Desvendando a indústria – Produtoras

E aí leitores, aqui é o Pedro e esta semana nós iremos continuar nossa jornada de descobrimento sobre a indústria de animação japonesa, o artigo da vez são as produtoras de anime.

Primeiro iremos falar sobre a distinção entre estúdio de animação e produtora. A função do estúdio é ser responsável pela produção do anime, a escolha do Staff e outros fatores que envolvam a produção (iremos nos aprofundar mais no artigo sobre estúdios). A produtora geralmente é quem tem a ideia inicial de se fazer o anime, além de cuidar dos gastos de produção, merchandising e propaganda.

Há casos também, aonde uma editora de mangás ou light novels, entram em contato com alguma grande produtora para oferecer a ideia de adaptar de certa obra, caso a produtora aprove, esta começa a ir atrás de outras produtoras para ajudarem no financiamento do projeto. Com isso, diminuí o risco financeiro caso o anime não vá tão bem quanto o esperado.

Há várias produtoras conhecidas no Japão, entre elas podemos citar:

Aniplex 

Aniplex
© Aniplex

A Aniplex é uma subsidiária da Sony e esteve presente na produção de vários animes conhecidos, tais como Fullmetal Alchemist Brotherhood, Shigatsu wa Kimi no Uso, Sword Art Online, entre outros. A Aniplex também é responsável por todas as trilhas sonoras originais de jogos da Sony Computer Entertainment.

King Records

King Records
© King Records

A King Records é uma famosa gravadora japonesa fundada no ano de 1931. A King é dona da produtora Starchild Records que participou da produção de animes como Toradora!, Beck, FCFL e do filme Evangelion You Are (Not) Alone.

Kadokawa Shoten

Kadokawa
©Kadokawa

É uma editora japonesa com uma vasta quantidade de mangás e light novels (Haruhi Suzumiya, Evangelion e Cowboy Bebop são obras distribuídas pela Kadokawa). Participou da produção de animes como Hyouka, Evangelion, Haruhi Suzumiya e filmes como Kimi no Na wa e Toki wo Kakeru Shoujo.

Desde já, deixo a recomendação de uma obra que conta bastante sobre a indústria. Shirobako é um anime de 2014 produzido pela Sotsu e animado pelo estúdio P.A Works tem 24 episódios e é o melhor anime para quem quer saber mais sobre a indústria de animação. Se Bakuman é o melhor anime para se aprender sobre mangá, Shirobako é o melhor para aprender sobre a indústria de anime.

© P.A Works

Ficamos por aqui esta semana, nos vemos na próxima para mais um artigo sobre a indústria de animação japonesa. Até mais!