politicamente, a partir daqui. A Reforma Taika chegou após a morte do príncipe Shotoku e a derrota do Clã Soga, uma das mais poderosas famílias aristocraticas no Japão durante o século VII (no período Asuka). A reforma começou com um conjunto de doutrinas impostos pelo Imperador Kotoku, fazendo assim surgir o “Nengou“, sistemas de Eras .

Durante todos esses anos desde 645 até os atuais, podemos dividi-los em dois períodos, baseado nos grandes acontecimentos baseados no contexto histórico do Japão. E são eles “Eras Antigas” e “Japão Moderno“. Mas antes de entrarmos nesta parte, seria interessante saber como funciona o calendário imperial e como convertê-lo para o gregoriano, ou como é mais conhecido, o calendário popular.

Calendário Imperial X Calendário Gregoriano

Desde a reforma Taika até o ano de 1868, o Japão só tinha o calendário imperial. Assim como dito anteriormente, uma Era começa a partir da ascensão de um Imperador e termina no declínio do mesmo. Muitas eras se passaram para chegarmos até a atual Era Heisei do ano 30 (equivalente a 2019 no calendário gregoriano). O calendário ocidental é o mais usado aqui no Japão do que o próprio imperial, mas ainda sim é importante para os habitantes do país saberem os dois tipos porque em algumas documentações especificas ou preenchimento de endereços deve se dar o ano através do calendário imperial.

E para facilitar, vamos usar a minha idade como exemplo. No momento, em abril de 2019 eu tenho tenho 20 anos, pois nasci em 19 de maio de 1998, esse é o cálculo simples feito a partir do calendário gregoriano, apenas subtraímos os anos, os meses e os dias.

No calendário imperial é um pouco mais complicado. Para mim saber em qual ano eu nasci, segundo o calendário daqui, eu preciso saber qual o nome da Era em que eu nasci e o ano que ele começou. Como havia citado, eu nasci no ano de 1998. O ano de 1998 faz parte da Era Heisei (1989~ até 01/05/2019 quando entramos na era Reiwa). Sabendo que a Era Heisei começou em 1989 e eu nasci em 1998, são dez anos. Segundo o calendário Imperial eu nasci no ano 10 da Era Heisei.

Fazendo a conversão para saber qual é o ano atual, é a mesma coisa. Pega-se o ano atual (2019) e subtrai pelo ano que a Era atual se iniciou (1989), logo “2019 – 1989 = 30”, portanto estamos no ano 30 da Era Heisei (até 01/05/2019 quando entramos na era Reiwa).

As Eras Antigas X Japão Moderno

Quando a Reforma Taika foi impregnada no país, muitas Eras se passaram em um triz por causa de grandes guerras gediras pela sede de poder. Os clãs brigavam para ter o controle do império, fazendo com que alguns imperadores nem conseguissem completar 1 ano de mandato. O tempo conhecido como “Eras Antigas” durou de 645 até 1868. O seu período mais conhecido é a Era Edo (1603 ~ 1868) que foi dominado por xoguns, um título militar usado no Japão feudal.

A Era Meiji se deu início em setembro de 1868, com a doutrina de que uma Era poderia acabar assim que um Imperador quisesse renunciar o seu poder de mandato, diferente do Japão antigo que a Era só acabava quando este vinha a falecer. A Era Meiji pôs um fim as grandes guerras pelo poder com a ascensão do Imperador Meiji.

O Japão moderno teve 4 Eras até o momento:

  • Era Meiji – 1868 ~ 1912
  • Era Taisho – 1912 ~ 1926
  • Era Showa – 1926 ~ 1989
  • Era Heisei – 1989 ~ 30 de abril de 2019

Uma nova Era a partir de maio de 2019

No dia 1º de abril deste ano foi revelado que a partir de 01 de maio de 2019 o Japão entrará em uma nova era com a aposentadoria do imperador Akihito e com a ascensão do príncipe Naruhito. O novo período será chamado de Era Reiwa. A nova Era traz um novo símbolo e significado para o futuro japonês, segundo as palavras do discurso do primeiro ministro Shinzo Abe. O kanji “Rei/令” traz o significado de “comando” ou “ordem”. Já o kanji “Wa/和” simboliza a “paz” e “harmonia”, o mesmo usado para descrever a Era Showa de 1926 até 1989, a Era anterior da atual Heisei. O primeiro ministro Shinzo Abe afirma que “A nova era traz significados e objetivos futuros repletos de esperança”.

Enfim amantes da cultura japonesa, chegamos ao fim de mais um texto. Gostou? Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo!