Ecogainder: melhor que o Capitão Planeta!

Entrar aqui no Porão do Tokusatsu é sempre terrível para minha rinite, vocês não fazem idéia de como esse lugar é imundo e cheio de poeira! Se ao menos houvesse alguém para me ajudar… Espere, limpeza? Tokusatsu? Como pude me esquecer do grande herói da reciclagem, o campeão do meio-ambiente, o Capitão Planeta nipônico… Ecogainder!

Sinopse:

“Com o futuro do planeta Terra ameaçado pela poluição e descaso com o meio-ambiente, o Guerreiro Ecológico Ecogainder vem além do futuro para ensinar as crianças do Japão a tomar mais cuidados no dia-a-dia para ajudar nosso mundo na guerra contra os terríveis Eco-Crushers que querem poluir a Terra!”

©Kids Station

A série Kankyou Choujin Ecogainder (algo como “Super-Homem Ecológico”, um trocadilho com a frase “Ecologia é Bom = Eco ga ii da”. Se acostumem, japoneses adoram um trocadilho) como um projeto do canal Kids Station em parceria com o Ministério do Meio Ambiente japonês, tentando criar uma minissérie curtinha mas bem didática pra ensinar as crianças japonesas a tomarem mais cuidado com desperdícios e coisas do tipo.

Uma ideia que poderia facilmente ter sido feita nas coxas, mas algum executivo estava querendo ser PLUS ULTRA naquela manhã de 2008 e resolveu se esforçar! Apesar de ser sim algo pra ensinar conceitos básicos de ecologia para crianças pequenas (o primeiro episódio é sobre não deixar o ar condicionado ligado por muito tempo, só pra vocês terem uma ideia!), Ecogainder tem um charme que deixa muitas produções “sérias” no chinelo.

©Kids Station

Já dá pra perceber que a coisa vai ser boa quando a abertura é cantada por ninguém menos que Massaki Endoh, uma das vozes mais poderosas dos tokusatsu. Procurem pela música por aí e vão concordar comigo! A própria sequência de abertura já deixa claro o conteúdo dos episódios: uma família composta por mãe e um casal de filhos (o pai foi comprar cigarros e já volta) é atazanada pelos bizarros Eco-Crushers – uma pseudo Equipe Rocket que quer arruinar o meio ambiente por… motivos. E aí que nosso herói, Ecogainder, é acionado para dar uma lição neles!

Os vilões tomam porrada e as crianças aproveitam pra aprender a separar o lixo corretamente, não deixar a torneira ligada enquanto lavam a louça e outras coisas do tipo. Só que ninguém fala pra esses pirralhos que quem ferra mesmo o meio ambiente são as grandes empresas e seu lixo industrial, não as ações de pequeno porte do cidadão comum e… O quê? Real demais? Aqui, rápido: vejam esse vídeo dos Cavaleiros do Futuro e voltem pra estado mental de antes.

Os episódios são curtinhos, 10 minutos cada um. Ironicamente a série “recicla” a maioria dos cenários, com quase todos os episódios se passando nos mesmos lugares. O orçamento pra lá de limitado não impediu a série de ser um sucesso, ganhando uma segunda temporada e até mesmo uma nova série em 2012, Ecogainder 0X. Enquanto isso aquela série lá que você gosta não conseguiu nem ser renovada, ha!

Meio que sem querer Ecogainder se tornou cult, com muitas pessoas curtindo as aventuras do Guerreiro Ecológico. A série tem aquele ar despreocupado e que sabe muito bem o quão bizarro é toda a situação. Afinal, quando um quase-Ultraman verde em miniatura aparece no meio da sua casa e manda você não ficar com as luzes acesas durante o dia já é mais do que hora de aceitar que o mundo é esquisito mesmo.

©Kids Station

A ideia com Ecogainder é absorver toda a loucura e se divertir. Se imaginar um cruzamento de Jaspion com Capitão Planeta parece o tipo de fanfic que você leria, recomendo fortemente! Pra quem é apaixonado por idols a série também conta com algumas meninas do AKB48 como vilãs. Não, eu não vou procurar quais. Elas são todas iguais e você sabe disso, nem tente fugir.

Todo esse papo de reciclagem me empolgou então vou tentar finalmente arrumar esse porão. Semana que vem prometo que volto com algo mais velho, galhofa e cheio de explosões desnecessárias! Fiquem ligados e não se esqueçam de deixar suas sugestões também!