Olá jovens do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais um texto sobre a cultura japonesa. Aproveitando o clima do desabrochar das sakuras no Japão, vamos falar sobre a arte de apreciar as flores de cerejeira. Já montou sua barraquinha? Pois, senta que lá vem história!
A primavera no Japão e as Sakuras
Como o Japão está situado no hemisfério norte, a primavera acontece na primeira metade do ano, entre final de março até o final de junho. E para os japoneses, a primavera é a estação mais simbólica para o seu país, justamente por causa das suas belas e preciosas flores de cerejeira que florescem no mês de abril. As sakuras trazem vários significados para os japoneses, dentre eles o maior significado é a busca pelo “amor”. Antigamente, as mulheres decoravam seus quintais com as pétalas de sakura na época de primavera para mostrar que estariam em busca de um novo amor. Um evento muito importante que ocorre na primavera é o Hanami.
Hanami
O significado literal de Hanami (花見) em português seria “Ver as flores” usando o kanji “hana” (花 – flor) com o kanji “mi” (見 – ver). Mas trazendo o seu verdadeiro significado, poderíamos dizer que é a arte de apreciar as sakuras. Essa prática surgiu lá pelo século VII (7), onde pessoas acreditavam que existia algum tipo de divindade dentro das pétalas e árvores de sakura. Tendo dito isto, os mesmos faziam oferendas para as árvores como gesto de respeito.
Esta prática chamada de Hanami consiste em apreciar as flores de cerejeiras abaixo de uma árvore em um campo aberto ou em um parque, enquanto se realiza um belo piquenique durante o dia. Os japoneses acreditam que se comerem embaixo de uma árvore de sakura, as flores farão com que a sua alma seja lavada com uma paz que limpará todo o seu peso emocional e harmonioso, para trazer um novo vigor ao ano. Afinal, tanto abril, a primavera e as sakuras, também simbolizam um novo começo.
Como dito anteriormente, o hanami é praticado no ápice do desabrochar das flores de cerejeiras, ou seja, há apenas 10 dias para a apreciação desta beleza natural. As pessoas se reúnem em grupos de amigos e/ou famílias, estendem as suas lonas ou tapetes no chão, distribuem comida e apreciam o dia enquanto comem, conversam e se divertem ao observar a caída das pétalas.
Os festivais
O Hanami pode ser considerado como um Matsuri (festival), pois ao redor dos campos abertos e parques, várias barracas de comida e entretenimento estão espalhadas por aí, afinal o festival japonês é um clássico e acontece em qualquer época do ano, seja primavera, seja verão ou até mesmo no inverno para alguns casos.
O diferencial dos festivais, quando se compara ao Hanami, é que nesta época podemos desfrutar dos famosos sorvetes de sakura. O sorvete quase não tem gosto de cereja, mas sim de algo doce e… hortelã, talvez.
A representatividade das Sakuras nos animes
A flor sakura está totalmente ligada a cultura japonesa e muitas vezes serve como base para as suas histórias do gênero romance e drama. Muitas obras ficaram famosas nacionalmente e internacionalmente, fazendo o mundo todo conhecer cada vez mais sobre estas flores e também da sua importância para o país nipônico. Siga aqui algumas obras japonesas muito conhecidas pela aparição das flores de cerejeiras:
Shigatsu wa Kimi no Uso – Anime/Mangá
Your Lie in April (A sua Mentira em Abril) retrata várias vezes em sua a trama, a importância destas flores, aonde uma árvore de cerejeira pode representar a vida e a beleza de uma pessoa. Se você está atrás de uma bela história dramática e musical, este é o anime certo.
Kimi no Suizou wo Tabetai – Anime/Filme/Novel
A bela obra Eu Quero Comer o seu Pâncreas, conta a triste história da personagem Sakura que tem uma doença terminal no pâncreas e conhece um garoto no qual ela quer comer o órgão, mas de uma forma conotativa, já que existe uma lenda em que se uma pessoa comer um órgão saudável, o seu seria recuperado logo de imediato. Juntos os dois passam dias até que este tal momento chegue. E tudo isso fazendo uma relação com as árvores de primavera e as flores de cerejeiras.
Cardcaptor Sakura – Anime/Mangá
No famoso e clássico Cardcaptor Sakura, a própria protagonista tem o nome da flor de cerejeira, trazendo o significado do seu desabrochar como personagem, seu desenvolvimento e que acima de tudo enaltece a sua beleza interior e exterior.
Chegamos a mais um final de texto. Gostou? Tem alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários abaixo!