Quem aqui lembra do tão aclamado Fullmetal Alchemist que conta a saga dos irmãos Elric em busca de seus corpos? Seja mangá ou anime, primeira versão ou segunda versão, existe uma série de aprendizados na obra. (Só não posso falar do Live Action porque ele não detalha tanto assim o tema de hoje). A obra está disponível no catálogo do Netflix, e fiquei relembrando o que temos de tão incrível. Vamos lá.
Alerta de spoiler: todos os itens abaixo contam alguma coisa da história, se você ainda não viu a obra, recomendo fortemente. 😉
1- Dedicação faz a diferença
Edward Elric é um alchemista reconhecido por todos os casos que resolve. Essa capacidade vem da sua dedicação aos estudos desde que era criança. A sua ação em campo como alchemista vem de toda sua base de estudos e suas experiências.
Roy Mustang encontra os irmãos Elric devido a boatos sobre um alchemista que se destacava na região. Os boatos fazem Roy chegar aos meninos, fazer a proposta sobre ser alchemista federal e iniciar uma nova vida de possibilidades para os irmãos. Na prova para ser alchemista Edward faz o que está habituado a fazer, ele não precisa mostrar tudo o que sabe, só o normal já é suficiente para ser aprovado.
Ele e Alphonse estam sempre indo a biblioteca, procurando pessoas que possam ajudá-los, uma dedicação contínua ao seu sonho. Claro que tem pausas, visitar pessoas queridas e fazer seu trabalho, sem perder a dedicação. É assim que eles se destacam superando as adversidades.
2- Cada pessoa sente e pensa de um jeito, não importa a situação
No meio de uma guerra, tem pessoas que batalham nela até o final na esperança de um mundo melhor. Os pais da Winry trabalharam com sangue e suor, levando esperança no meio do caos.
Hughes e Mustang sabiam qual horrível era o cenário. Hughes suporta a pressão pensando no seu relacionamento. O Coronel pensando em nunca mais passar por aquilo. Um pensa em aproveitar o que tem, o outro pensa em buscar o poder para que aquilo nunca mais aconteça.
É tão claro que cada um age, pensa e sente de um jeito, que mesmo pessoas da mesma família, criadas no mesmo lugar, são diferentes: No meio da guerra de Ishval, o Major Armstrong não aguenta o impacto e encontra sua fragilidade e desiste. Enquanto que sua irmã Major General Armstrong está pronta para iniciar uma guerra e lutar até o final para proteger quem lhe é importante.
3- Não importa o que você precisa para conseguir o que quer, vá atrás
Os irmãos Elric querem recuperar seus corpos e vão de cidade em cidade atrás de uma pista. Se metem em bibliotecas, estudam por horas, procuram cientistas desaparecidos. Vão atrás da mestra novamente quando necessário para conseguir uma mínima chance do raio de esperança para conseguir o que querem alcançar.
O Coronel Mustang quer se tornar Führer por um objetivo maior. Ele estuda todos os passos, aproveitar todas as oportunidades. Até para mostrar serviço, envia os irmãos Elric a várias cidades, para ir além de quem já está a sua frente. Quanto mais ampla sua atuação, mais rápido ele avança.
O Hughes quer viver. Viver bem com sua família e apoiar o futuro Führer. Ele investiga situações em busca de apoiar o Coronel até onde não é mais seu dever, para que o amigo alcance seu sonho e crie o país em que ele imagina poder viver com sua família.
4- Valorize as pessoas que tem consigo, a sua maneira
O Coronel sempre manda os irmãos para cidades distantes para que eles resolvam seus problemas (façam seu trabalho, na verdade). E cada local que ele os envia tem algo a ver com o que eles desejam. Ele não os manda para qualquer lugar, ele os manda fazer seu trabalho aonde eles também possam conseguir o que querem. Por mais que sua ambição seja o cargo de Führer, ele preza por cada liderado.
Hughes e Major Armstrong tem formas mais afetuosas de demonstrar como gostam das pessoas. A tenente Hawkeye está sempre a postos para cobrir alguém. Não precisa demonstrar muito afeto, basta estar lá para agir na situação, é o que importa para ela.
Winry faz automails (próteses) cada vez melhores para que Edward possa viver cada vez melhor. Ela está sempre se dedicando para ajudar os irmãos.
Cada um com seu jeito. A sua maneira de mostrar como você valoriza os outros é o que faz a diferença. Não precisa ser diferente de quem é, é só estar convicto de fazer o que você acha que deve ser feito.
5- Respeitar o Ciclo da Vida
Talvez o maior aprendizado do anime:
Entes queridos se vão. Algumas vezes de forma abrupta.
A dificuldade em aceitar a perda pode fazer com que a gente tente lutar contra o fluxo natural dos acontecimentos, o que só piora a nossa angústia. Essa luta nos faz perder coisas muito importantes, coisas que a gente não pensa até perder porque estávamos preocupados com aquilo que não sabemos lidar.
Foi assim com Trisha Elric, Tenente Hughes, Nina e vários personagens. Os irmãos Elric nos mostram claramente a frustração de não ter como lutar contra o Ciclo da Vida. Todo mundo tem alguma reação a esses acontecimentos. No anime vemos a negação, e negando pensar que com a Trasmutação Humana tudo se resolve. Vemos o sentimento de incapacidade quando você sabe que não pode fazer nada para mudar uma situação, como no caso da Nina quando eles percebem que são incapazes de desfazer uma quimera. Tem também a raiva de alguém ser tomado de você e outros casos.
Enquanto estamos negando ou reagindo, estamos lutando para desfazer o que não tem mais o que fazer. Assim a gente perde um braço, um corpo, os órgãos,… perdemos coisas importantes para viver porque não conseguimos aceitar o ciclo natural da vida. Deixamos de viver presos ao que não tem mais jeito. É preciso deixar ir o que não está sob nosso controle e retornar ao Ciclo da Vida.