Dizia Rafiki “Mudar é bom”

Em uma das conversas mais ponderadas da Disney após a cena do Simba “reencontrando” Mufasa acontece entre Rafiki e Simba falando sobre como agir depois que se percebe sobre precisar mudar suas atitudes.

Resultado de imagem para rei leão rafiki e simba

Rafiki: Mas o que é isso? O tempo está estranho.

Simba:  O vento deve estar mudando.

Rafiki: Mudar é bom.

Simba:  É, mas não é fácil. Eu sei o que eu tenho que fazer, mas se voltar eu tenho que enfrentar meu passado. Eu tenho fugido a tantos anos.

*Rafiki bate na cabeça de Simba.*

(Imagem)

*Rafiki tenta acertar Simba de novo. Simba desvia*

Rafiki: Entende? E o que vai fazer?

Simba toma uma decisão e segue seu caminho a partir dessa decisão.

 

Quando você compara essa história com a vida real, pode encontrar vários exemplos de pessoas que em algum momento mudaram seu caminho, fugiram, fizeram diferentes, não fizeram o que deveriam ou queriam. Nesse caminho tiveram pessoas que apoiaram essas mudanças, conheceram novos colegas e depois tiveram que tomar novas decisões, resolver os problemas anteriores, continuar a nova estrada ou escolher algo novo. Já viram o que acontece em Gin no Saji, com o Hachiken, anime da Hiromu Arakawa, autora de Fullmetal Alchemist?

Resultado de imagem para disney

O que faz a diferença para essa mudança é buscar aquilo que está junto de você. A Disney é um bom exemplo disso. Quando falo Disney, é a gigante Disney mesmo. Vocês já repararam em como muda o plot da história das princesas ao longo do tempo?

A primeira princesa é a Branca de Neve, ela foge da madrasta má e vive no meio da floresta. Um príncipe salva sua vida. Depois temos Cinderella, que sofre com a madrasta e as irmãs que a maltratam. Graças a fada-madrinha e seus amigos ela consegue ir até ao grande baile do príncipe, que casa com ela no final e a salva daquela vida que ela passa. Ariel é a primeira que apresenta uma personalidade forte de brigar para ir atrás do que quer.

Apesar de cada uma ter seu jeito, sua personalidade, sua própria história, num contexto geral, o destaque da história fica para brigas injustas de família e para o romance entre a personagem principal (em sua maioria, princesas) e o príncipe (ou um personagem que tem “poderes”). Até chegar a Mulan e fazer a história ser muito mais pelo amor à família e pelo que acha certo fazer, colocando o romance como algo que simplesmente acontece sem foco ou muito desenvolvimento.

Resultado de imagem para princesas da disney

Em A Princesa e o Sapo, vemos que a história fica novamente com foco no romance, mas Tiana não dá tanta importância ao romance, mostrando o quanto ela se importa com a família, com os amigos, com seu restaurante e com fazer o bem. A Rapunzel está 100% focada em encontrar as luzes flutuantes e, de novo, o romance simplesmente acontece.

Depois disso, Merida, decide trilhar seu caminho por conta própria, quebra as tradições familiares e mostra o valor do amor dentro da família. Anna e Elsa mostram que cuidar da família está acima de suas ponderações, o reino vem na sequência, mostrando o quanto se preocupam com todos. O romance acontece tanta atenção como houve um dia. Moana é a próxima que mostra sua força e coragem em nome da ilha e de si mesma.

Ao longo dos anos a Disney foi mudando suas histórias e seu desenvolvimento. Mudou? Sim! Para ser atrativo? Sim. Para ser destaque? Sim. Mudando constantemente conforme o que ela deseja. Se você acha que é fácil assim mudar para gigantes, pode pesquisar o quanto eles trabalham, discutem e decidem o que será melhor para conseguir o que querem, independente do que será falado.

Há quem não concorde e queira diferente? Com certeza! Tem quem não concorde com a posição de poder, quem acha que o foco deve ser mesmo em relacionamento, entre outras coisas… O que determina como vai ser a partir de agora?  Qual resultado você quer? Pense, analise, decida e mude.

Vá além, PLUS ULTRA!