O Ano Novo já passou, mas por que não saber mais de como esse evento mundial é no Japão?
No Japão, o Ano Novo é comemorado de várias formas, como com amigos, familiares, festas ou até mesmo no trabalho, já que existe uma cultura trabalhista bem forte, mas há os eventos principais, provavelmente os mais conhecidos, e exibidos nos animes, são as festas はなび(“hanabi”, do japonês, “fogos de artifício”) nas quais vendem-se comidas, realizam-se atividades interativas (brincadeiras e jogos), dentre outros
Esse evento é bem parecido com a Festa Junina no Brasil, mas com o objetivo de ver os fogos de artifício e o primeiro nascer do sol ao final. Normalmente estes eventos acontecem perto de templos onde muitos participantes rezam e desejam um ano novo repleto de saúde e conquistas, atividade na qual carrega um forte significado na nação.
Também, na área comercial, muitas lojas aproveitam para fazer o “Luck Bag”, atividade famosa não só no Japão, mas em outros lugares também por conta de sua peculiaridade de ser uma surpresa literalmente de começo de ano. Esse projeto comercial consiste na compra de uma sacola lacrada onde não é possível verificar o que tem dentro, pagando um valor fixo, aproximadamente entre ¥1.000 a¥5.000.
Além disso, há os os おべんと(“obentô”, do japônes, “marmita”) que é feito com o maior cuidado e com comidas típicas do país.
Dependendo do tema pode variar bastante, sendo esta a surpresa, já que você pode muito bem tirar objetos que lhe agradam ou muito pelo contrário… (no meu caso foi ruim). Há várias formas que os japoneses aproveitam essa passagem de ano, como as danças ou o mochi.